Implementação da estação de reciclagem Precious Plastic na Ilha de Moçambique
No âmbito do projeto Solução Participada para Plásticos Marítimos, o Município da Ilha de Moçambique vai acolher, nas oficinas municipais, uma estação Precious Plastic, um exemplo de desenvolvimento de tecnologia simples para a reciclagem do plástico, partilhando soluções para a implementação de oficinas ambientais de reciclagem local.
Publicado em 16-11-2022
Ilha de Moçambique reforça a colaboração no quadro da UCCLA
No dia 3 de novembro, a UCCLA representada pelo Secretário-geral, Vítor Ramalho, e o Conselho Municipal da Ilha de Moçambique, representado pelo seu presidente, Ismail Iahira Abacar Chacufa, assinaram em Lisboa, no Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., juntamente com o seu presidente, João Ribeiro de Almeida, um acordo de prorrogação da colaboração, até 2023, no âmbito do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique, com particular incidência para as áreas do turismo, urbanismo e salubridade do meio.
Publicado em 06-11-2022
Lançamento de publicação e exposição “Memórias de Contadores de Histórias da Ilha de Moçambique”
O Conselho Municipal da cidade da Ilha de Moçambique, em parceria com a UCCLA, lançou nas instalações do Posto Municipal de Turismo, no dia 20 de maio, a publicação “Memórias de Contadores de Histórias da Ilha de Moçambique”, em resultado de um levantamento de alguns relatos de contadores tradicionais de histórias da Ilha de Moçambique, dispostos a colaborar na divulgação de valores culturais e de memória colectiva.
Publicado em 24-05-2022
Município da Ilha de Moçambique promove recolha separada de resíduos
O município da Ilha de Moçambique, no âmbito do projeto Solução Participada para Plásticos Marítimos, promove a ação de recolha separada de resíduos.
Publicado em 16-05-2022
Contadores tradicionais da Ilha de Moçambique
Uma publicação com nove histórias de contadores tradicionais na Ilha de Moçambique é o resultado do trabalho levado a cabo, no último trimestre de 2021, pela UCCLA em parceria com o Município da Ilha de Moçambique.
Publicado em 30-12-2021
Parceria entre a UCCLA e a revista de bordo das Linhas Aéreas de Moçambique
Ao longo de 2021, a UCCLA, o Conselho Municipal da cidade da Ilha de Moçambique e a Indico (revista de bordo das Linhas Aéreas de Moçambique) promoveram o destino turístico da Ilha de Moçambique nas suas diferentes publicações bimensais.
Publicado em 14-12-2021
Oficina para crianças “A minha praia” na Ilha de Moçambique
No âmbito do projeto “Solução Participada para Plásticos Marítimos” decorreu, no dia 2 de novembro, a oficina “A minha praia” na Escola Primária e Completa 25 de Junho, na Ilha de Moçambique, com o envolvimento de 37 participantes - crianças, professores, educadores ambientais e o diretor da escola.
Publicado em 01-12-2021
Nova edição do Roteiro Turístico da Ilha de Moçambique
A UCCLA, o Conselho Municipal da cidade da Ilha de Moçambique e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Lúrio reeditaram o Guia Turístico da Ilha de Moçambique, iniciativa integrada nas ações que vêm sendo desenvolvidas no âmbito do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique, programa financiado pelo Camões, I.P.
Publicado em 11-11-2021
O sucesso da produção de moringa no apoio ao desenvolvimento das comunidades locais
Em 2011 foi fundada, na parte continental da Ilha de Moçambique (Lumbo), a Mosagri que se destina ao cultivo, processamento e distribuição de produtos à base de moringa, planta muito rica em proteínas, vitaminas e minerais e, como tal, contribuindo para a melhoria do sistema imunológico, de entre os mais variados usos terapêuticos e medicinais.
Publicado em 10-09-2021
Brochura “Amigos do Ambiente - Nossa Casa, Nossa Ilha de Moçambique”
A UCCLA em colaboração com o Conselho Municipal da cidade da Ilha de Moçambique concebeu a publicação “Amigos do Ambiente - Nossa Casa, Nossa Ilha de Moçambique” destinada a estimular a consciencialização dos mais novos para as questões ambientais, de base, no intuito de fomentar uma cidadania mais participada e participativa através da figura local de jovens eco-cidadãos ou guardiões do ambiente.
Publicado em 09-09-2021

Páginas