Olivença
A Câmara Municipal de Olivença, através da Aula de Língua e Cultura Portuguesa da Universidade Popular, assinala pelo sétimo ano consecutivo a celebração do Dia de Portugal, das Comunidades Portuguesas e de Camões com um programa de eventos institucionais e culturais, dia 10 de junho. O Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, estará presente e irá intervir.
Publicado em 07-06-2022
Conferência “Português, multilinguismo e ensino à distância”
Decorreu, dia 4 de outubro, a Conferência “Português, multilinguismo e ensino à distância”, em Santiago de Compostela, organizada pela Academia Galega da Língua Portuguesa e a Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa dos Observadores Consultivos da CPLP. Contou com o patrocínio do Governo autónomo da Galiza e a colaboração da Universidade de Santiago, entre outras instituições. A conferência tem o apoio da UCCLA.
Publicado em 04-10-2021
Dia de Portugal celebrado em Olivença
O Dia de Portugal, das Comunidades Portuguesas e de Camões foi celebrado em Olivença, no Convento de San Juan de Dios, num dia repleto de manifestações institucionais e culturais em torno da lusofonia. O Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, esteve presente nas comemorações.
Publicado em 11-06-2021
UCCLA estará presente nas cerimónias comemorativas do Dia de Portugal em Olivença
A Câmara Municipal de Olivença, que se associou à UCCLA, vai comemorar o Dia das Comunidades Portuguesas e Camões - dia 10 de junho - numa sessão oficial com conferências culturais e educacionais sobre a lusofonia, na Casa da Cultura, que terá início às 10h30 de Portugal e às 11h30 de Espanha.
Publicado em 09-06-2021
Oliventin@s receberam nacionalidade portuguesa numa jornada técnica em torno da lusofonia
Decorreu, dia 12 de março, na Casa de la Cultura de Olivença, a conferência “Dupla Nacionalidade dos Oliventinos/as. Evolução e aspectos técnicos” - promovida pelos cofundadores da Associação Cultural 'Além Guadiana' - com o objetivo de esclarecimentos vários sobre a obtenção da nacionalidade portuguesa pelos cidadãos descendentes ou emigrantes de Olivença. Na ocasião foi entregue o 'cartão de cidadão' em português a 101 residentes de Olivença e distritos.
Publicado em 14-03-2021
UCCLA nas cerimónias do Dia de Portugal em Olivença
A cidade de Olivença assinalou o dia 10 de Junho - Dia de Portugal, das Comunidades Portuguesas e de Camões - com um programa de eventos institucionais e culturais, na versão virtual devido à situação atual gerada pela Covid-19. O Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, participou com uma intervenção online.
Publicado em 11-06-2020
UCCLA nas cerimónias do Dia de Portugal em Olivença
A cidade de Olivença vai comemorar o dia 10 de Junho - Dia de Portugal, das Comunidades Portuguesas e de Camões - com um programa de eventos institucionais e culturais, que desta vez será virtual devido à situação atual gerada pela Covid-19. O Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, participará com uma intervenção online.
Publicado em 09-06-2020
Olivença eleita uma das aldeias mais bonitas de Espanha
No âmbito da rede "Los Pueblos más Bonitos de España", Olivença foi considerada um dos pueblos (aldeias) mais bonitos de Espanha. Olivença é uma das cidades membro da UCCLA, tendo o Secretário-Geral da organização, Vítor Ramalho, felicitado de imediato o alcaide de Olivença, Manuel José González Andrade.
Publicado em 23-01-2020
Os “Municípios como Peças Chaves de Desenvolvimento” em análise em Santiago de Compostela
Representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe participaram, nos dias 12 e 13 de novembro, no 'Foro da Cooperación Municipalista da Lusofonía: os municipios, pezas clave do desenvolvimento' (Fórum da Cooperação Municipalista da Lusofonia: os municípios, peças chave do desenvolvimento), em Santiago de Compostela, organizado pelo Fondo Galego de Cooperación e Solidariedade.
Publicado em 15-11-2019
Jornadas de Intercâmbio Empresarial em Olivença
Aprofundar as relações com as cidades portuguesas e com as dos países de língua oficial portuguesa, assim como dinamizar as relações económicas com os países africanos, foram os objetivos da realização das Jornadas de Intercâmbio Empresarial, que decorreram na cidade de Olivença, no dia 8 de novembro.
Publicado em 09-11-2019

Páginas