Espanha

espanha.gif

Santiago de Compostela

espanha_escudo_de_santiago_de_compostela.svg_.png
Área
220 km²
População
95 966 habitantes(2016)
Clima
Clima de tipo oceânico húmido com temperaturas amenas ao longo de todo o ano, com média anual de aproximadamente 15°C, 8°C no inverno e 25 a 27°C no verão.
Recursos Económicos
A universidade, os serviços administrativos do governo autónomo da Galiza, que ali tem a sua sede, o turismo cultural e a indústria, especialmente a madeireira, as telecomunicações e eletrónica, com empresas de ponta neste setor.

Elementos Institucionais

Adesão à UCCLA
19 de Abril de 2017
Presidente da Câmara Municipal
Alcaldesa - Goretti Sanmartin Rei
Morada
Pazo de Raxoi. Praça do Obradoiro
15705 Santiago de Compostela (A Coruña)
Telefone
+34 981 542 300/ +34 981 52 357
Email
informacion@santiagodecompostela.gal

Breve História

Santiago de Compostela está localizada no noroeste de Espanha, integra a província de Corunha, a Comarca de Santiago, é a capital da Comunidade Autónoma da Galiza. Santiago de Compostela é um dos destinos de peregrinação cristã e, juntamente com a sua integridade monumental, foi considerada Património da Humanidade pela UNESCO, em 1985. 
 
Santiago de Compostela não existia antes do séc. IX, no entanto, as escavações arqueológicas indicam que, no lugar que hoje ocupa, estava localizada uma vila romana na Antiguidade. A fundação da cidade data do ano 830, ano em que foi igualmente desenvolvida a catedral de Santiago, que alberga o túmulo de Santiago Maior, um dos apóstolos de Jesus Cristo. Ponto que demarca o final da milenar rota de peregrinação – O Caminho de Santiago – sendo incluído, igualmente, na lista Património da Humanidade em 1993. Rota que havia já sido reconhecida pelo Conselho da Europa, em 1987, como primeiro itinerário cultural europeu .
 
Em 2000, foi uma das capitais europeias da cultura. Existem 41 edifícios qualificados como sendo de valor arquitetónico, histórico e cultural, tutelados pela administração municipal. Um outro elemento de referência da cidade, que proporcionou-lhe igualmente ampla visibilidade, é a Universidade de Santiago. A sua fundação remonta a 1495. Em termos de locais a visitar são de mencionar a Praza das Praterías, o Arco de Xelmírez – Praza do Obradoiro, a Praza da Quintana, o Convento de Bonaval, o miradouro do Parque da Alameda, a Cidade da Cultura de Galiza (CdC), entre outros.