Portugal

bandeira portugal

Ponta Delgada

brasao.png
Área
231,89 km²
População
68.809 habitantes
Clima
Temperado marítimo, as temperaturas anuais oscilam entre os 14 e os 25 °C

Elementos Institucionais

Adesão à UCCLA
4 de maio de 2018
Aniversário
2 de abril
Presidente da Câmara Municipal
Maria José Lemos Duarte
Morada
Praça do Município
9504-523 Ponta Delgada
Açores, Portugal
Telefone
+351 296 304 400
Email
geral@mpdelgada.pt

Breve História

Ponta Delgada é uma cidade portuguesa localizada na Ilha de São Miguel, que pertence à Região Autónoma dos Açores. 
 
Ponta Delgada foi elevada a cidade, no reinado de D. João III, a 2 de abril de 1546, após Vila Franca do Campo, a primeira capital da ilh, ter sido devastada pelo terramoto de 1522. 
 
A época áurea da cidade, e da ilha de São Miguel, remete ao séc. XIX, nomeadamente nos indicadores económicos. Este apogeu económico resultou da exportação de citrinos para o Reino Unido, assim como ao cosmopolitismo, com a fixação de numerosos comerciantes estrangeiros, de entre ele, as famílias judaicas, a partir e 1818. 
 
A influência inglesa é notável pelos jardins de estilo romântico, como por exemplo o de António Borges, Jácome Correia e José do Canto, e também na construção de palacetes e no ordenamento da urbe, entre outros. Ponta Delgada era, na altura, considerada a terceira cidade portuguesa, em termos de riqueza e em número de habitantes.
 
No início do séc. XX, Ponta Delgada ainda se situava na oitava posição no seio do universo urbano português. No entanto, no decorrer das últimas décadas, por força da acelerada industrialização, da desvalorização da economia rural e do crescesse o número de centros urbanos, Ponta Delgada, desce de posição. 
 
Atualmente é, contudo, a capital económico-administrativa da Região Autónoma dos Açores e a maior cidade da região.