Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Brasil
Imagem
Brasil
Breve história

A cidade do Rio de Janeiro é a capital do estado homónimo, uma das 27 unidades federativas da República Federal do Brasil. É também a 2.ª maior cidade brasileira, a seguir a São Paulo, sendo responsável pelo 2.º maior PIB do Brasil. São “cariocas” os nascidos na cidade, enquanto os nativos do estado do Rio são “fluminenses”. O Rio de Janeiro desenvolve-se em redor da Baía de Guanabara, descoberta pelos portugueses em 1 de janeiro de 1502, numa área habitada pelos tupinambás, um povo de língua tupi. Diz a tradição que o local foi batizado com o nome de Rio de Janeiro, porque a corrente que ali se fazia sentir era muito forte, o que alguns consideram duvidoso, e por ter sido em janeiro que os portugueses ali chegaram. Na segunda metade do século XVII, o Rio de Janeiro era a cidade mais populosa do Brasil, passando a ter importância fundamental para o domínio colonial. Essa importância tornou-se ainda maior com a exploração de jazidas de ouro em Minas Gerais, no século XVIII, que fez da cidade um proeminente centro portuário e económico. Em 1763, por decisão do Marquês de Pombal, primeiro ministro de Portugal, a capital da colónia foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro, que manteve esse estatuto até 1960, quando foi inaugurada a nova capital, em Brasília. Centro cultural dos mais importantes do Brasil, são também de mencionar, para além das muitas ilhas que dela fazem parte, o Cristo Redentor, que é hoje uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo, o Jardim Botânico, os Arcos da Lapa, o Paço Imperial e as igrejas recheadas de Barroco que, aliadas à religiosidade manifestada pelos cariocas na noite de passagem do ano, fazem a grandeza e a originalidade desta cidade aberta ao mundo. São ainda ícones culturais e paisagísticos do Rio, para além da Baía da Guanabara, o Pão de Açúcar, o Morro do Corcovado, as praias de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca, o estádio do Maracanã, o estádio olímpico João Havelange, o réveillon de Copacabana, o carnaval carioca, a bossa nova e o samba, que atraem ano após ano milhões de turistas de todo o mundo. Considerada uma das mais maravilhosas cidades do mundo, o Rio de Janeiro é notícia nos cinco continentes por alturas do Carnaval, que se assume como ex-libris da cidade e até do país. Em 2012, a paisagem urbana da cidade foi considerada pela UNESCO como parte do Património Mundial da Humanidade. Importante centro económico e financeiro do país, o Rio de Janeiro é sede das duas maiores empresas brasileiras, a Petrobrás e a Vale, das principais companhias de petróleo e telefonia do país, e do maior conglomerado de empresas de média e comunicações da América Latina, as Organizações Globo. No entanto, a cidade apresenta fortes disparidades económicas e sociais. Enquanto algumas áreas ostentam um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH/PNUD) semelhante ao de países do norte da Europa, cerca de 22% da população vive em favelas em condições de grande precariedade.

Descrição
Área
1 260 km2
População
6 323 037 habitantes (cidade) / 11 711 233 (região metropolitana) (Censo 2010)
Clima
Tropical atlântico. Verões quentes e invernos amenos
Recursos Económicos
Grande centro administrativo, financeiro e comercial. Setor de serviços, atividade industrial e agronegócio. Destaques para o setor mineiro (petróleo), naval, turismo e cultura.
Elementos Institucionais
Adesão à UCCLA
1985, sendo membro fundador
Aniversário
1 de março
Presidente da Câmara Municipal
Prefeito Eduardo Paes
Governador
Sérgio de Oliveira Cabral Santos Filho
Morada

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Rua Afonso Cavalcanti, 455 
Cidade Nova - CEP: 20211-110 
República Federativa do Brasil

Prefeitura do Rio lança plano de mobilidade para a Barra da Tijuca

Foi lançado, no dia 28 de janeiro, o Plano de Mobilidade da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (Membro Efetivo da UCCLA), um conjunto estratégico de intervenções viárias que vai beneficiar a Barra da Tijuca, a Barra Olímpica e o Recreio dos Bandeirantes.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o vice-prefeito Eduardo Cavaliere participaram no lançamento, que decorreu na Cidade das Artes. O plano tem como objetivo reorganizar o sistema viário da Zona Sudoeste, melhorando a fluidez do trânsito numa das regiões com crescimento urbano mais dinâmico da cidade.

De acordo com o vice-prefeito Eduardo Cavaliere, “este plano, que inclui um caderno de intervenções com projetos para a Barra da Tijuca, Barra Olímpica e Recreio dos Bandeirantes, e que visa ao desenvolvimento até 2028, é essencial. Contamos com recursos financeiros e o apoio legislativo para a sua concretização”.

Inicialmente, o plano contempla seis intervenções prioritárias, com investimento estimado em R$ 200 milhões. As obras serão iniciadas no primeiro semestre de 2026, com previsão de conclusão em 2028, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

A primeira intervenção será no cruzamento das avenidas Ayrton Senna e Lúcio Costa, um dos pontos mais congestionados da Barra da Tijuca, especialmente no período da manhã, quando o fluxo no sentido Recreio-Barra é mais intenso. No local, será implantada uma rotunda que vai reorganizar os fluxos de tráfego e agilizar o deslocamento, principalmente de quem vem da Praia da Reserva em direção à Barra da Tijuca. A obra já foi licitada, com previsão de início no primeiro semestre.

Outra intervenção prevê a implantação de uma nova via na margem do Canal Marapendi, oposta à Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso, criando uma ligação com a Avenida Armando Lombardi. Será uma alternativa à Avenida Lúcio Costa, além de reduzir a dependência do retorno da Avenida das Américas, nas proximidades do Città América.

Ao longo da Avenida Ayrton Senna, entre a Cidade das Artes e a Linha Amarela, será implantada uma nova configuração das vias existentes, garantindo a continuidade da terceira faixa e promovendo mais segurança e fluidez. As estruturas atuais serão retiradas e substituídas. A intervenção vai organizar os movimentos de entrada e saída e ampliar a eficiência da circulação em um dos principais corredores de ligação entre a Barra da Tijuca e a Grande Jacarepaguá.

O plano também prevê a construção de uma nova ponte sobre o Canal do Arroio Fundo, na Avenida Ayrton Senna. A estrutura vai ampliar a capacidade viária, passando de quatro para seis faixas.

No Recreio dos Bandeirantes será construída uma passagem inferior junto à rotunda da Avenida Alfredo Baltazar da Silveira, criando uma ligação direta com a Avenida das Américas, nas proximidades do Terminal BRT Recreio.

Fechando o conjunto de intervenções da primeira fase do plano, na chegada do corredor expresso da Transolímpica à Avenida Salvador Allende, será construída uma nova passagem para travessia de pedestres na altura da estação Asa Branca.


Mais informações sobre “Prefeitura do Rio lança plano de mobilidade para a Barra da Tijuca” 

 

Imagem
Prefeitura do Rio lança plano de mobilidade para a Barra da Tijuca

Real Gabinete Português de Leitura recebe Ordem de Camões

O Real Gabinete Português de Leitura recebeu, dia 15 de janeiro, a insígnia da Ordem de Camões por parte do Estado português, uma instituição com quase 200 anos, "criada pelos portugueses e oferecida para os brasileiros".

A cerimónia realizou-se no consulado de Portugal no Rio de Janeiro, com o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, a entregar a insígnia em nome do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Esta é apenas a segunda vez que a condecoração honorífica portuguesa, criada para distinguir serviços relevantes à língua portuguesa e à sua projeção internacional, em homenagem ao poeta Luís Vaz de Camões, é atribuída a uma instituição fora de Portugal, depois do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, em 2021.

O prémio representa "um reconhecimento ao trabalho de todos os luso-brasileiros", numa instituição "viva da cultura voltada para a língua portuguesa, para a literatura, para a história", que está "quase a completar 200 anos", enfatizou Francisco Gomes da Costa, presidente do Real Gabinete Português de Leitura.


Real Gabinete Português de Leitura

O Real Gabinete Português de Leitura, uma biblioteca pública do Rio de Janeiro em estilo manuelino, foi fundado em maio de 1837, por um grupo de emigrantes portugueses que decidiu criar uma biblioteca para ampliar os conhecimentos dos seus sócios e dar a oportunidade aos portugueses residentes no Rio de Janeiro de "ilustrarem o seu espírito".

Aberta ao público desde 1900, a biblioteca possui a maior coleção de livros portugueses fora de Portugal, com cerca de 350 mil volumes.

Real Gabinete Português de Leitura 

 


Mais informações sobre "Real Gabinete Português de Leitura recebe Ordem de Camões" 
 

 

Imagem
Real Gabinete Português de Leitura

Biblioteca no Rio eleita uma das mais bonitas do mundo

O Real Gabinete Português de Leitura, no coração do centro histórico do Rio de Janeiro, foi eleito a 8.ª biblioteca mais bonita do mundo, pelo 1000 Libraries Awards, prémio internacional que reconhece os espaços de leitura mais impressionantes do planeta.

A escolha coloca o Brasil lado a lado com referências centenárias da Europa e da Oceânia, num ranking formado a partir de mais de 200 mil votos de leitores e viajantes.

A distinção chama a atenção não apenas pela imponência arquitetónica do edifício carioca, mas também pelo simbolismo de manter viva a herança cultural portuguesa em território brasileiro. Ao figurar entre endereços clássicos como a Trinity College Library, em Dublin, e a Biblioteca da Abadia de Admont, na Áustria, o Gabinete reafirma a sua condição de património de valor mundial.

Fundado em 1837 por imigrantes portugueses que desejavam criar um ponto de encontro cultural para a comunidade lusitana, o Real Gabinete ganhou a sua sede atual em 1888. O projeto é um exemplo raro do estilo neomanuelino, inspirado na arquitetura portuguesa da época das grandes navegações. Essa linguagem, marcada por arcos trabalhados, esculturas e detalhes ornamentais, confere ao edifício um ar de palácio renascentista em plena capital carioca.

O interior é ainda mais impressionante: estantes monumentais de madeira contrastam com colunas de ferro, que foram escolhidas de forma visionária como recurso de segurança contra incêndios. A luz natural que atravessa o vitral central ilumina milhares de livros, criando uma atmosfera que já foi descrita por muitos visitantes como mágica. O acervo ultrapassa os 350 mil volumes, incluindo raridades como a primeira edição de Os Lusíadas (1572) e manuscritos de autores clássicos portugueses.

 

Mais informações sobre Biblioteca no Rio é eleita uma das mais bonitas do mundo
 

 

 

Imagem
Biblioteca no Rio é eleita uma das mais bonitas do mundo

UCCLA participou no Seminário "Género e Raça, desafios e perspetivas para o futuro" no Rio de Janeiro

A coordenadora da Área Social da UCCLA Princesa Peixoto, participou, no dia 1 de agosto, a convite da Secretária Municipal da Mulher da Prefeitura de Niterói no Rio de Janeiro, Thaiana Ívia, no Seminário "Género e Raça, desafios e perspetivas para o futuro".

Na mesa do seminário alusiva ao tema “Educação, Migração, Imigração e Políticas Públicas para Mulheres - Os Impactos no Futuro”, Princesa Peixoto resumiu os projetos que a UCCLA desenvolve no âmbito da Educação, Igualdade de Género e Saúde em todos os países de Língua Oficial Portuguesa.


Programa do Seminário
 

Imagem
UCCLA participou em Seminario no Rio de Janeiro_

Reunião com o Secretário Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Decorreu, no dia 4 de julho, uma reunião entre o Secretário-Geral da UCCLA, Luís Álvaro Campos Ferreira, o Secretário Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha, e a coordenadora da Área Social da UCCLA, Princesa Peixoto.

Na reunião, o Secretário de Educação deu a conhecer a importância da participação da UCCLA no evento "Rio Capital Mundial do Livro".

A UCCLA apresentou a proposta, já conversada e discutida em reunião online entre os meses de fevereiro e abril com a equipa responsável pelo projeto no Rio de Janeiro, tendo sido acordado a importância, no segundo semestre de 2025, de delinear os eixos temáticos e geográficos da nossa participação envolvendo as cidades membro da UCCLA em articulação com o evento "Rio Capital Mundial do Livro".

O Secretário de Educação manifestou. Também. a vontade de contar com a presença do Secretário-Geral da UCCLA no “Encontro das Grandes Cidade do Mundo” entre os dias 14 e 17 de novembro, na cidade do Rio de janeiro.

 

Imagem
Reunião com Secretário Municipal de Educação do Rio de Janeiro

XLI Assembleia Geral da UCCLA no Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro foi palco, no dia 24 de março, da XLI Assembleia Geral da UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa), evento que reuniu representantes de diversas cidades dos países lusófonos e empresas, para debater o fortalecimento e a cooperação entre a instituição e os seus membros.
 

Durante a Assembleia, que teve lugar no Palácio da Cidade, foram analisados os seguintes temas da Ordem de Trabalhos:
- Aprovação da ata da XL Assembleia Geral;
- Votação do Relatório de Atividades de 2024;
- Votação do Plano de Atividades de 2025;
- Apresentação e votação de moções; 
- Aprovação dos pedidos de adesão e de exoneração;
- Deliberação sobre a data e local da próxima Assembleia Geral;
- Informações e outros assuntos.

 

Os membros que estiveram presentes, incluindo os novos pedidos de adesão, foram:
Cidades:
- Angola: Belas, Governo Provincial de Luanda, Ingombota, Kilamba, Kilamba Kiaxi, Samba, Sambizanga e Talatona;
- Brasil: Rio de Janeiro;
- Cabo Verde: Praia e Sal;
- China: Macau;
- Guiné-Bissau: Bissau;
- Moçambique: Dondo, Maputo e Quelimane;
- Portugal: Almada, Belmonte, Braga, Cascais, Coimbra, Covilhã, Fundão, Guimarães, Lisboa, Oeiras e Porto;
- São Tomé e Príncipe: Água Grande e Governo Regional do Príncipe;
- Timor-Leste: Dili.
Empresas:
- ADP - Águas de Portugal Internacional;
- Companhia Carris de Ferro de Lisboa.


O Secretário-Geral da UCCLA, Luís Álvaro Campos Ferreira, agradeceu a presença de todas as delegações e destacou os 40 anos da instituição, que se assinalam este ano, “40 anos de lusofonia, muito bem concretizada” que se deve ao grande impulsionador Engenheiro Krus Abecassis.

Para o responsável “devemos olhar para a frente, conhecendo bem o passado, conhecendo bem a sua história, sabendo o que ela nos trouxe denominadores comuns, partilhas”, mas “os grandes desafios que o mundo tem nas suas mais diversas dimensões, sejam elas económicas, sejam elas do ponto de vista social, sejam elas até daquilo que é a renovação e a necessidade de estarmos permanentemente atentos”, tem que ter como foco “princípios e valores da democracia, da tolerância, da liberdade, do progresso social, do desenvolvimento”.

Os documentos referentes ao Relatório de Atividades de 2024 e o Plano de Atividades para 2025 foram analisados criteriosamente e aprovados.
 

No que respeita às moções, foram apresentadas as seguintes:
- Moção n.º 1 - 40 anos da UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa;
- Moção n.º 2 - 50 anos das independências africanas;
- Moção n.º 3 - 25 anos de transferência da soberania de Macau para a República Popular da China;
- Moção n.º 4 / Voto de pesar - Falecimento do General Vasco Rocha Vieira.

 

Relativamente aos pedidos de adesão, foram apresentados os seguintes:

- Cidades: Cacuaco, Camama, Hoji Ya Henda, Ingombota, Kilamba, Maianga, Mussulo, Samba e Sambizanga na Província de Luanda, em Angola, e Belmonte, em Portugal;
- Empresas: Carris, Companhia de Ferro de Lisboa, E.M. S.A. e Ensinus I, Empreendimentos Educativos, S.A.

(clique em cima do nome de cada novo membro e fique a conhecer um pouco melhor a sua história)

 

A UCCLA recebeu um pedido de exoneração, por parte da empresa Diorama na qualidade de membro apoiante. Atendendo a que a Diorama desempenhava funções de vogal no Conselho Fiscal da UCCLA, no presente biénio, foi proposta e aceite que a Câmara Municipal de Braga (Portugal), passasse a assumir funções de vogal no mesmo Conselho Fiscal, até ao final do mandato.

De referir que a Assembleia Geral da UCCLA terá de reunir online, extraordinariamente, para análise do Relatório de Contas, em data que será comunicada oportunamente.

No que respeita ao local e data da XLIII Assembleia Geral Ordinária da UCCLA, e na sequência de uma proposta nesse sentido, foi deliberada a realização em Macau, em abril de 2026.

No ponto final da reunião, e nas Informações e outros assuntos, o Secretário-Geral da UCCLA apresentou uma proposta de deliberação relativa ao facto de, quer o Secretário-Geral, quer a Secretária-Geral Adjunta, Embaixadora Maria Paula Leal da Silva, não serem remunerados nas suas funções na UCCLA, podendo, contudo, ser ressarcidos de quaisquer despesas em que incorram ao serviço desta associação.

A terminar os trabalhos, a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Mendes Pinto, apresentou um vídeo de apresentação de Guimarães como Capital Verde Europeia em 2026, um título ganho com o empenho e o foco da autarquia na temática da sustentabilidade ambiental, ao longo dos últimos doze anos.

 

A UCCLA, fundada em 1985, é uma organização internacional que visa promover a cooperação entre as cidades que têm o português como idioma oficial. A Assembleia Geral, realizada anualmente, é o principal fórum de decisões da entidade, onde se discutem temas relevantes para as cidades-membro e empresas e onde se traçam as diretrizes para os próximos anos.

O encontro no Rio de Janeiro reafirmou o compromisso das cidades lusófonas em trabalhar juntas para enfrentar os desafios e estreitar os laços culturais, económicos e sociais.

 


A prefeitura do Rio de Janeiro organizou um programa cultural diversificado, para acolher as diversas delegações, nos dias 24 e 25 de março.

Assim, no dia 24 de março, tiveram lugar dois painéis de debate, sobre o tema “Rio de Janeiro e a Cultura em Língua Portuguesa” e “Cooperação na Lusofonia: entre a História e o Futuro”.

No dia 25 de março, decorreram visitas técnicas e culturais guiadas, ao Centro de Operações do Rio, ao Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira, ao Instituto Pretos Novos e ao Cais do Valongo.

 


Notícias relacionadas:

+Guimarães: Guimarães reforça cooperação ambiental na XLI Assembleia Geral da UCCLA 

Administração Municipal de Belas: Administração Municipal de Belas participa na XLI Assembleia Geral da UCCLA no Rio de Janeiro 

Africa Press: Luanda Participates in the 41St General Assembly of the UCCLA in Rio De Janeiro 

Angop: Angola participa na 41.ª Assembleia da União das Cidades de língua Portuguesa 

Câmara Municipal de Coimbra: Coimbra reforça compromisso de cooperação entre as cidades lusófonas na XLI Assembleia Geral da UCCLA 

Câmara Portuguesa no Rio de Janeiro: No Palácio da Cidade, participação da XLI Assembleia Geral da UCCLA 

Diário do Rio: Rio de Janeiro sedia Assembleia da UCCLA com foco em cultura e cooperação lusófona 

Guimarães Visível: Guimarães reforça cooperação ambiental na XLI Assembleia Geral da UCCLA 

Jornal de Angola: Luanda participa na 41ª assembleia Geral da UCCLA no Rio de Janeiro 

Jornal de Guimarães: Guimarães integra Assembleia Geral de cooperação ambiental da UCCLA 

Jornal de Notícias de Moçambique: Rasaque Manhique dirige reunião da UCCLA no Rio de Janeiro 

Jornal Mundo Lusíada: Rio sedia Assembleia Geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa 

Jornal o Lince: Rio de Janeiro sedia Assembleia Geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro 

Jornal O País: Luanda participa na XLI assembleia da UCCLA no Brasil 

O Dia: Rio sedia Assembleia Geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa 

Operações Rio: Visita dos participantes da XLI Assembleia Geral da UCCLA

Prefeitura do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro sedia Assembleia Geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa 

Toda a Palavra: Rio sedia Assembleia das Capitais de Língua Portuguesa 

TPA Online: Luanda participa na 41ª Assembleia Geral da UCCLA no Rio de Janeiro 

TV Zimbo: Luanda participa na UCCLA no Rio de Janeiro 

 

 

 

Imagem
XLI Assembleia Geral da UCCLA no Rio de Janeiro

Assembleia Geral da UCCLA no Rio de Janeiro

De acordo com a deliberação tomada na reunião da Comissão Executiva - realizada no passado dia 20 de dezembro - a XLI Assembleia Geral da UCCLA terá lugar no dia 24 de março, às 14 horas, no Palácio da Cidade, Rio de Janeiro, Brasil.


Ordem de Trabalhos: 
- Aprovação da ata da XL Assembleia Geral;
- Votação do Relatório de Atividades de 2024;
- Votação do Plano de Atividades de 2025;
- Apresentação e votação de Moções; 
- Aprovação dos pedidos de adesão e de exoneração;
- Deliberação sobre a data e local da próxima Assembleia Geral;
- Informações e outros assuntos.

 

Os membros que estarão presentes, incluindo os novos pedidos de adesão, são:
Cidades:
- Angola: Belas, Governo Provincial de Luanda, Ingombota, Kilamba, Kilamba Kiaxi, Samba, Sambizanga, Talatona;
- Brasil: Rio de Janeiro;
- Cabo Verde: Praia e Sal;
- China: Macau;
- Guiné-Bissau: Bissau;
- Moçambique: Dondo, Maputo e Quelimane;
- Portugal: Almada, Belmonte, Braga, Cascais, Coimbra, Covilhã, Fundão, Guimarães, Lisboa, Oeiras, Porto;
- São Tomé e Príncipe: Água Grande e Governo Regional do Príncipe;
- Timor-Leste: Dili.

Empresas:
- ADP - Águas de Portugal Internacional;
- Companhia Carris de Ferro de Lisboa.

 

A prefeitura do Rio de Janeiro organizou um programa cultural diversificado, para acolher as diversas delegações, nos dias 24 e 25 de março.

 

 

 

 

Imagem
Assembleia Geral da UCCLA no Rio de Janeiro