Reciclagem criativa_111201

Reciclagem criativa e design de produto na Ilha de Moçambique

No âmbito do Projeto Solução Participada para Plásticos Marítimos, decorre na Ilha de Moçambique, desde março, a implementação de estratégias de sustentabilidade e valorização ambiental pela reciclagem criativa de resíduos plásticos.

Esta ação pretende potenciar a responsabilidade ambiental através de soluções de economia circular, com produtos plásticos em fim de vida, reduzir os desperdícios (incluindo o de potencial), diminuir a poluição, o consumo de novas matérias-primas e a emissão de gases com efeito de estufa.

Reciclagem criativa_125144  Reciclagem criativa_111201  Reciclagem criativa_131105


Contribuiu para dar resposta aos processos participativos implementados, nomeadamente nas questões de sustentabilidade ambiental e de envolvimento de jovens ativistas locais na valorização ambiental, económica, cultural e social.

A ação iniciou com um coletivo de 18 participantes, maioritariamente selecionados pelo Conselho Municipal da cidade da Ilha de Moçambique, e parceiros locais, no decorrer da oficina de formação Precious Plastic.

Reciclagem criativa-WA0004  Reciclagem criativa-WA0007  Reciclagem criativa-WA0010  Reciclagem criativa-WA0011


Implementou-se uma estratégia de mercado para os produtos criados, incluindo a operacionalização do negócio social e ferramentas de diferenciação ao nível do packaging, branding e marketing.

Desenvolveram-se oficinas de formação em design de produto, com o objetivo de criar peças para o mercado do turismo nacional e internacional, potenciando o aproveitamento dos resíduos plásticos através de uma solução de diversificação económica e empreendedorismo sócio ambiental na Ilha de Moçambique. Esta resposta de sustentabilidade foi desenvolvida por Ámina Cássimo, presidente da APETUR, designer e empresária local, no âmbito da oficina de formação e de tutoria “pro bono” que decorre desde março.

A ação desenvolvida no âmbito do Projeto Solução Participada para Plásticos Marítimos efetiva o resultado de introdução de iniciativas económicas piloto de base comunitária, promovendo o desenvolvimento social, cultural e económico da população da Ilha de Moçambique, através da participação da sociedade civil na gestão sustentável dos plásticos, agregando valor e rendimento à recolha e aproveitamento dos plásticos.

Solução Participada para Plásticos Marítimos é um projeto implementado pela URB-África/UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa e desenvolvido em parceria com a APETUR – Associação de Promoção e Empreendedorismo Turístico da Ilha de Moçambique, CAIRIM - Centro de Arqueologia Investigação e Recursos Ilha de Moçambique, Conselho Autárquico da cidade da Ilha de Moçambique, Ensaios e Diálogos Associação, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - UniLúrio e Oikos, cofinanciado pelo Camões, I.P.

 

 

Publicado em 29-04-2023