Sanjoaninas 2016 com o tema “Angra do Heroísmo, uma Capital no Coração do Atlântico”

Sanjoaninas 2016 com o tema “Angra do Heroísmo, uma Capital no Coração do Atlântico”

“Angra do Heroísmo, uma Capital no Coração do Atlântico” é o tema da edição de 2016 das Sanjoaninas celebrando os 250 anos da criação da Capitania Geral dos Açores, que foi criada por Decreto no dia 2 de Agosto de 1766, com sede em Angra, no hoje denominado Palácio dos Capitães Generais.
 
A escolha de sediar esta estrutura política-administrativa de governação dos Açores em Angra (Membro Efetivo da UCCLA), em Portugal, elevou a cidade a capital do arquipélago por sensivelmente 65 anos. É uma data extremamente importante na História dos Açores, pois o arquipélago foi administrativamente unificado e ascendeu à categoria de província. Isso levou a que durante a Guerra Civil, a sede do Governo Liberal fosse em Angra, na sede da Capitania Geral.
 
“As maiores festas profanas dos Açores, e pelas quais toda gente anseia, centram-se este ano em conhecer o passado e visionar o futuro da nossa cidade que se afirma como uma capital no coração do Atlântico”, afirma Raquel Caetano Ferreira, vereadora da Cultura de Angra do Heroísmo.
 
As Sanjoaninas são festas organizadas pelo povo e feitas para o povo, onde será feito um convite a todas instituições desportivas e culturais para integrarem o programa, enriquecendo o mesmo.
 
 
 
 
 
Publicado em 08-01-2016