Cacheu
Cacheu
Guiné-Bissau
Imagem
Guiné-Bissau
Breve história

Cacheu é a capital da segunda região (Cacheu) mais populosa da República da Guiné-Bissau. Com a sua génese ligada ao comércio de mão-de-obra escrava, Cacheu foi fundada em 1588, junto ao rio que a baptizou, como primeira feitoria portuguesa deste território. Cidade costeira e antiga capital da Guiné portuguesa, Cacheu foi morada dos capitães-mores nomeados pelo Rei de Portugal. Dotada de uma extraordinária beleza natural, com um clima ameno que mantém nos 26º C a temperatura média anual, Cacheu assume-se como principal zona de pesca artesanal do país a que se aliam as culturas pluviais e a pecuária de assinalável importância regional. A construção de novas infraestruturas, como a ponte Euro-Africana, inaugurada em 2009, que veio facilitar o trânsito de mercadorias diariamente importadas dos vizinhos Gâmbia e Senegal, e a criação, em 1998, do Parque Natural dos Tarrafes do Rio Cacheu, com a sua importante diversidade biológica, têm contribuído para o desenvolvimento sócio-económico da região. A fortaleza de Cacheu, datada do século XVI, foi recuperada pela UCCLA, em 2004, com financiamento desta instituição em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa.

Descrição
Área
5 175 km2 (região)
População
164 676 habitantes (região, estimativa 2004)
Clima
Tropical, geralmente quente e húmido, com época de chuvas de junho a novembro e época seca de dezembro a maio.
Recursos Económicos
Agricultura, pesca e turismo. Recursos mineiros (fosfatos e petróleo) pouco explorados
Elementos Institucionais
Adesão à UCCLA
1989
Aniversário
20 de novembro
Presidente da Câmara Municipal
Governador da Região Civil: Braima Camara
Morada

Comité de Estado da Região do Cacheu
Av. IV Centenário do Cacheu
Caixa Postal n.º 1
Cacheu, República da Guiné-Bissau

Fondo Galego com projeto de cooperação em Cacheu

Através de um projeto de cooperação internacional, o Fondo Galego de Cooperação e Solidariedade, com o apoio do governo regional de Cacheu, na Guiné-Bissau, concretizou o sonho das populações locais disponibilizando acesso a água potável.

Assim foi construído, na comunidade de Umaia, um poço de água e um tanque de 4000 litros, com um sistema de eletrobomba alimentado por painéis solares.

A comunidade, previamente sensibilizada e informada, está agora encarregue da manutenção da infraestrutura, com o apoio do governo regional de Cacheu, parceiro local nesta iniciativa, contribuindo para o alcance do #ODS6.


Mais informações sobre Fondo Galego com projeto de cooperação em Cacheu

 

 

 

Imagem
Fondo Galego com projeto de cooperação em Cacheu

Encontro com representante de São Domingos

Decorreu, no dia 15 de maio, uma reunião entre a Secretária-Geral Adjunta da UCCLA, Embaixadora Paula Leal da Silva, e o representante do município de São Domingos do Governo Regional de Cacheu, na Guiné-Bissau, Mamado Conté, com vista a uma parceria institucional em diversas áreas.

A reunião - que contou com a presença da coordenadora da UCCLA para a Área Social Princesa Peixoto -, que foi solicitada pelo administrador de São Domingos José da Costa, teve como foco o estreitamento das relações e a manifestação de vontade numa parceria institucional em áreas como a Educação Ambiental, Saneamento, Saúde e Sustentabilidade Ambiental.

 

 

Imagem
Encontro com representante de São Domingos