Memorando_0160

Promoção do Empreendedorismo Feminino em Díli

A UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa), em parceria com a Autoridade Municipal de Díli (AMD) e a Associação Empresarial de Mulheres de Timor-Leste (AEMTL), assinou, no dia 23 de agosto, um memorando de entendimento com vista ao fomento do empreendedorismo feminino no município de Díli.

O memorando de entendimento foi assinado da sede da AMD, em Díli, por representantes da UCCLA, da AEMTL e do Ministério da Administração Estatal em representação da AMD. Este acordo insere-se no âmbito do projeto “Parceria para o Reforço da Governação Urbana, Inclusão Social e Promoção do Empreendedorismo em Díli”, financiado pela União Europeia e que envolve também a Câmara Municipal de Lisboa.
 

Memorando_0160  Memorando_0198  Memorando_0208

Memorando_0136  Memorando_0139  Memorando_0146

Memorando_0148  memorando_0222  Memorando_0226

Memorando_0238  Memorando_0236  Memorando_0267


Estiveram presentes, pela UCCLA, Manuel Ferreira de Almeida (enquanto coordenador do projeto) e Raquel Carvalho; pela AEMTL, a presidente Hergui Luina Fernandes Alves; em representação da AMD, o diretor Geral da Descentralização Administrativa, Belarmino Filomeno Neves.

O objetivo do memorando é promover um concurso de empreendedorismo jovem intitulado “Ideias - Díli Inovar” - que será lançado no dia 7 de setembro -, que pretende incentivar as jovens a explorar oportunidades de negócio e a contribuir para a criação de novas empresas e postos de trabalho, ajudando a impulsionar o crescimento económico da cidade de Díli.

As candidatas pré-selecionadas do concurso “Ideias - Díli Inovar” irão receber formação do Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial (IADE) e da AEMTL, com vista a desenvolver as suas competências empresariais e a melhorar as suas ideias de negócio, em interligação com outras mulheres empreendedoras locais.

A Conselheira da Delegação da União Europeia em Timor-Leste, Dörthe Wacker, destacou o importante papel desempenhado pelas pequenas e médias empresas (PME), afirmando que “(as PME’s) tratam-se da espinha dorsal de uma economia em bom funcionamento, proporcionando postos de emprego e meios de subsistência às pessoas e impulsionado o crescimento económico”.

A cerimónia foi encerrada pelo Secretário de Estado dos Assuntos de Toponímia e Organização Urbana do Ministério da Administração Estatal, Germano Santa Brites Dias. De seguida, foi apresentada a música produzida no âmbito do projeto “Parceria para o Reforço da Governação Urbana, Inclusão Social e Promoção do Empreendedorismo em Díli, Timor-Leste” pela banda The Kraken.
 

 

Publicado em 23-08-2023