Foi lançado, no dia 28 de janeiro, o Plano de Mobilidade da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (Membro Efetivo da UCCLA), um conjunto estratégico de intervenções viárias que vai beneficiar a Barra da Tijuca, a Barra Olímpica e o Recreio dos Bandeirantes.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o vice-prefeito Eduardo Cavaliere participaram no lançamento, que decorreu na Cidade das Artes. O plano tem como objetivo reorganizar o sistema viário da Zona Sudoeste, melhorando a fluidez do trânsito numa das regiões com crescimento urbano mais dinâmico da cidade.
De acordo com o vice-prefeito Eduardo Cavaliere, “este plano, que inclui um caderno de intervenções com projetos para a Barra da Tijuca, Barra Olímpica e Recreio dos Bandeirantes, e que visa ao desenvolvimento até 2028, é essencial. Contamos com recursos financeiros e o apoio legislativo para a sua concretização”.
Inicialmente, o plano contempla seis intervenções prioritárias, com investimento estimado em R$ 200 milhões. As obras serão iniciadas no primeiro semestre de 2026, com previsão de conclusão em 2028, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura.
A primeira intervenção será no cruzamento das avenidas Ayrton Senna e Lúcio Costa, um dos pontos mais congestionados da Barra da Tijuca, especialmente no período da manhã, quando o fluxo no sentido Recreio-Barra é mais intenso. No local, será implantada uma rotunda que vai reorganizar os fluxos de tráfego e agilizar o deslocamento, principalmente de quem vem da Praia da Reserva em direção à Barra da Tijuca. A obra já foi licitada, com previsão de início no primeiro semestre.
Outra intervenção prevê a implantação de uma nova via na margem do Canal Marapendi, oposta à Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso, criando uma ligação com a Avenida Armando Lombardi. Será uma alternativa à Avenida Lúcio Costa, além de reduzir a dependência do retorno da Avenida das Américas, nas proximidades do Città América.
Ao longo da Avenida Ayrton Senna, entre a Cidade das Artes e a Linha Amarela, será implantada uma nova configuração das vias existentes, garantindo a continuidade da terceira faixa e promovendo mais segurança e fluidez. As estruturas atuais serão retiradas e substituídas. A intervenção vai organizar os movimentos de entrada e saída e ampliar a eficiência da circulação em um dos principais corredores de ligação entre a Barra da Tijuca e a Grande Jacarepaguá.
O plano também prevê a construção de uma nova ponte sobre o Canal do Arroio Fundo, na Avenida Ayrton Senna. A estrutura vai ampliar a capacidade viária, passando de quatro para seis faixas.
No Recreio dos Bandeirantes será construída uma passagem inferior junto à rotunda da Avenida Alfredo Baltazar da Silveira, criando uma ligação direta com a Avenida das Américas, nas proximidades do Terminal BRT Recreio.
Fechando o conjunto de intervenções da primeira fase do plano, na chegada do corredor expresso da Transolímpica à Avenida Salvador Allende, será construída uma nova passagem para travessia de pedestres na altura da estação Asa Branca.
Mais informações sobre “Prefeitura do Rio lança plano de mobilidade para a Barra da Tijuca”