Sabia que
Este importante marco histórico foi possível graças a um concurso gerido pela UCCLA, iniciado em 2000. A intervenção resultou de um pedido endereçado ao governo português, em 1990, uma vez que o edifício se encontrava num estado avançado de degradação.
Publicado em 16-02-2024
União Europeia constrói central fotovoltaica na ilha de Bolama
A União Europeia, através do projeto "Ianda Guiné", em colaboração com a Organização Não Governamental portuguesa TESE, construiu na ilha guineense de Bolama a maior central fotovoltaica no país.
Publicado em 30-01-2024
Comemoração do cinquentenário da Independência da Guiné-Bissau
No dia 16 de novembro, um dia histórico para a Guiné-Bissau, o país celebrou o cinquentenário da sua Independência com uma série de eventos grandiosos que reuniram líderes e figuras políticas de várias nações. As celebrações, que ocorreram principalmente na Avenida Amílcar Cabral em Bissau, contaram com a presença de figuras de destaque como o Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Primeiro-Ministro demissionário, António Costa.
Publicado em 18-11-2023
Lisboa reforça laços com Bissau ao doar veículos de limpeza urbana
No âmbito dos 40 anos de geminação entre Lisboa e Bissau, a capital portuguesa anunciou a doação de três veículos de higiene urbana a Bissau. A medida foi divulgada durante a visita oficial do Presidente guineense Umaro Sissoco Embaló à Câmara de Lisboa. O Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, esteve presente na cerimónia.
Publicado em 26-10-2023
Inauguração do Centro de Inovação e Empreendedorismo Kau Criar em Bissau
O Centro de Inovação, Empreendedorismo e oportunidades - Kau Criar - foi inaugurado dia 20 de setembro, na cidade de Bissau (Membro Efetivo da UCCLA), na Guiné-Bissau. Inovar, Impactar e Conectar são as palavras-chave que definem este centro de empreendedorismo onde as oportunidades de capacitação, inovação, troca de experiência e informação estarão sempre presentes.
Publicado em 22-09-2023
Encontro com Governador de Bolama-Fernando Ie_DSC07909
Aproveitando a sua deslocação a Lisboa, o Governador da Região Civil de Bolama/Bijagós, Fernando Ie, teve a gentileza de querer se reunir com o Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, o que aconteceu no dia 24 de julho. Dar conta dos projetos que pretende implementar, de resposta às preocupações das populações das regiões de Bolama e Bijagós, foram os objetivos da reunião.
Publicado em 25-07-2023
Inauguração da exposição “de Dentro e Fora” e mostra de cinema em Bissau
No âmbito das comemorações da Proclamação da Independência de Cabo Verde, vão decorrer diversas iniciativas de cariz cultural, de 5 a 12 de julho, em Bissau. A exposição “de Dentro e Fora - Coletiva de Artistas de Cabo Verde” e uma mostra de cinema, ao longo de quatro sessões.
Publicado em 19-06-2023
Instituto Camões realizou visita de acompanhamento ao projeto “Promover a Apicultura Inclusiva no Leste da Guiné-Bissau”
Uma missão do Camões, I.P. realizou, no dia 2 de março, uma importante visita de acompanhamento ao projeto “Promover a Apicultura Inclusiva no Leste da Guiné-Bissau”, do qual é parceira a UrbÁfrica (ONGD associada à UCCLA), dado o relevante apoio em termos de cofinanciamento (15 %), a par do financiamento reconhecido da União Europeia (85 %) para um valor global orçamentado em cerca de 388 mil euros.
Publicado em 03-03-2023
Visita à Escola da UCCLA em Bissau
Teve lugar, dia 21 de dezembro, uma visita de trabalho à Escola da UCCLA em Bissau, aproveitando a deslocação em serviço às Regiões de Bafatá e Gabu, Leste da Guiné-Bissau, do técnico da UCCLA Manuel Ferreira de Almeida, com a finalidade de se inteirar do estado funcional das instalações.
Publicado em 26-12-2022

Páginas