Livro “Os Passageiros da Sombra” de Jaime Nogueira Pinto

Livro “Os Passageiros da Sombra” de Jaime Nogueira Pinto

O último livro de Jaime Nogueira Pinto “Os Passageiros da Sombra” é um romance que nos transporta a África e à fase final da Guerra Fria, onde os protagonistas se movimentam nos ambientes sofisticados da sociedade e da política mundial dos Anos 80.

Com a chancela da Editora Dom Quixote, o livro constitui uma reflexão - melancólica, serena, desprendida - sobre a natureza humana.
 

Sinopse:

África profunda, fase final da Guerra Fria. Soldados sul-africanos patrulham num Alouette o delta do Okavango quando encontram, a coberto do capim, o corpo baleado e sem vida de um branco. Poucos dias depois, um grupo restrito de operacionais da CIA reúne-se discretamente numa safe house em Georgetown, Washington, para dar início à operação ORIX. O objectivo é saber do paradeiro de Scott Hamilton, case officer do governo dos Estados Unidos junto dos rebeldes angolanos em guerra com o governo pró-soviético. Havia duas semanas que saíra ao amanhecer da Base, no Sueste do país, e desde então não dava sinais de vida. Que lhe teria acontecido? Porque não comunicava? Descobrira algum segredo comprometedor? Estaria o líder dos guerrilheiros implicado no seu desaparecimento?

Assim começa um intrincado enredo de acção e espionagem que parte de Washington, passa por Lisboa, Roma, Paris, Macau, Luanda, e acaba nas «Terras do Fim do Mundo»; um romance em que os protagonistas, figuras esquivas aprisionadas nas suas memórias e obsessões, se movimentam nos ambientes sofisticados da sociedade e da política mundial dos Anos 80. Uma poderosa reflexão - melancólica, serena, desprendida - sobre a natureza humana por uma das vozes mais singulares e interessantes do actual panorama editorial português.


Biografia do autor:

Jaime Nogueira Pinto nasceu no Porto, Portugal, em 1946. Licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa e é doutorado pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Foi diretor do jornal O Século, administrador da Bertrand e trabalha na área da consultoria estratégica. É presidente da FLAC – Fundação Luso-Africana para a Cultura, colabora regularmente nos media portugueses e tem escrito sobre temas de Ciência Política e História Contemporânea.

 

 

 

Publicado em 18-02-2024