Cascais
Cascais
Portugal
Imagem
Portugal
Breve história

Situada entre a Serra de Sintra e o mar, o concelho de Cascais é limitado a norte pelo concelho de Sintra, a sul e a ocidente pelo oceano Atlântico e a oriente pelo concelho de Oeiras. O território que hoje constitui o concelho de Cascais foi desde muito cedo, pensa-se que desde o Paleolítico Inferior, palco de ocupação humana, havendo também vastos testemunhos da presença romana e árabe em séculos seguintes. Na segunda metade do século XII, Cascais era uma pequena aldeia de pescadores e lavradores. Graças à sua belíssima baía, a povoação foi, desde cedo, um porto de pesca concorrido e, em 7 de junho de 1364, D. Pedro I concedeu à aldeia o estatuto de vila, que «houvesse por si jurisdição e juízes para fazer direito e justiça». O movimento de embarcações na baía acentuou-se na fase inicial dos Descobrimentos, e foi ali que desembarcou Nicolau Coelho, o primeiro capitão da armada de Vasco da Gama a chegar da Índia. Em 15 de novembro de 1514, D. Manuel I concedeu a Cascais o foral de vila, o primeiro texto regulador da vida municipal, até aí regida pelo foral de Sintra. Cascais foi assim vila piscatória, mais tarde praia de veraneio da corte portuguesa, santuário de refugiados e centro de espionagem ativa durante a II Grande Guerra e, a partir da primeira década do século XX, um ponto de referência turística de renome nacional e internacional. A 30 minutos do aeroporto internacional de Lisboa, Cascais tem sido, ao longo dos anos, palco de eventos de grande dimensão e de elevada projeção internacional e mundial, como congressos e feiras, mas também campeonatos mundiais de Golfe, Vela, Hipismo e Motociclismo, para referir apenas alguns. A vila dispõe de uma oferta cultural de excelência, incluindo o Centro Cultural de Cascais, a Cidadela, o Farol-Museu de Santa Marta ou o Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães. Mais recentemente, a Casa das Histórias Paula Rego oferece ao público um conjunto significativo do trabalho de um dos maiores nomes da pintura contemporânea. O autor do projeto de arquitetura, Eduardo Souto de Moura, foi galardoado, por esse trabalho, com o Prémio Pritzker 2011. A oferta cultural é complementada por uma infraestruturas de grande qualidade na área da hotelaria e da restauração, um Centro de Congressos e por outro equipamento turístico de excelente nível, de que o Casino Estoril, inaugurado em 1931, é certamente um paradigma. No seguimento da boa governança marítima preconizada quer pelo Livro Verde Europeu da Política Marítima, quer pela Estratégia Nacional para o Mar, e fruto do esforço comum entre a Câmara Municipal de Cascais e parceiros locais, têm sido desenvolvidas diversas ações com vista à aplicação das políticas marítimas: elaboração de estudos que promovam o conhecimento acerca da realidade marítima de Cascais; promoção de educação marinha com as escolas de Cascais; promoção de sinergias entre entidades públicas em assuntos relacionados com o Mar; e promoção da economia do mar, entre outras.

Descrição
Área
97, 40 km2
População
206 479 habitantes
Coordenadas
38º 41' N, 09º 25' O
Clima
Ameno, do tipo temperado mediterrânico, com Verões secos e quentes e Invernos chuvosos e mais frios. A variação diária e sazonal das temperaturas é amenizada pela presença do Oceano Atlântico
Elementos Institucionais
Adesão à UCCLA
2011
Aniversário
7 de junho
Presidente da Câmara Municipal
Carlos Carreiras
Morada

Câmara Municipal de Cascais Praça 5 de Outubro 2754 - 501 Cascais, Portugal

Oficinas pedagógicas dinamizadas pela UCCLA

Decorreu no dia 4 de setembro, no Departamento de Educação da Câmara Municipal de Cascais e no Museu Casa das Histórias Paula Rego, a última sessão das oficinas pedagógicas em intercâmbio formativo do Projeto “Construir Futuros de Educação”, promovido pela UCCLA e pela Câmara Municipal da Praia.

As oficinas pedagógicas, dinamizadas pela UCCLA, decorreram de 20 de agosto a 4 de setembro, em Lisboa e Cascais, com a participação das técnicas coordenadoras da Rede Municipal de Educação Pré-Escolar da Cidade da Praia, em Cabo Verde. Contaram com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e do Centro Cultural de Cabo Verde, em Lisboa.

O projeto "Construir Futuros de Educação" promove o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 - Educação de Qualidade e tem como objetivo melhorar a qualidade da oferta dos serviços públicos de educação, intervindo na infância, em projeto educativo, promovendo a comunicação e o intercâmbio de práticas educativas e mobilizando e envolvendo as comunidades escolares.

As ações de formação das Oficinas Pedagógicas ocorreram na sede da UCCLA. O Secretário-Geral da UCCLA, Luís Álvaro Campos Ferreira, procedeu à entrega, no dia 28 de agosto, dos certificados de formação às participantes.
 

 

Imagem
Oficinas pedagógicas dinamizadas pela UCCLA

Festas do Mar 2025 em Cascais

De 28 de agosto a 7 de setembro, as Festas do Mar, em Cascais (Membro Associado da UCCLA), Portugal, trazem música à baía. Serão oito noites com música portuguesa, gastronomia, artesanato e muita diversão.

Nesta edição, haverá cinco concertos diários, um dos quais para as crianças, em três palcos diferentes.

Como já é habitual, as Festas do Mar trazem consigo propostas gastronómicas e de artesanato e muita animação entre o Jardim Visconde da Luz e a Cidadela de Cascais.

No último dia do festival, 7 de setembro, terá lugar a Procissão em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, um dos pontos altos das Festas do Mar. Como já é tradição, a festa termina com a Sinfónica de Cascais, que vai tocar música portuguesa, e o fogo de artifício.

Todos os dias de concerto, das 12H00 às 01h00, entre o Jardim Visconde da Luz e a Cidadela de Cascais, há várias opções de gastronomia e artesanato para todos os gostos e idades. Nos dias sem concertos, o comércio funciona entre as 12h00 e as 22h00.

Os concertos decorrem nas noites de 28 a 31 de agosto e de 4 a 7 de setembro. Nestes dias, a partir das 17h00, a animação é sem parar!

A entrada é livre


Toda a informação disponível no site da Câmara de Cascais https://www.cascais.pt/area/festas-do-mar-2025 

Imagem
Festas do Mar 2025 em Cascais

Apresentado o Plano de Renaturalização Urbana de Cascais

O município de Cascais (Membro Associado da UCCLA), em Portugal, deu no dia 3 de março, um passo decisivo rumo a um futuro mais sustentável, com a apresentação do Plano de Renaturalização Urbana, uma estratégia de longo prazo que visa expandir a estrutura ecológica do concelho, para além das zonas de proteção especial.

A iniciativa, promovida pelo Município de Cascais, aposta na criação de corredores ecológicos que ligam espaços verdes, promovendo a biodiversidade e tornando a cidade mais resiliente às alterações climáticas.

“Estamos a criar condições que contribuam para uma melhor qualidade de vida da população”, referiu Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais. “Este esforço está a ser realizado de uma forma consistente, desde há vários anos. Além daquilo que se vê na área terrestre, estamos também a promover o crescimento das florestas marinhas”, acrescentou o autarca cascalense, lembrando ainda que “a requalificação das ribeiras do concelho tem, igualmente, permitido a criação de espaços verdes para utilização da população.”

O Plano de Renaturalização Urbana de Cascais prevê que, nos próximos cinco anos, sejam plantadas mais de 164 mil árvores e arbustos, reforçando a cobertura vegetal em áreas urbanas e rurais. No perímetro urbano serão plantadas 2.800 árvores de arruamento e espaços verdes. Já o Parque Natural Sintra-Cascais vai receber 160.600 exemplares arbóreos, dos quais mais de 109.860 estarão afetas ao projeto LIFE ResLand, promovido pela mesma autarquia e que recebe o cofinanciamento da Comissão Europeia.

Ao devolver uma cobertura verde significativa ao concelho, Cascais pretende não só melhorar a qualidade do ar, mas também mitigar os efeitos das alterações climáticas, reduzindo as temperaturas médias no verão, aumentando a retenção de humidade no solo e capturando CO₂. Esta estratégia reforça o compromisso da cidade com um desenvolvimento sustentável e a preservação do seu património natural, garantindo um ambiente mais saudável para as gerações futuras.

A arborização do concelho desempenhará um papel fundamental na regulação da temperatura local, criando áreas de sombra e reduzindo o efeito de ilha de calor nas zonas urbanas. Para além do impacto térmico, as árvores contribuirão significativamente para a diminuição do ruído, melhorando o conforto acústico em áreas residenciais e de elevada circulação. Outro benefício relevante será o reforço da privacidade das habitações, com a vegetação a atuar como barreira natural, proporcionando maior sensação de segurança e bem-estar aos residentes. Além disso, o plano prevê melhorias na gestão do tráfego de veículos e peões, promovendo uma circulação mais fluida e segura, tornando os espaços urbanos mais agradáveis e acessíveis para todos. Para além dos seus benefícios ambientais, esta estratégia de renaturalização urbana é um investimento essencial na qualidade de vida e no bem-estar da população.


Mais informações sobre Apresentado o Plano de Renaturalização Urbana de Cascais
 

 


 

Imagem
Apresentado o Plano de Renaturalização Urbana de Cascais

UCCLA organizou Mercado da Língua Portuguesa em Cascais

Durante 3 dias, de 26 a 28 de maio, o Mercado da Vila em Cascais homenageou a língua portuguesa e a união das várias culturas pelo mundo, através do artesanato, cultura, música e gastronomia. A 5.ª edição do Mercado da Língua Portuguesa em Cascais - uma organização da UCCLA com a parceria da Câmara Municipal de Cascais - teve um resultado muito positivo e já estamos a preparar a 6.ª edição!

Um evento multicultural que reuniu diversos países e regiões onde se fala português, como Angola, Brasil, Cabo Verde, Galiza, Goa, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Esta edição contou com cerca de 50 stands, 12 artistas e muitas atividades extra.

No dia 26, o Mercado da Língua Portuguesa deu o pontapé de saída com os discursos do Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, e do vereador da Câmara de Cascais, Francisco Kreye. Ouça aqui as declarações
 

Vídeo da 5.ª edição do Mercado da Língua Portuguesa


Fotos da 5.ª edição no Facebook e Instagram

Vídeos da 5.ª edição no Facebook e Instagram

Conheça quem esteve presente na 5.ª edição do Mercado da Língua Portuguesa

 

 

Imagem
UCCLA organizou Mercado da Língua Portuguesa em Cascais