Câmara de Lisboa atribui apoio financeiro à UCCLA

Câmara de Lisboa atribui apoio financeiro à UCCLA

Decorreu no dia 17 de setembro, a assinatura do Contrato-Programa entre a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a UCCLA, nas instalações da organização.
 
Assinado pelo Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho, e pelo vereador Carlos Manuel Castro, das Relações Internacionais da CML, este acordo tem como objetivo a atribuição de apoio financeiro, da autarquia de Lisboa, para a realização de diversos projetos e eventos realizados pela UCCLA.
 
  
 
Nas palavras de Vitor Ramalho, a “UCCLA beneficia de um apoio que a Câmara concede para salvaguarda das atividades que decorrem do interesse da CML, mas também, naturalmente, muito da UCCLA, sobretudo ligadas aos objetivos de prosseguirmos as relações com as cidades capitais de língua portuguesa”. Agradecendo toda a colaboração que o vereador tem prestado, o responsável reforçou o trabalho desenvolvido pela organização e adiantou que “este apoio da Câmara de Lisboa, de 81 mil euros, foi aprovado por unanimidade, o que também faz ressaltar o reconhecimento que os representantes da vereação da CML têm relativamente à importância deste apoio, numa altura em que há constrangimentos de muitas naturezas”.
 
      
 
Para o vereador Carlos Manuel Castro, trata-se de um apoio justo e merecedor a uma organização que tem um “papel fundamental e preponderante” na promoção da lusofonia, acrescentando que “no caso concreto da UCCLA permitam-me que não a enquadre no campo das relações internacionais, mas numa dimensão lusófona e, portanto, num quadro não nacional, nem internacional, mas supranacional, num contexto que é partilhado por todos em termos do espaço lusófono”.  
 
Para Carlos Manuel Castro o “apoio que o Município de Lisboa presta”, e o facto de ter sido aprovado por unanimidade, “é exemplar de como todas as forças políticas com representação no Município de Lisboa apoiam e reconhecem a importância da UCCLA”. “Sabemos como, hoje em dia, na dimensão da globalização, as cidades começam a ter uma preponderância e, nalguns casos até maior do que os próprios estados, portanto é necessário que a UCCLA também tenha esse papel reforçado na organização da sua intervenção”.
 
O autarca enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Secretário-Geral da UCCLA em prol da “boa aproximação que estamos a fazer com o espaço hispânico e, portanto, há esta lógica do triângulo do Norte, onde estamos nós e naturalmente os espanhóis, com a parte de África e da América Latina”.
 
Salientando que o trabalho da UCCLA “não se esgota apenas na cidade de Lisboa, pelo contrário, é um promotor e divulgador da cidade de Lisboa”, recordou os projetos desenvolvidos em Cabo Verde. O autarca concluiu afirmando que “vamos continuar a dar à UCCLA aquilo que é a sua missão, de promoção da lusofonia e da valorização da dimensão urbana que é, cada vez mais, fundamental no século XXI”.   
 
O apoio dado pela autarquia irá ser canalizado para a homenagem à Casa dos Estudantes do Império, para projetos de formação, recuperação do património, para a melhoria das condições de saúde pública enquadrados nos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, assim como na concretização das redes das cidades temáticas.
 
O evento contou com a presença do Secretário-Geral da CML, Alberto Lapaline, e da Chefe de Divisão de Relações Internacionais da CML, Cristina Rocha.
 
  
 
Mais se informa que a UCCLA, uma organização intermunicipal de âmbito internacional, é o veículo privilegiado da Lusofonia, que desenvolve um conjunto de atividades de apoio à Língua Portuguesa e de aproximação cultural entre os povos e entre várias entidades públicas e privadas, num esforço de cooperação e tendo em vista o desenvolvimento civilizacional e da cultura.
 
 
 
 
 
Publicado em 17-09-2014