Secretaria Geral

A Secretaria Geral da UCCLA, sedeada na Rua de São Bento, 640, em Lisboa, é chefiada pelo Secretário Geral e tem por objectivo executar os planos de actividades e orçamento aprovados pela Comissão Executiva e sob sua orientação, preparar os relatórios, as contas e os planos estratégicos bem como executar acções de carácter administrativo, financeiro e jurídico que permitam dar resposta às solicitações dos membros da UCCLA e ainda assegurar o regular funcionamento da Organização e o cumprimento das normas estatutárias.

Composta por 12 Técnicos Superiores e 6 Funcionários Administrativos, organiza-se, internamente, por dois sectores, Formação/Capacitação e Cultura e APD – Ajuda Pública ao Desenvolvimento, a que se associam "City Desk Officers" responsáveis por cada um dos países onde o português é língua oficial.

A gestão de 3 edifícios destinados a ocupações temporárias faz também parte das competências atribuídas.

O Edifício Sede da UCCLA assume igual categoria para a ONGD "Urb-África" de que a União é Presidente do Conselho Directivo.

Vitor Ramalho
Secretário Geral da UCCLA

Vitor Manuel Sampaio Caetano Ramalho nasceu em Angola, em 1948.
Licenciado em Direito, pela Faculdade Clássica da Universidade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa. Conhecedor da realidade dos países de expressão portuguesa, já desempenhou diversos cargos, como Secretário de Estado do Trabalho, consultor da Casa Civil do Presidente da Republica, Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Economia, presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Angola, presidente da 11.ª Comissão da Assembleia da República e Presidente do Núcleo Nacional do Fórum dos Parlamentares de Língua Portuguesa, presidente da INATEL, presidente de várias Associações Lusófonas, coorganizador do I congresso dos Quadros Angolanos no Exterior, vice-presidente da Cruz Vermelha Portuguesa e presidente da Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa (1969).

Atualmente é, também, uma das 5 personalidades de Reconhecido Mérito do Conselho Económico e Social (CES). Tem duas altas condecorações do México e da Alemanha e é Grande Oficial da Ordem de Infante D. Henrique.