UCCLA

União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa A UCCLA é uma associação intermunicipal de natureza internacional, criada a 28 de junho de 1985. Assinaram o ato de fundação, as cidades de Bissau, Lisboa, Luanda, Macau, Maputo, Praia, Rio de Janeiro e São Tomé/Água Grande.

Verdadeira associação de cidades capitais, representantes de povos e nações livres, a UCCLA tem sido palco de frutuosa e intensa ação de intercâmbio e cooperação. É uma associação intermunicipal, sem fins lucrativos, que assume com orgulho a missão de contribuir para o desenvolvimento e o bem-estar das suas populações.

Volvidos 38 anos, a UCCLA conta atualmente com 65 cidades (efetivas, associadas e observadoras) espalhadas pelos 4 continentes e 24 empresas apoiantes.

Ao longo destes 38 anos, a UCCLA contribuiu para o fortalecimento dos laços que unem as cidades que lhe dão alma, fomentando o desenvolvimento económico, social e cultural e estimulando laços de solidariedade que privilegiam, naturalmente, o apoio às populações urbanas mais carenciadas, urbanas e peri-urbanas.

A UCCLA intervém no domínio da cooperação descentralizada e na cooperação para o desenvolvimento, promovendo o desenvolvimento económico, científico, empresarial e a cultura lusófona, assim como a formação profissional, o saneamento básico, o urbanismo, as finanças e a cooperação industrial.