O Real Gabinete Português de Leitura recebeu, dia 15 de janeiro, a insígnia da Ordem de Camões por parte do Estado português, uma instituição com quase 200 anos, "criada pelos portugueses e oferecida para os brasileiros".
A cerimónia realizou-se no consulado de Portugal no Rio de Janeiro, com o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, a entregar a insígnia em nome do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Esta é apenas a segunda vez que a condecoração honorífica portuguesa, criada para distinguir serviços relevantes à língua portuguesa e à sua projeção internacional, em homenagem ao poeta Luís Vaz de Camões, é atribuída a uma instituição fora de Portugal, depois do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, em 2021.
O prémio representa "um reconhecimento ao trabalho de todos os luso-brasileiros", numa instituição "viva da cultura voltada para a língua portuguesa, para a literatura, para a história", que está "quase a completar 200 anos", enfatizou Francisco Gomes da Costa, presidente do Real Gabinete Português de Leitura.
Real Gabinete Português de Leitura
O Real Gabinete Português de Leitura, uma biblioteca pública do Rio de Janeiro em estilo manuelino, foi fundado em maio de 1837, por um grupo de emigrantes portugueses que decidiu criar uma biblioteca para ampliar os conhecimentos dos seus sócios e dar a oportunidade aos portugueses residentes no Rio de Janeiro de "ilustrarem o seu espírito".
Aberta ao público desde 1900, a biblioteca possui a maior coleção de livros portugueses fora de Portugal, com cerca de 350 mil volumes.
Real Gabinete Português de Leitura
Mais informações sobre "Real Gabinete Português de Leitura recebe Ordem de Camões"