Belém organizou Jornada de Gratidão aos Povos Negros

Belém organizou Jornada de Gratidão aos Povos Negros

A prefeitura de Belém (Membro Associado da UCCLA), no Brasil, promoveu, de 28 a 30 de novembro passado, a 2ª Jornada de Gratidão aos Povos Negros com o apoio de entidades da sociedade civil. Belém homenageou a Guiné-Bissau, assim como foram estabelecidos tratados de irmandade com as cidades cabo-verdianas do Tarrafal e São Domingos.

No relatório, que a prefeitura de Belém remeteu à UCCLA, é referido que a Jornada de Gratidão aos Povos Negros tem como objetivo “agradecer e honrar a ancestralidade negra, pela enorme contribuição que os povos sequestrados de África para as Américas trouxeram para a cultura e identidade do Estado do Pará”. No documento é explicado que perante a “bem-sucedida experiência da 1ª Jornada, a Prefeitura Municipal de Belém - através da Coordenadoria de Relações Internacionais (Corint), da Coordenadoria Antirracista (Coant), a Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), Fundação Municipal de Cultura (Fumbel) - realizou a segunda edição do evento em parceria com a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), a Universidade do Estado do Pará (UEPA), a Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Livre da Amazônia (ULAM) e o Projeto Dujmbai: Educação Popular Antirracista e Cooperação Solidária Amazônia e África”.

O relatório faz um enquadramento histórico, onde se pode ler que “desde o século XVI, existe a presença de negros escravizados na Amazônia, mas será somente a partir de meados do século XVIII que se intensificará. Em decorrência da criação de uma linha regular de transporte desses escravos do Porto de Cacheu, em Guiné-Bissau, para São Luiz e Belém, fez-se da Amazônia paraense um território da diáspora negra. Com vistas a fortalecer nossa identidade afro-amazônica, celebrar a força e a beleza de manifestações de práticas de matrizes africanas em nossa cidade e construir uma aproximação entre Amazônia, África e Caribe é que se realiza a Jornada de Gratidão aos Povos Negros”.


A 1.ª Jornada de Gratidão aos Povos Negros decorreu no dia 9 de setembro de 2021, em alusão ao Dia Internacional para Pessoas de Descendência Africana e o país homenageado foi Cabo Verde.
 

A 2.ª Jornada de Gratidão aos Povos Negros teve lugar entre os dias 28 e 30 de novembro de 2022, homenageando a Guiné-Bissau, particularmente a Região de Cacheu, onde se localizava o principal porto de embarque de africanos escravizados para a Amazônia brasileira.

A sessão de abertura contou com a presença de Edmilson Rodrigues, prefeito de Belém; M’Bala Fernandes, Embaixador de Guiné-Bissau no Brasil; Fernando Mello, Diplomata Acreditado da Embaixada Brasileira em Guiné-Bissau; José dos Reis Varela, presidente da Câmara Municipal de Tarrafal (Cabo Verde); Isaías Varela, presidente da Câmara Municipal de São Domingos (Cabo Verde); Célia Maracajá, Núcleo de Artes da Secretária Municipal de Administração; Elza Santos, Coordenadoria Antirracista; e Luiz Arnaldo Campos, Coordenador de Relações Internacionais da prefeitura de Belém. No primeiro dia foi apresentado o desfile de moda africana contemporânea, por Israël Hounsou.

No segundo dia de Jornada, foram realizadas quatro conferências:
- Mesa redonda: A Rota Transatlântica - Os Caminhos de Belém e Guiné-Bissau;
- Debate: O Pensamento Libertador de Amílcar Cabral;
- Cine-Debate: O Cinema Guineense de Flora Gomes - Projeção do filme “Pó de Sangue”;
- Mesa redonda: Belém - Guiné-Bissau - África: Caminhos da Amizade e Cooperação.

No encerramento, o grupo afro-amazônico “ACena” apresentou a performance artística composta de canto, batuques e danças de matriz africana.

Dia 30 de novembro, foram assinados Tratados de Irmandade (acordos de amizade e cooperação) entre Belém e as Câmaras Municipais cabo-verdianas do Tarrafal e São Domingos. Na ocasião, a prefeitura de Belém assinou uma carta de intenções - representada por Edmilson Rodrigues, prefeito de Belém, e M'bala Fernandes, Embaixador da República da Guiné-Bissau no Brasil -, com a região guineense de Cacheu, para que os dois governos se irmanassem.

 

 

Publicado em 28-12-2022