UCCLA esteve presente no VI Encontro de Escritores Lusófonos

UCCLA esteve presente no VI Encontro de Escritores Lusófonos

Decorreu nos dias 26 e 27 de maio, o VI Encontro de Escritores Lusófonos, no âmbito da VI Bienal de Culturas Lusófonas, em Odivelas, Portugal. O Secretário-Geral da UCCLA, Vítor Ramalho, fez uma intervenção sobre a língua portuguesa no mundo. 
 
No dia 26 de maio, no painel sobre “A Língua Portuguesa no Mundo”, Vítor Ramalho deu relevo à enorme importância da língua portuguesa como expressão cultural, a nível mundial, e o peso que tem como fator económico, ocupando o 4.º lugar como a língua mais falada, a 1.ª língua do atlântico sul e uma das mais faladas nas redes sociais.
 
  
 
  
 
Perante esta realidade cultural, económica e social da língua portuguesa, o Secretário-Geral destacou os grandes artistas das artes, da música e da literatura em geral, que promoveram a língua portuguesa, e salientou, no atual quadro mundial de globalização, a circunstância de um grande país como a China utilizar Macau como plataforma de Serviços para a Cooperação Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa.
 
 
A VI Bienal de Culturas Lusófonas, que decorreu de 5 a 31 de maio, foi uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Odivelas (Membro Associado da UCCLA), que contou com o patrocínio da CPLP e da Missão do Brasil junto à CPLP, e tem como parceiros a UCCLA e o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.
 
O evento contou com exposições, apresentações várias, feiras, conferências e oficinas.  
 
A Bienal de Culturas Lusófonas, que se realiza desde 2007, tem como objetivo apostar na lusofonia e promover a multiculturalidade e a interculturalidade das comunidades. 
 
NOTA: Fotos da Câmara Municipal de Odivelas
 
 
 
 
Publicado em 27-05-2017