Encontro com Pablo Velasco
Decorreu, dia 1 de fevereiro, um encontro entre o Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, e o coordenador do El Trapezio (primeira plataforma mediática ibérica), Pablo González Velasco, com vista à entrega da publicação “El Nuevo Iberismo” - da autoria de Pablo Velasco e José Alcantud.
Publicado em 01-02-2023
Peça de teatro “Fonte da Raiva”
Com a autoria de Cucha Carvalheiro, vai estrear no dia 1 de fevereiro, a peça “Fonte da Raiva”, no São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa. A UCCLA recomenda por se tratar de uma peça que enquadra as consequências económicas e sociais da guerra colonial nas famílias que foram afetadas por ela, em zonas de Portugal, e o papel que durante a guerra colonial tiveram as mulheres dessas famílias.
Publicado em 31-01-2023
Moçambique ocupa terceira posição mundial no World Cleanup Day 2022
Moçambique ocupa a terceira posição mundial em número de participantes no World Ceanup Day e a segunda posição mundial no ranking de países de topo, em 2022, ao nível da participação por percentagem de população. A UCCLA colaborou no âmbito do projeto Solução Participada para Plásticos Marítimos nas ações organizadas pela APETUR, que lidera na Ilha de Moçambique a implementação do World Cleanup Day.
Publicado em 26-01-2023
Oficinas de Educação no Agrupamento de Escolas de Santo António
Decorreram em janeiro as oficinas A BALEIA, de Benji Davies, e O Sr. Tigre torna-se selvagem, de Peter Brown, em 6 salas do pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Santo António, na Parede, Cascais, Portugal. A ação decorre no âmbito dos Círculos de Estudos e das Oficinas de Formação creditados pelo Conselho Científico e Pedagógico de Formação Contínua de Professores em Educação para a Cidadania Global, desenvolvidos pela UCCLA em parceria com a Câmara Municipal de Cascais.
Publicado em 26-01-2023
Lançamento do livro “Crónica de África” de Manuel S. Fonseca na UCCLA
Uma viagem em três partes - infância, adolescência e independência - por Luanda e por Angola, as aventuras, as histórias e os sonhos espelhados num livro pessoal, mas ao mesmo tempo num livro que interessa a quem viveu em Angola e a quem gostaria de ter vivido, é o que nos traz Manuel S. Fonseca na sua “Crónica de África” que será lançado na UCCLA, no dia 27 de fevereiro, às 18 horas.
Publicado em 26-01-2023
Metamarfose
Vai decorrer, no dia 16 de fevereiro, um encontro online de planeamento da rede Metamarfose, com cidades membro da UCCLA. A Metamarfose é uma plataforma de diálogo, partilha e intercâmbio de conhecimentos e práticas para a valorização e proteção do Oceano.
Publicado em 26-01-2023
Solução Participada para Plásticos Marítimos inicia programa de formação
O projeto Solução Participada para Plásticos Marítimos, implementado pela UCCLA/URB-África, iniciou na Ilha de Moçambique, no dia 25 de janeiro, o programa de formação em gestão de negócios - no espaço das Organizações da Sociedade Civil e Comunidades com rendimento aumentado, através do envolvimento ativo na gestão dos resíduos plásticos e introdução de iniciativas económicas piloto de base comunitária
Publicado em 26-01-2023
Código de Conduta da Plataforma Portuguesa das ONGD
O Código de Conduta da Plataforma Portuguesa das ONGD é um processo participativo traduzido em documento orientador, para a adoção e validação de boas práticas de atuação e gestão pelas associadas da Plataforma, coerente com os princípios e práticas que vão conduzir à promoção de um mundo mais justo, inclusivo e sustentável. A adesão da URB-África - Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento Urbano, ONGD da UCCLA, envolve um processo participativo e educativo de mudança iniciado em janeiro de 2023, entre diversas
Publicado em 26-01-2023
Música ao vivo na UCCLA com Dáda Di Bia e Cesa Branca
O auditório da UCCLA vai receber, no dia 10 de fevereiro, música ao vivo com Dáda Di Bia, batuque, e Cesa Branca, funaná, a partir das 20 horas.
Publicado em 25-01-2023
Lançamento do livro “O Último Dia do Império e Outras Narrativas” de Carlos Duarte na UCCLA
Uma narrativa histórica dos tempos vividos em Angola e Moçambique é o que nos revela Carlos Manuel da Silva Duarte na sua mais recente obra “O Último Dia do Império e Outras Narrativas” que será lançada no auditório da UCCLA, no dia 23 de fevereiro, às 18 horas.
Publicado em 25-01-2023

Páginas