Encontro Lusófono “Tanto Mar… Uma só Língua” com foco em São Tomé e Príncipe-Foto Contigo Teatro
Decorreu, nos dias 29 e 30 de novembro, o I Encontro Lusófono “Tanto Mar… Uma só Língua”, que teve lugar no Centro de Estudos de História do Atlântico, Funchal, Madeira, Portugal. A iniciativa, promovida pela Associação Contigo Teatro em parceria com a Associação Presença Feminina (FEM), teve São Tomé e Príncipe em destaque. A UCCLA marcou presença com o coordenador cultural, Rui Lourido, em representação de Vitor Ramalho, Secretário-Geral.
Publicado em 05-12-2019
Visita guiada à exposição “O Fio Invisível” em parceria com o Museu do Oriente
Assinalando a celebração dos 40 anos de relações diplomáticas oficiais entre Portugal e a China, e a criação da RAEM-Região Administrativa Especial de Macau, a UCCLA e o Museu do Oriente organizam - com o apoio da Delegação Económica e Comercial de Macau e do Observatório da China - uma visita guiada a duas exposições, no dia 14 de dezembro, a partir das 10 horas.
Publicado em 05-12-2019
Livro “Os Meus Dias da Independência” de Onofre dos Santos
A mais recente obra de Onofre dos Santos “Os Meus Dias da Independência” é um livro que retrata a história dos angolanos, em 1975, e que pretende transmitir às novas gerações as situações reais em torno da Independência de Angola. O conflito entre os movimentos de libertação de Angola, nos dias que antecederam à proclamação da independência do país, levou o autor a participar numa experiência única que constitui o relato deste livro.
Publicado em 05-12-2019
Boas Festas
Na passagem de mais um Natal, e início de um Novo Ano, não poderia deixar de saudar todos os que têm contactado com a UCCLA através da nossa publicação Notícias UCCLA, desejando festas felizes, extensivas aos familiares e um ano de 2020 em paz e com paz, garantia essencial para a estabilidade pessoal, mas também a prosperidade de todos os povos e países de língua oficial portuguesa.
Publicado em 05-12-2019
Protocolos de apoio financeiro a Moçambique
Decorreu no dia 4 de dezembro, a assinatura de um contrato-programa entre o Município de Lisboa e a UCCLA-União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, e outro entre o Município de Lisboa e a Cruz Vermelha Portuguesa, com vista à disponibilização de um apoio financeiro para a reabilitação e reconstrução de edifícios na cidade da Beira, em Moçambique, danificados pela passagem dos ciclones Idai e Kenneth.
Publicado em 04-12-2019
Nomeação do V Governo de Macau
O Conselho de Estado da China nomeou os titulares dos principais cargos do V Governo e o procurador da Região Administrativa Especial de Macau, liderado por Ho Iat Seng, que irão tomar posse no próximo dia 20 de dezembro.
Publicado em 03-12-2019
Lisboa e Almada vão estar ligadas por táxis fluviais
A partir do segundo semestre de 2020 vai ser possível apanhar um táxi fluvial entre Lisboa (Membro Efetivo da UCCLA) e Almada (Membro Associado da UCCLA), graças à construção de um novo cais para a atividade marítimo-turística integrado na reabilitação da estação Sul e Sueste no Terreiro do Paço, em Lisboa.
Publicado em 03-12-2019
Logotipo SOMOS
Está a decorrer até ao dia 31 de dezembro, a inscrição para o concurso de fotografia “Somos - Imagens da Lusofonia 2019/20”, com o tema “património cultural” e que se destina a todos os cidadãos dos países e regiões da Lusofonia ou residentes de Macau.
Publicado em 30-11-2019
Empreendedorismo feminino vence Prémio Internacional Harambee “Comunicar África” 2019
O auditório da UCCLA foi o local escolhido para a entrega do Prémio Internacional Harambee “Comunicar África” 2019, dia 27 de novembro, num evento apresentado por Vasco Palmeirim. A reportagem “Jóias do Príncipe” de Isabel Silva Costa, jornalista da RTP, foi a vencedora na categoria reportagem/documentário. Na categoria videoclip, o trabalho vencedor foi "Buta" do italiano Davide Salvucci. O evento contou com a atuação ao vivo do cantor santomense Tonecas Prazeres.
Publicado em 29-11-2019
Reunião com a delegação da província de Jiangsu
Dar continuidade aos laços de amizade e de cooperação entre a UCCLA e o Governo Provincial de Jiangsu, assim como reforçar os laços histórico-culturais, de amizade e confiança mútua que unem Portugal e a China, foram os objetivos da reunião entre o Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho, e uma delegação da província de Jiangsu, que teve lugar no dia 29 de novembro.
Publicado em 29-11-2019

Páginas