Estão a decorrer as candidaturas ao programa “Aldeia dos Sonhos”, uma iniciativa social da Fundação INATEL (Membro Apoiante da UCCLA), até ao dia 6 de dezembro.
A Secretária-Geral Adjunta da UCCLA, Embaixadora Paula Leal Silva, com as técnicas Alda Moreira e Princesa Peixoto, receberam, no dia 29 de outubro, os professores do Agrupamento de Escolas da Caparica, no âmbito do planeamento da segunda fase do projeto Mundo da Lusofonia, no ano letivo de 2025/2026.
A Região Autónoma do Príncipe vê implementado um projeto piloto de mobilidade sustentável, com a introdução de 14 bicicletas elétricas, no âmbito da iniciativa AfroSmartSpot. As novas bicicletas elétricas apoiam a transição energética e o combate às alterações climáticas.
Decorreu, no dia 23 de outubro, o Colóquio “Angola: Presente e Futuro”, no auditório da UCCLA. Tratou-se de uma iniciativa da Academia Internacional da Cultura Portuguesa e a UCCLA foi coorganizadora.
A cidade da Praia acolheu, de 16 a 18 de outubro, o 13.º Encontro de Escritores de Língua Portuguesa sob o tema “Independência, Literatura e Inteligência Artificial”.
Como forma de defender um meio ambiente mais limpo e saudável, teve lugar, no âmbito do Projeto Nosso Património, Nossa Riqueza, uma ação de limpeza comunitária em Porto Mosquito, no dia 12 de outubro. A ação foi executada pela Associação Lantuna com o apoio da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago.
O espaço LAV-Lisboa acolheu, no dia 22 de outubro, o concerto de Margareth Menezes, uma das grandes vozes da música brasileira e atual Ministra da Cultura do Brasil. A UCCLA deu apoio institucional ao concerto.
O Primeiro-Ministro de Timor-Leste, Kay Rala Xanana Gusmão, deslocou-se, nos dias 4 e 5 de outubro, aos municípios de Viqueque e Baucau (Membros Observadores da UCCLA), para o lançamento de projetos de construção de uma estrada e de uma ponte em Viqueque, e para a inauguração de uma capela em Baguia, Baucau.
Decorreu, dia 9 de outubro, na Universidade de Santiago de Compostela, a conferência “Sociedade Civil, Língua e Relações Internacionais” - organizada pela Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa e pela Academia Galega da Língua Portuguesa - que reuniu diversas instituições entre as quais a UCCLA, com o objetivo de reforçar a cooperação linguística e cultural entre a Galiza, os países lusófonos e a CPLP.
Vai ter lugar, no dia 23 de outubro, a partir das 10 horas, o Colóquio “Angola: Presente e Futuro”, no auditório da UCCLA. Trata-se de uma iniciativa da Academia Internacional da Cultura Portuguesa e a UCCLA é coorganizadora.