Criação do Laboratório de Língua Portuguesa em Macau

Criação do Laboratório de Língua Portuguesa em Macau

O Governo de Macau, juntamente com o Gabinete de Apoio para o Ensino Superior (GAES), pretendem criar um Laboratório de Língua Portuguesa com o objetivo de reforçar a formação de docentes da língua chinesa e portuguesa, bem como a criação de cursos online para o ensino da língua de Camões.
 
Está ainda a ser pensado o estabelecimento de uma base de dados sobre estudos de língua portuguesa, bem como a aposta na formação do ensino de língua chinesa como língua estrangeira, sem esquecer a formação de quadros qualificados de chinês e português profissional na área do turismo.
 
Chan Kun Hong, coordenador-adjunto do GAES, disse que “o executivo pretende ainda reforçar a formação de docentes de línguas chinesa e portuguesa, bem como a criação de cursos online para o ensino da língua de Camões.”
 
Há neste momento 177 estudantes de Macau em Portugal a terem aulas de aperfeiçoamento do idioma, que recebem bolsas de mérito ou bolsas de estudo atribuídas pelo Governo ou pela Fundação Macau.
 
No ano passado, houve ainda 200 estudantes que terminaram as licenciaturas relacionadas com a língua portuguesa ou onde o português língua veicular. Na opinião dos representantes das universidades e instituto politécnico, “os dados ajudam a compreender a situação da formação de quadros qualificados bilingues e, conforme as metas de políticas e as necessidades da sociedade, e a concretizar melhor os trabalhos da formação dos respetivos quadros qualificados”.
 
 
 
 
 
 
 
Publicado em 09-05-2017