Angola

band_angola.jpg

Belas

bras_angola.jpg
Área
1077 km2
População
753 000 habitantes (estimativa)
Clima
Tropical seco, com verões secos, invernos temperados e níveis de precipitação variável.
Recursos Económicos
Segurança, saúde, educação, saneamento básico, fornecimento de energia e água.

Elementos Institucionais

Adesão à UCCLA
17 de maio de 2013
Aniversário
31 de março
Presidente da Câmara Municipal
Administrador Municipal - Mateus António da Costa
Morada
Rua da Camama
Luanda
Angola
Email
geral@admbelas.org

Breve História

O município de Belas, criado em 31 março de 2011, é um dos sete municípios que constituem a província de Luanda. sendo as funções do Estado cometidas a uma Administração Municipal, que é o órgão executivo.

O município, que tem como sede a cidade de Kilamba, é constituído por 7 comunas: Camama, Benfica, Vila Estoril, Ilha do Mussulo, Barra do Kwanza, Futungo de Belas e Ramiro. Cada comuna é formada por diversos bairros.

Belas é limitado a Norte pelo município de Luanda, a Leste pelo de Viana, a Sul pelo de Kissama e a Oeste pelo oceano Atlântico. Dada a sua situação geográfica, Belas tem um clima tropical seco, com verões secos, invernos temperados e níveis de precipitação variável. Com uma área total de 1077 km2 e uma população de cerca 700 000 habitantes, o município abrange uma zona rural, uma zona urbana e ainda uma extensa zona de praias.

Os sectores prioritários definidos pela Administração Municipal, sobre os quais incidirá a ação do executivo, são: segurança, saúde, educação, saneamento básico, fornecimento de energia e água.
Com um franco desenvolvimento urbano, resultante, entre outros fatores, do crescimento populacional, o município tem procurado melhorar as infraestruturas existentes, quer através da reabilitação urbana, quer através da construção, tanto no domínio da habitação como no das infraestruturas básicas (saneamento, água, energia) e do parque escolar.

No domínio da educação, o Campus Universitário de Camama, inaugurado em 2011 e pertencente à Universidade Agostinho Neto, prevê acolher até 40 000 estudantes e permitir a descentralização de algumas faculdades daquela universidade.

O Estádio Nacional 11 de novembro, inaugurado em 2009, com capacidade para 50 000 espectadores, foi palco das cerimónias de abertura e encerramento da Taça das Nações Africanas (CAN) de 2010, continuando a acolher diversos eventos não só de cariz desportivo, como os jogos da Seleção Angolana de Futebol, mas também cultural, nomeadamente exposições. A construção deste equipamento desportivo tornou necessária a abertura de diversas vias de acesso e outras infraestruturas, contribuindo assim para o desenvolvimento urbano da zona de Camama.

A tipologia geográfica de Belas – zona urbana, zona rural e zona de praias – dispõe de condições excelentes para o desenvolvimento do município em vários domínios, em particular o turismo. Com esse objetivo, foi recentemente aprovado um ambicioso projeto de requalificação urbana das zonas do Futungo de Belas e do Mussulo, que abrangerá infraestruturas de saneamento, águas e esgotos, estradas, eletricidade e ainda a construção de zonas habitacionais e equipamentos turísticos.

A zona de praias estende-se por muitos quilómetros de areal branco, palmeiras e águas tépidas, onde é ainda possível assistir a um espetáculo único e inesquecível: a postura das tartarugas gigantes na praia das Palmeirinhas.

A chamada Ilha do Mussulo, uma restinga com cerca de 30 km de comprimento na costa sul da província de Luanda, com belas praias em que os coqueiros vêm até à borda da água, é um local muito procurado por luandenses e turistas como zona de lazer. A baía interior, a baía do Mussulo, tem condições ideais para a prática de desportos aquáticos.