Mértola acolheu Encontro para a Proteção e Valorização dos Centros Históricos

Mértola acolheu Encontro para a Proteção e Valorização dos Centros Históricos

O Cineteatro Marques Duque, em Mértola, Portugal, foi o palco do V Encontro Técnico da Rede de “Proteção e Valorização dos Centros Históricos”, nos dias 19 e 20 de janeiro. A abertura do encontro esteve a cargo do Secretário-Geral da UCCLA, Vítor Ramalho, do presidente da Câmara de Mértola, Jorge Rosa, e do Coordenador das Redes Temáticas, Renato Costa.
 
  
 
Este evento tem como objetivos a partilha de conhecimentos e a troca de experiências entre técnicos de países e cidades diferentes, onde as realidades sobre a proteção e valorização do património foram dadas a conhecer em todas as suas vertentes. Os temas em análise foram a “Gestão e Dinamização de Centros Históricos” e os “Processos de Candidatura a Património da Humanidade”.
 
Estiveram presentes representantes de diversos municípios portugueses e de países lusófonos, alguns dos quais como oradores ou moderadores, em particular Angra do Heroísmo, Évora, Guimarães, Lisboa e Porto (Portugal), M`Banza Congo (Angola), Ribeira Grande de Santiago/Cidade Velha e Santa Catarina (Cabo Verde). 
 
    
    
 
O encontro contou, ainda, com a presença de representantes de Macau, Universidade do Algarve, Adido Cultural da Embaixada de Angola em Lisboa e de Sevilha (Espanha), esta última na qualidade de oradora.
 
As apresentações foram seguidas de debate e contribuíram para a reflexão e partilha de conhecimentos e experiências de outros municípios, com centros históricos classificados.
 
O encontro possibilitou, ainda, estabelecer contatos pessoais, em particular entre técnicos dos diversos municípios presentes, o que corresponde à criação de pontes e formas de aproximação e partilha de conhecimentos, que são elementos estruturantes e o fundamento do projeto das Redes Temáticas.
 
A sessão de encerramento contou com as intervenções do vice-presidente da Câmara Municipal de Mértola, do Chefe da Delegação Económica e Comercial de Macau e do sub-diretor da Direção Geral do Património Cultural.
 
 
As Redes Temáticas de Cidades UCCLA, criadas em maio de 2010, constituem um espaço de partilha de ideias, conhecimentos, experiências de diferentes municípios.
 
Nesta rede pretende-se valorizar a identidade, cultura, herança, história de cada cidade, no seu conjunto de bens que, pelo seu valor e conjunto urbano, são espaços dotados de significado simbólico, salvaguardando e preservando o património cultural.
 
O primeiro encontro da Rede ocorreu em 2011, na cidade da Ribeira Grande de Santiago (Cabo Verde), o 2.º em Guimarães (Portugal), em 2012, o 3.º em Lisboa (Portugal), em 2013, e o 4.º em Angra do Heroísmo (Portugal), em 2014.
 
 
De referir que é primeira iniciativa que ocorre na vila de Mértola após a adesão como Membro Observador da UCCLA, em maio de 2016.
 
 
PROGRAMA 
 
Quinta-feira - dia 19 de Janeiro 
 
09h00 - Receção, acreditação dos participantes e entrega da documentação  
09h30 - Sessão de abertura pelo Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho, e pelo Presidente do Município de Mértola, Jorge Rosa
 
1.º Painel - “Gestão e Dinamização de Centros Históricos” - Moderador: Jorge Pulido Valente, Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo
 
09h45 - Caso de estudo 1  
 
10h05 - Caso de estudo 2 
“Políticas de Intervenção e de Cooperação”, cidade da Ribeira Grande de Santiago (Cidade Velha) - Manuel Monteiro de Pina, Presidente da Câmara
 
10h30 - Debate 
11h00 - Pausa para café 
 
11h30 - Caso de estudo 3  
 
11h50 - Caso de estudo 4 
12h10 - Debate 
 
12h45 - Almoço livre 
 
15h00 - Reinício dos trabalhos - Moderador: Miguel Reimão Costa
 
Caso de estudo 5 
“Da Gestão da Mobilidade à Gestão de Usos”, cidade de Guimarães - Alexandra Gesta 
 
15h20 - Caso de estudo 6  
 
15h40 - Debate 
16h00 - Pausa para café 
16h30 - Caso de estudo 7 
 
17h00 - Debate    
18h00 - Fim dos trabalhos do 1.º Painel 
 
19h30 - Jantar de Boas Vindas oferecido pela Câmara Municipal de Mértola
 
Sexta-feira - dia 20 de Janeiro 
 
9h30 - 2.º Painel - “Processos de Candidatura a Património da Humanidade” - Moderadora: Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura do Alentejo 
 
09h30 - Caso de estudo 8  
 
09h50 - Caso de estudo 9 
“Consequências e perenidade da Classificação Património da Humanidade”, cidade de Évora - Eduardo Luciano
 
10h10 - Caso de estudo 10  
 
10h30 - Debate
11h00 - Pausa para café
11h40 - Mesa Redonda - “Centros Históricos Património da Humanidade, da teoria à prática” que Integra os oradores representantes das cidades participantes no encontro. Moderador: Nuno Ribeiro Lopes, Diretor Regional da Cultura do Governo Regional dos Açores
13h00 - Conclusões do encontro 
13h15 - Sessão de encerramento pelo Secretário-Geral da UCCLA, Vítor Ramalho, e pelo Vice-Presidente do Município de Mértola, João Serrão Martins
 
13h30 - Almoço oferecido pela UCCLA 
 
15h00 - Visita técnica ao Centro Histórico da Vila de Mértola  
 
Publicado em 21-01-2017