Encerramento do Círculo de Estudos “Educação para a Cidadania Global”

Encerramento do Círculo de Estudos “Educação para a Cidadania Global”

No dia 28 de abril, a UCCLA concluiu, no Centro de Formação de Escolas do Concelho de Cascais, em Portugal, o Círculo de Estudos “Educação para a Cidadania Global”. Esta ação de formação creditada foi mais uma etapa do projeto Aprender para o Desenvolvimento, implementado pela UCCLA, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais e o Centro de Formação de Escolas do Concelho de Cascais.
 

   

 

Registamos com alegria as apreciações dos professores participantes:
“Estas horas, para mim foram fantásticas, pois a formação foge por completo do formato habitual de outras formações já realizadas por mim. Interagimos em grupo, debatemos, trocámos ideias, aprendemos “truques” a adotar, jogos, etc. Foi muito bom poder formalizar um projeto de algo que já era realizado na nossa escola e incluir novas práticas e pormenores, que aprendemos na formação e, como diz a Princesa, “em consciência coletiva”.”

“Todo o trabalho pensado, conversado, criado e debatido na formação foi bastante enriquecedor. A Formação superou as minhas expectativas pois houve um ótimo intercâmbio entre as formadoras e os formandos e todos juntos saímos mais “ricos” no âmbito da Educação para a Cidadania Global”. Sim quero continuar esta viagem. As formadoras poderão ir às nossas escolas para ver como o trabalho de projeto está a ser desenvolvido. Também era importante estender o projeto a outros colegas.”

“Depois de 25 horas juntos… Esta formação superou todas as minhas expectativas. Adorei a partilha com os colegas e ideias. Aprendi estratégias que me fizeram aumentar o conhecimento sobre o tema cidadania, assim como a capacidade de enfrentar as injustiças, as desigualdades, valores e atitudes.”

“As atividades foram benéficas para apresentar aos alunos… Relembrar o que é a escola moderna e poder implementar e levar os colegas a entrar neste barco… Muito Bom.”

“Foi muito bom, gostei muito e senti ter sido muito benéfico… abriu horizontes e ficou a sementinha para continuar a dar seguimento ao projeto “Aprender para o Desenvolvimento”.”

“O que mais gostei foram todas as atividades de reflexão sobre a condição humana. As atividades práticas e a partilha de experiências.”
“Foi muito bom! Gostei de estar com a Alda e a Princesa. Aprendi que, na simplicidade, o diálogo, a abertura, o à vontade conseguimos exprimir as nossas ideias. Consegui questionar sem receios,… Em grupo, criamos e expomos o que sentimos.”

“Gostei de todas as sessões e, de uma maneira geral, de todas as atividades desenvolvidas, incluindo o trabalho criado em conjunto. E aprendemos que a cidadania é mesmo para ser aplicada na sua globalidade a todos os cidadãos, em igualdade de género.”

“O que mais gostei foi a constatação das formas possíveis para abordagem e desenvolvimento do tema em questão. Gostei do carácter prático das sessões.”

“Interativo. Divertido. Construtivo”

“Foram sem dúvida 25 horas muito dinâmicas, felizes e intensas. Partilhamos ideias e momentos inesquecíveis.”
 

Publicado em 15-05-2015