Projeto Promover a Apicultura Inclusiva no Leste da Guiné-Bissau
A publicação “Mel gostoso e natural, Nossa Abelha Badjudessa” - realizada no contexto do projeto Promover a Apicultura Inclusiva no Leste da Guiné-Bissau e com a finalidade de despertar a atenção dos mais novos para o valor das abelhas -, elaborada no mês de julho, encontra-se disponível nas regiões de Bafatá e Gabu para apoiar as campanhas de promoção e divulgação junto das escolas, mercados e locais de venda de mel e produtos derivados sob a marca “Badjudessa”.
Publicado em 14-09-2021
Sabia que
A apicultura é uma atividade de grande importância económica e social, que contribui, paralelamente, para a manutenção e preservação dos ecossistemas existentes. A Guiné-Bissau apresenta características particulares de flora e clima - aliadas às especificidades das abelhas melíferas - que lhe confere um enorme potencial para a atividade apícola.
Publicado em 22-06-2021
Promover a Apicultura Inclusiva no Leste da Guiné-Bissau
Com o financiamento da União Europeia e o cofinanciamento da Cooperação Portuguesa, através do Camões, I.P., o projeto Promover a Apicultura Inclusiva no Leste da Guiné-Bissau, no segundo ano do seu desenvolvimento - numa parceria entre a UrbÁfrica (ONGD associada da UCCLA), a Associação dos Apicultores do Leste (Apileste) e o Comité Nacional de Voluntários da Guiné-Bissau, tendo como associados os Governos Civis e as Administrações Sectoriais das Regiões de Bafatá e Gabu -, tem vindo a incrementar a produção e a comercialização de mel e de ...
Publicado em 13-05-2021
Portugal ajuda campanha de reflorestação em Bafatá
Ajudar as autoridades de Bafatá (Membro Associado da UCCLA), na Guiné-Bissau, a plantar árvores em diversos locais da cidade é o objetivo do projeto financiado por Portugal. Para além de transformar e embelezar a cidade, a iniciativa contribui para melhorar a qualidade do ambiente e a saúde pública.
Publicado em 07-08-2019
Banco Africano de Desenvolvimento financia projeto de produção de arroz na Guiné-Bissau
O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e o Governo da Guiné-Bissau assinaram um acordo de financiamento, de 5,7 milhões de euros, para desenvolver o Projeto de Desenvolvimento da Cadeia de Valor de Arroz.
Publicado em 05-12-2017
Governo guineense vai recuperar casa de Amílcar Cabral para fazer museu
O Governo da Guiné-Bissau iniciou as obras de recuperação da casa de Amílcar Cabral, em Bafatá (Membro Associado da UCCLA), no leste do país, no âmbito das cerimónias que assinalaram o 93.º aniversário do nascimento do fundador da nacionalidade guineense.
Publicado em 12-09-2017
Bafatá beneficia de postes de iluminação solar
Os trabalhos da edificação dos 57 postes de iluminação solar, nas avenidas da segunda capital do país, Bafatá (Membro Associado da UCCLA), na Guiné-Bissau, já começaram e pretendem garantir a iluminação em locais de grande aglomeração populacional.
Publicado em 29-08-2015
Associação de proteção de ambiente planta árvores no Parque de Bomma de Bafatá
A Associação de Saneamento Básico, Proteção de Água e Ambiente (ASPA) da Região de Bafatá (Membro Associado da UCCLA), na Guiné-Bissau, iniciou o repovoamento do Parque Natural de Bomma em Bafatá com árvores de variedades locais.
Publicado em 18-08-2015
Projeto Bafatá quer mais água
Cerca de 15 mil pessoas, metade da população de Bafatá (Membro Associado da UCCLA), segunda maior cidade da Guiné-Bissau, vai passar a ter acesso a água graças a um projeto financiado por Portugal e pela União Europeia, anunciaram os promotores.
Publicado em 11-01-2015
UCCLA doa viatura para Bafatá na Guiné-Bissau
Em reconhecimento do recorrente apoio que dois dos mais antigos cidadãos portugueses, radicados em Bafatá, deram a diversas ações da UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa) naquela região do Leste da Guiné-Bissau, a UCCLA doou à família Dinis uma viatura todo-o-terreno, marca UMM que, em tempos, havia sido oferecida pela Câmara Municipal de Lisboa para apoiar a execução de diversas iniciativas no quadro de intercâmbio e de cooperação para o desenvolvimento.
Publicado em 19-12-2013