Evocar o Dia de África
Assinala-se no dia 25 de maio, o Dia de África. O Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, elaborou um texto de saudação pela importante data.
Publicado em 24-05-2022
Lançamento de publicação e exposição “Memórias de Contadores de Histórias da Ilha de Moçambique”
O Conselho Municipal da cidade da Ilha de Moçambique, em parceria com a UCCLA, lançou nas instalações do Posto Municipal de Turismo, no dia 20 de maio, a publicação “Memórias de Contadores de Histórias da Ilha de Moçambique”, em resultado de um levantamento de alguns relatos de contadores tradicionais de histórias da Ilha de Moçambique, dispostos a colaborar na divulgação de valores culturais e de memória colectiva.
Publicado em 24-05-2022
SABIA QUE…. A UCCLA implementou um projeto de cooperação em Cabo Verde que beneficiou cerca de 140.000 pessoas?
A Casa Padja fica situada no parque 5 de julho, na cidade da Praia, em Cabo-Verde. Foi construída nos anos 80, por ocasião do quinto aniversário da Independência Nacional (1980), servindo como Centro Cultural do arquipélago. Em 1994 um incêndio deflagrou-se, consumindo grande parte do edifício que era feito em madeira e palha (em crioulo padja).
Publicado em 23-05-2022
Encontro de Escritores em Luanda
Por ocasião da passagem do Dia Mundial da Língua Portuguesa – data reconhecida, em 2019, pela UNESCO – realizou-se, no dia 5 de maio, em Luanda, Angola, um Encontro de Escritores de Língua Portuguesa.
Publicado em 23-05-2022
Município da Ilha de Moçambique promove recolha separada de resíduos
O município da Ilha de Moçambique, no âmbito do projeto Solução Participada para Plásticos Marítimos, promove a ação de recolha separada de resíduos.
Publicado em 16-05-2022
UCCLA esteve presente no Fórum Internacional da Guiné-Bissau
Decorreu na cidade de Bissau, entre os dias 3 e 6 de maio, o primeiro Fórum Internacional da Guiné-Bissau subordinado ao tema A Força do Poder Local. A UCCLA esteve representada pelo técnico João Laplaine Guimarães, em representação do Secretário-geral Vitor Ramalho.
Publicado em 16-05-2022
Fórum Económico Internacional em Lisboa
Decorreu, dia 12 de maio, o Fórum Económico Internacional (FEI) que juntou, no Centro Cultural de Belém, embaixadores, empresários, governantes de vários países e uma eurodeputada para discutir o futuro da Europa e da lusofonia, assim como uma estratégia que coloque a tecnologia ao serviço do desenvolvimento sustentável. O Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, esteve presente e foi agraciado, no final do dia, com a Medalha de Membro Honorário do IMlus - Institut du Monde Lusophone, entidade organizadora do FEI.
Publicado em 14-05-2022
Festival da Língua Portuguesa em Salvador
No Dia Mundial da Língua Portuguesa, dia 5 de maio, a cidade de Salvador lançou o “Viva a Língua - Festival da Língua Portuguesa”. A UCCLA marcou presença com o envio de uma mensagem do Secretário-geral Vitor Ramalho.
Publicado em 07-05-2022
Reunião na Embaixada de Timor-Leste
Decorreu, dia 4 de maio, uma reunião na Embaixada da República Democrática de Timor-Leste em Lisboa, no âmbito do projeto “Parceria para o Reforço da Governação Urbana, Inclusão Social e Promoção do Empreendedorismo em Díli, Timor-Leste” coordenado pela UCCLA.
Publicado em 06-05-2022
4.ª Edição do Mercado da Língua Portuguesa
Artesanato, gastronomia, música, literatura e outras atividades vão marcar presença na 4.ª edição do Mercado da Língua Portuguesa, de 27 a 29 de maio, no Mercado da Vila de Cascais. Um evento organizado pela UCCLA, em colaboração com a Câmara Municipal de Cascais, que promete homenagear a língua portuguesa e a união das várias culturas pelo mundo. Não falte!
Publicado em 05-05-2022

Páginas