O sucesso da produção de moringa no apoio ao desenvolvimento das comunidades locais
Em 2011 foi fundada, na parte continental da Ilha de Moçambique (Lumbo), a Mosagri que se destina ao cultivo, processamento e distribuição de produtos à base de moringa, planta muito rica em proteínas, vitaminas e minerais e, como tal, contribuindo para a melhoria do sistema imunológico, de entre os mais variados usos terapêuticos e medicinais.
Publicado em 10-09-2021
Brochura “Amigos do Ambiente - Nossa Casa, Nossa Ilha de Moçambique”
A UCCLA em colaboração com o Conselho Municipal da cidade da Ilha de Moçambique concebeu a publicação “Amigos do Ambiente - Nossa Casa, Nossa Ilha de Moçambique” destinada a estimular a consciencialização dos mais novos para as questões ambientais, de base, no intuito de fomentar uma cidadania mais participada e participativa através da figura local de jovens eco-cidadãos ou guardiões do ambiente.
Publicado em 09-09-2021
Quelimane promoveu a primeira Feira Internacional do Livro
O Conselho Autárquico de Quelimane (Membro Associado da UCCLA) acolheu, durante três dias - de 4 a 8 de agosto -, autores, editores, pesquisadores, jornalistas e gestores culturais de sete países que debateram o tema “Literatura e Viagem” na 1.ª edição da Feira Internacional do Livro. O evento, que se realizou de forma virtual, homenageou o poeta Armando Artur.
Publicado em 10-08-2021
Projeto Solução Participada para Plásticos Marítimos organizou workshop municipal na Ilha de Moçambique
Decorreu, no dia 28 de julho, o primeiro workshop municipal para o desenvolvimento de um diagnóstico participativo da gestão de resíduos urbanos na Ilha de Moçambique, com enfoque para os resíduos de plástico, no âmbito do projeto Solução Participada para Plásticos Marítimos.
Publicado em 30-07-2021
Comunidade Precious Plastic na Ilha de Moçambique
No âmbito do projeto Solução Participada para Plásticos Marítimos foram encomendadas à OPOLAB/Precious Plastic Portugal um conjunto de máquinas de transformação de plásticos para o desenvolvimento de uma estação na Ilha de Moçambique, sob a supervisão técnica da Ensaios e Diálogos Associação, depois da análise de resíduos/produtos e soluções com os parceiros do projeto e diversos participantes.
Publicado em 18-06-2021
URB-África/UCCLA celebra protocolo com a Oikos no âmbito do projeto Solução Participada para Plásticos Marítimos
No âmbito do projeto Solução Participada para Plásticos Marítimos a URB-África/UCCLA celebrou um protocolo com a Oikos - Cooperação e Desenvolvimento, decorrente da representação permanente da Oikos em Moçambique, para a partilha solidária de responsabilidades no desenvolvimento local do projeto.
Publicado em 17-06-2021
Ilha de Moçambique com website renovado
No dia 1 de junho foi lançada a nova imagem do website da Ilha de Moçambique, uma renovação de promoção e de divulgação da Ilha de Moçambique - que resulta da continuada colaboração entre a UCCLA e o Conselho Municipal da Ilha de Moçambique.
Publicado em 09-06-2021
SABIA QUE…. A UCCLA implementou um projeto de cooperação em Cabo Verde que beneficiou cerca de 140.000 pessoas?
O projeto de reabilitação da Fortaleza de São Sebastião teve início em janeiro de 2007, sendo financiado pelo Instituto Camões, à data IPAD - Instituto Português de Ajuda e Desenvolvimento, pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), pela UNESCO e por fundos fiduciários oriundos da Bélgica, Holanda e do Japão (principal financiador).
Publicado em 13-05-2021
Ilha de Moçambique - Promoção de destino em colaboração com a Revista Indico das Linhas Aéreas de Moçambique
No âmbito do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique, a UCCLA e o Conselho Municipal têm vindo a colaborar com a editora da Revista Indico, Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), no reforço promocional do "destino turístico da Ilha de Moçambique", orientado para o período de alívio da pandemia.
Publicado em 10-05-2021
Projeto do primeiro Dicionário de Português de Moçambique arranca com formação em Maputo
A Cátedra de Português Língua Segunda e Estrangeira na Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, acolheu, na primeira semana de março de 2021, o 1.º Curso de Formação sobre a construção do corpus do português de Moçambique, inserido nas atividades de elaboração do Dicionário do Português de Moçambique (DiPoMo), projeto cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e Língua, I.P., através do Instituto Internacional da Língua Portuguesa.
Publicado em 13-03-2021

Páginas