Solução Participada para Plásticos Marítimos inicia programa de formação
O projeto Solução Participada para Plásticos Marítimos, implementado pela UCCLA/URB-África, iniciou na Ilha de Moçambique, no dia 25 de janeiro, o programa de formação em gestão de negócios - no espaço das Organizações da Sociedade Civil e Comunidades com rendimento aumentado, através do envolvimento ativo na gestão dos resíduos plásticos e introdução de iniciativas económicas piloto de base comunitária
Publicado em 26-01-2023
Quelimane ganha novos equipamentos de saneamento
A Empresa Municipal de Saneamento (EMUSA) do Conselho Autárquico de Quelimane (Membro Associado da UCCLA), em Moçambique, conta com um novo equipamento para os serviços de saneamento municipal. O equipamento foi financiado pelo Banco Mundial na sequência da implementação do projeto de Saneamento Urbano e materializado através da Direção Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento (DNAAS) e da Administração de Infraestruturas de Água e Saneamento (AIAS).
Publicado em 20-01-2023
Estação Precious Plastic em funcionamento na Ilha de Moçambique
Teve início, dia 5 de dezembro, a instalação da oficina de reciclagem comunitária Precious Plastic na Ilha de Moçambique no âmbito do projeto Solução Participada para Plásticos Marítimos.
Publicado em 07-12-2022
Projeto Solução Participada para Plásticos Marítimos recebe visita da Cooperação Portuguesa
A estação comunitária de reciclagem Precious Plastic recebeu, dia 1 de dezembro, a visita da vice-presidente do Camões, Cristina Moniz, e da sua equipa no âmbito do projeto Solução Participada para Plásticos Marítimos implementado pela UCCLA/URB-África em parceria com a Associação dos Pequenos Empresários de Hotelaria e Turismo da Ilha de Moçambique, Centro de Arqueologia Investigação e Recursos Ilha de Moçambique da Universidade Eduardo Mondlane, Conselho Municipal da Cidade da Ilha de Moçambique, ...
Publicado em 03-12-2022
Implementação da estação de reciclagem Precious Plastic na Ilha de Moçambique
No âmbito do projeto Solução Participada para Plásticos Marítimos, o Município da Ilha de Moçambique vai acolher, nas oficinas municipais, uma estação Precious Plastic, um exemplo de desenvolvimento de tecnologia simples para a reciclagem do plástico, partilhando soluções para a implementação de oficinas ambientais de reciclagem local.
Publicado em 16-11-2022
Ilha de Moçambique reforça a colaboração no quadro da UCCLA
No dia 3 de novembro, a UCCLA representada pelo Secretário-geral, Vítor Ramalho, e o Conselho Municipal da Ilha de Moçambique, representado pelo seu presidente, Ismail Iahira Abacar Chacufa, assinaram em Lisboa, no Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., juntamente com o seu presidente, João Ribeiro de Almeida, um acordo de prorrogação da colaboração, até 2023, no âmbito do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique, com particular incidência para as áreas do turismo, urbanismo e salubridade do meio.
Publicado em 06-11-2022
Reforço da cooperação entre as cidades de Lisboa e Maputo
Com quarenta anos de relações de amizade e de cooperação, as cidades de Lisboa e Maputo outorgaram, dia 28 de outubro, um memorando de entendimento com vista a definir uma cooperação ativa em áreas de interesse comum, como Ambiente e Espaços Verdes, Economia e Inovação, Planeamento e Reabilitação Urbana, Mobilidade e Segurança. O Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, esteve presente na ocasião.
Publicado em 30-10-2022
Feira do Livro de Maputo
O livro foi o protagonista da 8ª. edição da Feira do Livro de Maputo - sob o lema “A complexidade da história não se esgota no tempo” -, que se realizou de 20 a 22 de outubro, no Átrio do Conselho Municipal de Maputo. Esta edição prestou tributo à vida e obra dos escritores Luís Bernardo Honwana e José Craveirinha, o homenageado e o patrono, respetivamente. A Feira do Livro de Maputo conta com a parceria da UCCLA desde a sua primeira edição.
Publicado em 24-10-2022
Oitava edição da Feira do Livro de Maputo
O Conselho Municipal de Maputo, em Moçambique, realiza de 20 a 22 de outubro a oitava edição da Feira do Livro de Maputo, sob o lema “A complexidade da história não se esgota no tempo”.
Publicado em 20-10-2022
Entrou em funcionamento novo hospital em Inhambane
Na localidade de Cupo, no distrito de Funhalouro, província de Inhambane (Membro Associado da UCCLA), em Moçambique, ficar doente era quase proibido. É que, para chegar a uma unidade sanitária, a população percorria entre 40 e 95 quilómetros, em vias de acesso precárias e sem meios de transporte.
Publicado em 05-08-2022

Páginas