UCCLA participou no Festival de Literatura-Mundo do Sal

UCCLA participou no Festival de Literatura-Mundo do Sal

Decorreu de 6 a 9 de julho, a 1.ª edição do Festival de Literatura-Mundo do Sal, em Cabo Verde. A UCCLA marcou presença através do seu coordenador cultural, Rui Lourido. 
 
 
Rui Lourido participou no painel "Festivais de Literatura - O Escritor no Mundo”, onde apresentou os Encontros de Escritores de Língua Portuguesa que a UCCLA organiza anualmente, e que já vai na 7.ª edição, e respetivos livros publicados. Na ocasião apresentou, também, as duas edições do “Prémio Literário UCCLA - Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa”. Discutiu-se, igualmente, a contribuição dos festivais literários para o aprofundamento da difusão e circulação de novas ideias e de novas obras. 
 
 
Para o escritor José Luís Peixoto, curador do festival, o balanço do evento é "muito positivo" do evento e estabeleceu como ambição para próximas edições um maior envolvimento da população.
 
Esta primeira edição do festival reuniu meia centena de escritores, tradutores, jornalistas e investigadores, para abordar a chamada literatura mundo.
 
O festival, que decorreu durante quatro dias nas cidades de Espargos e Santa Maria, contou com um programa recheado de conferências, conversas, oficinas, intervenções oficiais, mas também houve vários momentos de teatro, música e poesia, além de lançamento de livros e passeios turísticos a alguns dos locais mais emblemáticos da ilha do Sal.
 
Centrada na literatura em língua portuguesa, a primeira edição do festival homenageou o escritor português José Saramago e o poeta cabo-verdiano Corsino Fortes e contou com a participação de alguns dos principais escritores cabo-verdianos como Arménio Vieira, José Luiz Tavares ou Germano Almeida.
 
Relativamente ao futuro da iniciativa, José Luís Peixoto sublinhou o compromisso de todos os parceiros, nomeadamente da Câmara do Sal e da empresa de Aeroportos e Segurança Aérea (ASA), principal mecenas, para a continuidade do festival.
 
 
O Festival de Literatura-Mundo do Sal (FLMS) foi promovido pela Câmara Municipal do Sal e teve a curadoria do escritor português José Luís Peixoto.
O convívio cultural, composto de uma parte criativo-literária e outra parte de reflexão científica sobre a temática Literatura-Mundo, que engloba uma especificidade de escrita marcada pela universalidade, intemporalidade, tradutibilidade e interculturalidade. A inscrição da Ilha do Sal como um dos pontos internacionais de realização deste evento concorre não só para diversificar a Ilha como destino turístico, mas afirmá-la também como ponto cultural importante no Atlântico, pelo viés de evento literário.
 
 
 
 
 
 
 
Publicado em 14-07-2017