Encontro sobre Proteção e Valorização dos Centros Históricos

Encontro sobre Proteção e Valorização dos Centros Históricos

O III Encontro Técnico da Rede de “Proteção e Valorização dos Centros Históricos” decorreu no dia 13 de dezembro, nos Paços do Concelho de Lisboa, Portugal. O evento, moderado pelo jornalista da TSF Manuel Vilas Boas, contou com a maior participação de sempre de cidades presentes nestes encontros, dos quais destacamos a representação da cidade de M’ Banza Congo, em Angola, candidata a Património Mundial da UNESCO.
 
No discurso de abertura, o Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho, agradecendo a presença dos representantes das diferentes cidades como uma enriquecedora troca de experiências, relembrou o trabalho das redes temáticas e salientou a presença de M’ Banza Congo, que contará com o apoio da UCCLA na sua candidatura.
 
    
 
 
Sendo que os objetivos da UCCLA consistem no estreitamento de relações entre as cidades do mundo lusófono, Vitor Ramalho enumerou algumas das ações desenvolvidas pela UCCLA em prol das populações. Relembrou os 28 anos de existência da instituição, percurso e ações valorativas para as cidades, dando alguns exemplos como: as 1600 ligações domiciliárias de água que foram inauguradas recentemente e que irão abranger cerca de 8500 pessoas de bairros pobres, na cidade da Praia, em Cabo Verde; na cidade de Bissau, na Guiné, a formação de pessoas que “cuidam da cidade do ponto de vista ambiental”; da requalificação do Palácio de Timor; dos projetos de educação e saúde em diversas cidades associadas, numa lógica de entreajuda. 
 
Vitor Ramalho salientou algumas das ações da UCCLA, previstas para 2014. O fortalecimento das relações com a UCCI (União das Cidades Capitais Ibero-Americanas) e a atribuição de um dia de cooperação e diálogo entre os povos. O responsável enalteceu o “reforço dos laços de afetividade entre os nossos povos, aqueles que têm a fala comum, o português, homenageando aqueles jovens que, nos anos 60 do século passado, vieram estudar para Portugal e aqui iniciaram um combate em prol da liberdade e da autodeterminação dos povos e, de alguma maneira, a formação política que colheram e até formação cultural, traduziu-se na circunstância de que, hoje, grandes escritores do nosso mundo lusófono terem nascido na instituição que todos frequentaram, que era a Casa dos Estudantes do Império e que o regime anterior extinguiu”, numa homenagem que conta, já, com o apoio das Embaixadas dos países envolvidos, bem como instituições portuguesas e lusófonas.
 
  
(fotos cedidas pela Câmara Municipal de Lisboa, Nuno Correia)
 
Ao início da tarde, teve lugar a visita guiada “Percursos da Cerca Velha de Lisboa – Património a Descobrir” que foi coordenada pelos técnicos Manuela Leitão e Vasco Leitão, da autarquia de Lisboa.
 
  
(fotos cedidas pela Câmara Municipal de Lisboa, Nuno Correia)
 
 
O encerramento do evento esteve a cargo do vereador Carlos Castro (responsável pelas áreas das Relações Internacionais, Relação com o Munícipe, Segurança e Proteção Civil da Câmara Municipal de Lisboa) que agradeceu, em nome da cidade de Lisboa, a realização deste encontro e a participação dos diferentes representantes das cidades.
 
      
(fotos cedidas pela Câmara Municipal de Lisboa, Ana Luísa)
 
Carlos Castro saudou a UCCLA pelo seu “magnífico trabalho” e pelo “papel fundamental na dinamização destes espaços de encontro, partilha, conhecimentos e experiências”, pois só assim “todos nós podemos evoluir e contribuir para uma cidade melhor”. Para o vereador, o espaço da lusofonia é “um espaço que merece o nosso mais sincero apoio e merece-o, também, no âmbito das cidades, porque não obstante o papel da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), o que é fundamental do ponto de vista da relação entre os estados nações lusófonos, as cidades têm um papel fundamental e a UCCLA foi pioneira neste abrir caminho da ligação entre os povos lusófonos”.
 
O autarca relembrou, ainda, a candidatura de M’Banza Congo a Património da Humanidade, afirmando que a “existência de M’Banza Congo não é uma questão da chegada dos portugueses a Angola, isto é bem revelador da importância da lusofonia, porque a identidade lusófona não se faz apenas de história”, mas também do futuro das nossas cidades e povos. Conclui, sustentando a ideia de que a “lusofonia não tem fronteiras, só tem amigos”.
 
 
 
Este evento teve como objetivos a partilha de conhecimentos e troca de experiências entre técnicos de países/cidades diferentes, onde as realidades sobre a proteção e valorização do património foram dadas a conhecer em todas as suas vertentes. Os temas em debate incidiram sobre o passado, presente e futuro das cidades, os centros históricos, a regeneração urbana e a história.

 
 
 
Transmissão do direto, feito pela Câmara Municipal de Lisboa - 1.ª PARTE - https://vimeo.com/82187776
 
 
Programa:
 
09H00 – Receção aos participantes;
09H30 - Abertura pelo Secretário-Geral da UCCLA, Dr. Vitor Ramalho;
09H45 - Angra do Heroísmo - “O Futuro de Angra do Heroísmo”, Eng.ª Raquel Ferreira – Apresentação;
10H15 - Ribeira Grande de Santiago/Cidade Velha - “Cidade Velha, passado, presente e futuro”, Dr. Alcides de Pina - Apresentação;
10H45 - Intervalo
 
11H00 - Tavira - “Centro Histórico de Tavira - Características e Estratégias de Valorização”, Dr. Jorge Queiroz - Apresentação;
11H30 - M`Banza Congo - “Projeto de Candidatura a Património Mundial”, Dr. Rogeiro Eduardo Zabila;
12H00 - Debate
12H30 - Almoço
 
14H30 - Visita guiada: “Percurso da Cerca Velha de Lisboa - Património a Descobrir”, Dr.ª Manuela Leitão e Dr. Vasco Leitão;
16H00 – Ecobranco – Reabilitação e Restauro, Lda – “Reabilitação e Restauro – sustentabilidade futura”, Eng. Carlos Muralha - Apresentação;
16H15 - Évora - “A Gestão Turística do Património Cultural”, Dr. Nuno Domingos - Apresentação;
16H45 - Lisboa - “A Regeneração Urbana da Frente Ribeirinha de Lisboa”, Arqt.º Paulo Pais - Apresentação;
17H15 - Intervalo
 
17H45 - Guimarães - “Pensar a Cidade: Um Caso de Estudo”, Arqt.º Ricardo Rodrigues - Apresentaçao / Resumo;
18H15 – Debate;
18H45 - Encerramento - Vereador da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. Carlos Castro.
 
 
 
O encontro teve representantes das cidades de:
 
- Almada, Angra do Heroísmo, Cascais, Estremoz, Évora, Guimarães, Lisboa, Loures, Mértola, Odivelas, Oeiras, Ponte de Lima, Sintra e Tavira (Portugal);
- Luanda e M’ Banza Congo (Angola);
- Bissau (Guiné-Bissau);
- Macau;
- Natal e Tibau do Sul (Brasil);
- Ribeira Grande de Santiago/Cidade Velha (Cabo Verde); 
 
E das entidades/empresas:
- Ecobranco – Reabilitação e Restauro, Lda;
- Embaixada de Cabo Verde;
- Entreposto;
- Gecorpa.
 
 
As Redes Temáticas de Cidades UCCLA, criadas em maio de 2010, constituem um espaço de partilha de ideias, conhecimentos, experiências de diferentes municípios. Nesta rede de “Proteção e Valorização dos Centros Históricos” pretende-se valorizar a identidade, cultura, herança, história de cada cidade, no seu conjunto de bens que, pelo seu valor e conjunto urbano, são espaços dotados de significado simbólico, salvaguardando e preservando o património cultural.
 
O 1.º encontro desta rede decorreu na cidade da Ribeira Grande, em Cabo Verde (2011), e o 2.º na cidade de Guimarães, em Portugal (2012).
 
 
 
 
Publicado em 19-12-2013