Timor-Leste

band_timor.jpg

Ermera

Área
756.5 km2
População
125,702 habitantes

Elementos Institucionais

Adesão à UCCLA
28 de outubro de 2022
Aniversário
7 de outubro
Presidente da Câmara Municipal
Presidente da Autoridade Municipal: Eusébio Salsinha
Morada
Kery Sabalai
Gleno, Timor-Leste
Telefone
(+670) 77238198
Email
ermera@municipio.gov.tl

Breve História

A cidade de Ermera está localizada na região oeste de Timor-Leste e faz fronteira a leste com Aileu, a sul com Ainaro, a oeste com Bobonaro e a norte com Liquiça. O município de Ermera tem uma área total de 756,5 km2, sendo um dos municípios com menor dimensão, ainda que sem acesso direto ao mar o município é banhado pelo rio Lois. O município é composto com cinco postos administrativos, Atsabe, Ermera, Hatolia, Letefoho e Railaco, que se subdividem em 52 sucos e 277 aldeias. Demograficamente Emera tem uma população total de 126,010 habitantes, segundo as projeções de 2019, com uma densidade populacional de 176, 4 habitantes/km2, sendo o terceiro município com maior densidade populacional do país.
Ermera significa, em língua Mambae, água vermelha. Para além das línguas oficiais do país, o tétum e o português, em Baucau grande parte a população fala Mambae e Kemak. A religião dominante no território do município de Ermera é a religião Católica, onde foi preponderante a ação e presença história de diversas ordens e missões religiosas.
O território que atualmente corresponde ao município de Ermera, surge pela primeira vez referido na primeira divisão administrativa de Timor, de 2 de agosto de 1860, integrando os territórios de Boibau, Maubara e Liquiçá, com Maubara como capital de distrito. A 1 de setembro de 1961, pelo Decreto n.º 43889, Ermera é elevada à categoria de concelho. Durante a ocupação da indonésia, Ermera integra a província sob a categoria de distrito. A sede administrativa anteriormente localizada em Ermera Vila passa para Gleno, mais próximo da capital, Díli. Após a independência, com a Lei n.º 11/2009, de 7 de outubro da Divisão Administrativa do Território, Ermera passa à categoria de município.
A principal atividade económica de Ermera é a produção de café. A qualidade dos solos e o clima propício criaram as condições para o desenvolvimento da produção de café, sendo uma das de referência do país neste setor. Atualmente existem diversas unidades produtivas, dentre elas, destaca-se a Sociedade Agrícola Pátria e Trabalho, com fazendas de produção em Fatubessi. As florestas, por sua vez, incluem espécies de elevado valor, que a par com a pecuária, especialmente a produção caprina, complementam o potencial económico do município.
No quadro da cooperação descentralizada, Ermera possui acordos com a City of Casey, na Austrália, e, em Portugal, com os Municípios de Campo Maior e Viseu.