Portugal

bandeira portugal

Braga

brasao.jpg
Área
183.4 km² (Concelho)
População
181.494 (censos 2011)
Clima
Temperado, com invernos frios e chuvosos e verões quentes. A classificação do clima é Csb segundo a Köppen e Geiger. 14.2° C é a temperatura média em Braga. Tem uma pluviosidade média anual de 1252 mm
Recursos Económicos
Braga tem uma economia muito centrada na indústria, sobretudo nos setores das tecnologias de informação comunicação e eletrónica, na engenharia, construção e ambiente, mas também no comércio e no turismo.

Elementos Institucionais

Adesão à UCCLA
4 de maio de 2018
Aniversário
24 de junho
Presidente da Câmara Municipal
Ricardo Rio
Morada
Câmara Municipal de Braga
Praça do Município
Praça do Município, 4700-435
Braga, Portugal
Telefone
+351 253 203 150
Email
municipe@cm-braga.pt

Breve História

Braga é uma cidade de enorme beleza e riqueza patrimonial, que alia a tradição à inovação, a memória à juventude, a criatividade ao conservadorismo. Com mais de 2000 anos de história Braga é a mais antiga cidade portuguesa e uma das cidades cristãs mais antigas do mundo.
 
Fundada pelos romanos no ano 16 a.C. e denominada de “Bracara Augusta” em honra do imperador César Augusto. Foi capital da Galécia, de onde irradiavam 5 Vias Romanas, com um vasto território que ia desde o norte do Douro até ao Cantábrico. Após conquistas e reconquistas de vários povos, o rei de Leão, D. Afonso IV doou-a como dote a sua filha D. Teresa, aquando do seu casamento com o Conde D. Henrique de Borgonha.
 
A longa história de Braga é visível nos seus monumentos e igrejas, sendo a Catedral a mais imponente que exibe vários estilos, do romano ao barroco, orgulhando-se também das esplêndidas casas, particularmente do século XVIII.
 
Cidade jovem, cosmopolita e multicolor, Braga exibe com confiança um amplo leque de cenários de sucesso e prosperidade, estendendo os seus braços tutelares e empreendedores a áreas tão vitais como a cultura, o comércio, a indústria e os serviços. É uma cidade inovadora baseada na sua dinâmica empreendedora de base tecnológica e integradora de uma região tecnológica. É uma das cidades mais jovens do país, tendo três instituições de Ensino Superior, e ainda diversas unidades de investigação, sobretudo ligadas à Universidade do Minho e ainda é a sede do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia. É um dos concelhos mais exportadores de Portugal. 
 
Quem a visita tem a possibilidade de assistir a um programa turístico-cultural diversificado, fazendo um percurso civilizacional documentado desde a Pré-História até aos nossos dias e viver a autêntica cultura do Minho, gravada no vasto património, nos grupos etnográficos, nas festas, feiras e romarias, bem como no artesanato rico e variado.
 
Braga possui um dos Sacro-Montes mais antigos de toda a Europa e porta-estandarte da região Minhota, o Bom Jesus. É em Braga que se encontra a mais antiga Catedral de Portugal e a Casa-Mãe dos beneditinos, o Mosteiro de Tibães. Braga apresenta lugares que, pela sua intrínseca devoção e beleza, se impõem como marcos de obrigatória referência e visita. O Santuário do Sameiro, o Bom Jesus e a Falperra, assentando numa apelativa base religiosa, rodeiam-se de extasiantes espaços verdes e paradisíacas paisagens.
 
Visitar Braga é fazer uma viagem no tempo dentro da modernidade. Cidade antiga e de religiosidade tradicional - sempre imponente na sua riqueza e majestade - vive de mãos dadas com o empreendedorismo e espírito jovem em áreas tão vitais como a cultura, o comércio, a gastronomia, a indústria e os serviços.