Projeto de saúde menstrual vai ajudar meninas em Moçambique
Imagem
Projeto de saúde menstrual vai ajudar meninas em Moçambique
MOÇAMBIQUE | ANAMM - Associação Nacional dos Municípios de Moçambique; ESPANHA | Fondo Galego de Cooperación e Solidariedade
Publicado em 09-09-2025

O Fundo Galego de Cooperação e Solidariedade e a Associação Nacional de Municípios de Moçambique (ANAMM) (duas empresas/membros apoiantes da UCCLA) estão a colaborar num novo projeto de cooperação internacional, que vai melhorar a saúde menstrual de 714 raparigas, em vinte municípios do país africano.

A iniciativa foi lançada, no dia 5 de setembro, numa reunião virtual com vereadores moçambicanos em que intervieram representantes da ANAMM, da Câmara Municipal de Maputo (Membro Efetivo da UCCLA) e da Câmara Municipal de Betanzos.

A pobreza menstrual afeta a vida de muitas meninas e mulheres que não têm acesso a produtos básicos para cuidar de sua higiene quando estão menstruadas. Esta situação pode fazer com que as meninas sintam vergonha, falta de autoestima e até parem de ir à escola, perpetuando assim o ciclo de exclusão e desigualdade. Para reverter esta situação, o Fundo Galego destinou 15.000 euros, com a distribuição de kits que incluem dois aparelhos menstruais, gel íntimo e sabonete.

Ao mesmo tempo, serão realizadas oficinas para a gestão da higiene menstrual, mas também sobre saúde sexual e reprodutiva, pois estima-se que a gravidez na adolescência afete 166 em cada 1.000 meninas entre 15 e 19 anos. O objetivo é envolver toda a comunidade para quebrar tabus e promover redes de apoio que reduzam a discriminação e favoreçam o empoderamento das meninas.

 

Mais informações sobre Projeto de saúde menstrual vai ajudar meninas em Moçambique