Distribuição de mosquiteiros em M’Banza Congo

Distribuição de mosquiteiros em M’Banza Congo

Foram distribuídos aos munícipes de M’Banza Congo (Membro Efetivo da UCCLA), em Angola, 1.450 mosquiteiros tratados com inseticidas de longa duração.
 
A distribuição enquadrou-se no programa de luta contra à malária do Ministério da Saúde, financiado pelo governo dos Estados Unidos da América, através da Agência Americana para o Desenvolvimento.
 
A campanha abrangeu 24 mil agregados familiares do município e foi coordenada pela organização não-governamental internacional “Mentor Initiative” vocacionada para questões sanitárias. O coordenador da campanha em  Mbanza Kongo, Eduardo Kemalundua, disse que a ação envolveu 158 elementos, entre mobilizadores, ativistas e supervisores, distribuídos em 33 equipas.
 
Eduardo Kemalundua avançou que, o passo a seguir, com uma duração de sete dias, é de repescagem, para atender os agregados familiares registados e que, por motivos  diversos, deixaram de receber os seus  mosquiteiros, incluindo os que ficaram de fora durante o processo de registo de beneficiários.
 
A campanha de distribuição de mosquiteiros  de longa duração abrangeu  os municípios do Cuimba e Nóqui, nesta primeira fase, devendo as circunscrições do Nzeto, Tomboco e Soyo serem contempladas na fase seguinte. A próxima campanha prevê distribuir 393.450 mosquiteiros  a nível da província do Zaire, beneficiando 133.451 agregados familiares.
 
Dados sobre a malária na região, indicam que foram registados 631.517 casos  desta doença, de 2012 a 2016. 
 
 
 
 
 
 
 
Publicado em 28-06-2017