Fondo Galego de Cooperación e Solidariedade
Fondo Galego de Cooperación e Solidariedade
Espanha
Imagem
Espanha

Projeto de saúde menstrual vai ajudar meninas em Moçambique

O Fundo Galego de Cooperação e Solidariedade e a Associação Nacional de Municípios de Moçambique (ANAMM) (duas empresas/membros apoiantes da UCCLA) estão a colaborar num novo projeto de cooperação internacional, que vai melhorar a saúde menstrual de 714 raparigas, em vinte municípios do país africano.

A iniciativa foi lançada, no dia 5 de setembro, numa reunião virtual com vereadores moçambicanos em que intervieram representantes da ANAMM, da Câmara Municipal de Maputo (Membro Efetivo da UCCLA) e da Câmara Municipal de Betanzos.

A pobreza menstrual afeta a vida de muitas meninas e mulheres que não têm acesso a produtos básicos para cuidar de sua higiene quando estão menstruadas. Esta situação pode fazer com que as meninas sintam vergonha, falta de autoestima e até parem de ir à escola, perpetuando assim o ciclo de exclusão e desigualdade. Para reverter esta situação, o Fundo Galego destinou 15.000 euros, com a distribuição de kits que incluem dois aparelhos menstruais, gel íntimo e sabonete.

Ao mesmo tempo, serão realizadas oficinas para a gestão da higiene menstrual, mas também sobre saúde sexual e reprodutiva, pois estima-se que a gravidez na adolescência afete 166 em cada 1.000 meninas entre 15 e 19 anos. O objetivo é envolver toda a comunidade para quebrar tabus e promover redes de apoio que reduzam a discriminação e favoreçam o empoderamento das meninas.

 

Mais informações sobre Projeto de saúde menstrual vai ajudar meninas em Moçambique

 

Imagem
Projeto de saúde menstrual vai ajudar meninas em Moçambique

Fondo Galego com projeto de cooperação em Cacheu

Através de um projeto de cooperação internacional, o Fondo Galego de Cooperação e Solidariedade, com o apoio do governo regional de Cacheu, na Guiné-Bissau, concretizou o sonho das populações locais disponibilizando acesso a água potável.

Assim foi construído, na comunidade de Umaia, um poço de água e um tanque de 4000 litros, com um sistema de eletrobomba alimentado por painéis solares.

A comunidade, previamente sensibilizada e informada, está agora encarregue da manutenção da infraestrutura, com o apoio do governo regional de Cacheu, parceiro local nesta iniciativa, contribuindo para o alcance do #ODS6.


Mais informações sobre Fondo Galego com projeto de cooperação em Cacheu

 

 

 

Imagem
Fondo Galego com projeto de cooperação em Cacheu