Angola

band_angola.jpg

Kilamba Kiaxi

Área
51,7 km2
População
1.167.997 habitantes

Elementos Institucionais

Adesão à UCCLA
4 de maio de 2018
Aniversário
10 de setembro
Presidente da Câmara Municipal
Administrador Municipal: Nelson Lopes Funete
Morada
Rua 6, Zona-Bº Golf
Luanda
Angola
Telefone
+244 222 001 430
Email
admkilambakiaxi2015@hotmail.com

Breve História

Kilamba Kiaxi é um dos nove municípios que constituem a área urbana de Luanda, localizada a cerca de 20 km a sul da capital de Angola. Integra os distritos do Golfo, Palanca, Sapú e Nova Vida. É limitado pelos municípios de Talatona, Viana, Samba e Cazenga. Em novembro de 2016 Kilamba Kiaxi recupera o estatuto de município, resultado da nova divisão administrativa de acordo com a Lei n.º 18/16 de 17 de outubro.
 
Kilamba significa “Condutor de Homens”, corresponde ao cognome do 1°. Presidente da República de Angola, António Agostinho Neto. Kiaxi, por sua vez, significa terra. Sendo que o nome do município é alusivo à terra do Agostinho Neto.
 
A 31 de agosto de 2008 Kilamba Kiaxi foi alvo de um grande projeto habitacional de Angola. Como resposta à carência habitacional e de modo a programar o crescimento urbano de Angola, José Eduardo dos Santos, na qualidade de Presidente da República de Angola, investe num projeto de novas centralidades ao longo do país. O projeto foi acompanhado pelo gabinete de Reconstrução Nacional e com o investimento chinês da China International Trust and Investment Corporation. Em 2010 a administração do projeto passou para a Sonangol, ficando responsável igualmente pela comercialização dos apartamentos resultantes. 
 
O projeto dividiu-se em três fases e em três anos resultou na edificação de cerca de 750 edificados, em áreas antes rurais. Estas urbanizações ficaram dotadas de vários serviços, de entre elas jardins-de-infância, escolas, entre outros. A centralidade de Kilamba Kiaxi ficou ainda reforçada com a 1.ª circular de Luanda, tornando a cidade apta de mais serviços complementares às necessidades da população residente.