Re Habilitar Beira - Apresentação pública na UCCLA
Por ocasião da visita do presidente do Concelho Autárquico da Beira, Daviz Simango, a Portugal, a UCCLA, a Embaixada de Moçambique em Portugal e o Município da Beira irão proceder à apresentação pública da reconstrução e reabilitação da cidade da Beira, resultado da solidariedade que se desenvolveu em Portugal, após a destruição provocada pelo ciclone Idai. A apresentação decorrerá no dia 28 de janeiro, às 18 horas, no auditório da UCCLA.
Publicado em 24-01-2020
Encontro com Presidente Camara da Beira
No âmbito do apoio internacional que a cidade da Beira, em Moçambique, recebeu de diversas entidades na sequência dos ciclones Idai e Kenneth - que afetaram a região e provocaram centenas de mortes - decorreram, dia 22 de janeiro, reuniões entre o presidente da cidade da Beira, Daviz Simango, e os responsáveis do Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, da UCCLA e da Câmara Municipal de Lisboa.
Publicado em 22-01-2020
Maputo conta com duas novas unidades da Polícia
Duas unidades da Polícia entraram em funcionamento na cidade de Maputo (Membro Efetivo da UCCLA), em Moçambique, para o reforço da segurança. Trata-se do Posto Policial da Mafalala, construído no bairro com o mesmo nome, e a vigésima quarta esquadra, localizada no bairro do Zimpeto.
Publicado em 20-12-2019
Maputo realiza campanha “Cidade segura livre de violência contra mulheres e raparigas”
Perante o crescente aumento de casos de violações a raparigas e mulheres no país, a cidade de Maputo (Membro Efetivo da UCCLA), em Moçambique, está a levar a cabo a iniciativa “Cidade segura livre de violência contra mulheres e raparigas”.
Publicado em 15-12-2019
Feira do Livro de Maputo 2019
Decorreu no jardim Tunduro em Maputo, Moçambique, de 25 a 27 de outubro, mais uma edição da Feira do Livro de Maputo. Três dias dedicados a oficinas de livros, debates, promoção e venda de livros, dramatização de conto, palestras, música e sessões de autógrafos.
Publicado em 30-10-2019
Ler Ilha de Moçambique
Com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Helpo, a UCCLA entregou na Ilha de Moçambique, em outubro, 266 livros: 142 de literatura infanto-juvenil e 124 de ficção para adulto.
Publicado em 13-10-2019
Reunião do Cluster da Cooperação na área das bibliotecas
No âmbito do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique, a UCCLA em parceria com o Conselho Municipal da Ilha de Moçambique, Conselho Municipal de Maputo, Câmara Municipal de Lisboa, e com o cofinanciamento do Instituto Camões, promoveram a campanha “As pessoas fazem a biblioteca na Ilha de Moçambique” com o objetivo de transformar as bibliotecas públicas generalistas, criadas em polos do conhecimento e cultura local, com metodologias participativas e colaborativas.
Publicado em 01-10-2019
Divisão da Rede de Bibliotecas convidada a participar em projeto na Ilha de Moçambique
A Divisão da Rede de Bibliotecas da Câmara Municipal de Lisboa foi convidada pela UCCLA a colaborar no projeto Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique, com vista a encontrar estratégias que fomentem o envolvimento da comunidade na vida das Bibliotecas Municipal e Distrital da ilha, participando desta forma para que estas se desenvolvam enquanto polos culturais e de conhecimento local.
Publicado em 12-07-2019
Promoção regular da leitura e literacias com as Bibliotecas da Ilha de Moçambique
A conjugação de esforços para a dinamização social do livro e da leitura e para o desenvolvimento da oralidade em língua portuguesa - compreensão e expressão oral -, no âmbito do projeto Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique está em fase de plena consolidação e autonomia.
Publicado em 08-06-2019
Mais de 83 mil crianças moçambicanas vão ser vacinadas
O Ministério da Saúde de Moçambique iniciou uma campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo na cidade da Beira (Membro Associado da UCCLA), que vai abranger 83.553 crianças. A cidade da Beira foi a mais afetada pela passagem em março do ciclone Idai, que matou 603 pessoas.
Publicado em 08-05-2019

Páginas