Portugal

bandeira portugal

Fundão

Brasao do Fundão
Área
700,20 km²
População
26,509 habitantes

Elementos Institucionais

Adesão à UCCLA
28 de outubro de 2022
Aniversário
19 de abril
Presidente da Câmara Municipal
Paulo Alexandre Bernardo Fernandes
Morada
Praça do Município
6230-338 Fundão, Portugal
Telefone
(+351) 275 779 060
Fax
(+351) 275 779 079
Email
geral@cm-fundao.pt

Breve História

O município do Fundão está localizado na região centro de Portugal e faz fronteira a leste com Penamacor e Idanha-a-Nova, a sul com Castelo Branco, a oeste com Pampilhosa da Serra, a sudoeste por Oleiros a norte com Covilhã, Belmonte e Sabugal. Integrado no distrito de Castelo Branco, na província da Beira Baixa, o município é composto por 23 freguesias. O Fundão tem uma área de 700,20 km² e, demograficamente, possui cerca de 26,509 habitantes, segundo os censos de 2021.
As raízes históricas do Fundão remontam à Proto-história, período que regista a existência de um Castro da Idade do Bronze (1.º Milénio a. C.) no Monte De S. Brás. Atualmente, existem ainda artefactos do período Romano, que comprovam a ocupação destas paragens nesse período, nomeadamente: casais, villa e inscrições epigráficas latinas. Da época da Idade média, perduraram templos diversos, de mencionar, a Igreja Matriz que, segundo as Inquirições de D. Dinis, data do ano de 1314.
Nos séculos XV e XVI, foram atribuídos foros ao Fundão, de demarcado desenvolvimento económico e expansão urbana, assente na indústria manufatureira. Durante o séc. XVII assistiu-se à multiplicação de unidades industriais na região, bem como à criação da Real Fábrica-Escola por Marquês de Pombal. Derivado destas transformações socioeconómicas, o Fundão é elevado à categoria de Vila, criando-se o respetivo Concelho em 1747. A 19 de abril de 1988, o Fundão assume a categoria de cidade e, nesse mesmo ano, é elevada a sede do concelho.
O setor agroindustrial corresponde à principal atividade económica do município, seguindo-se a produção de cereja. Inicialmente a economia do município estava essencialmente ligada ao setor primário, tirando mais partido dos solos férteis que caracterizam a região. Desses produtos agrícolas, dinamizou-se a produção de azeite, compotas e vinho. Mais recentemente, o município investiu ainda nos laticínios e serrações, bem como à exploração mineira de volfrâmio, nas minas da Panasqueira.
Em termos de cooperação descentralizada, o Fundão possui geminação com três cidades portuguesas, nomeadamente Marinha Grande, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António. Em termos internacionais, está geminada com o Tarrafal, em Cabo Verde, Haapsalu, na Estónia, Campinas, no Brasil e três cidades de Espanha, Alcântara, Malpartida de Cáceres e Valle del Jerte.