Encontro de Escritores de Língua Portuguesa

O Encontro de Escritores de Língua Portuguesa (EELP) é uma iniciativa anual da UCCLA e tem como objetivo contribuir para o diálogo e enriquecimento recíproco entre escritores dos diferentes continentes.

Este encontro, em torno da língua portuguesa, conta com a participação de escritores representativos e publicamente reconhecidos de todos os países de língua oficial portuguesa.

 

XI Encontro de Escritores de Língua Portuguesa na cidade da Praia

 

19 a 22 de Outubro de 2023

Cidade da Praia, Cabo Verde

 

XI EELP

 

O avião da TAP “Agustina Bessa-Luís” transportou, dia 18 de outubro, os escritores que iriam participar no XI Encontro de Escritores de Língua Portuguesa. Um bom prenúncio - pelo reconhecimento da personalidade de relevo cultural - para o arranque deste evento à volta da cultura e da literatura.

A “Língua Portuguesa, Expressão de Liberdade, Democracia e Desenvolvimento Municipal” foi o tema escolhido para esta edição do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa que decorreu na cidade da Praia, de 19 a 22 de outubro.

Programa

Veja aqui a notícia desta edição 

 

 

X Encontro de Escritores de Língua Portuguesa na cidade da Praia

 

6 a 8 de Outubro de 2022

Cidade da Praia, Cabo Verde

 

X EELP

 

A “Insularidade e Universalidade na Literatura” foi o tema que assinalou a X edição do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, que decorreu na cidade da Praia, em Cabo Verde, de 6 a 8 de outubro, e que reuniu escritores e poetas de diversos países de língua portuguesa.

O Encontro de Escritores de Língua Portuguesa (EELP) é uma iniciativa da UCCLA e da Câmara Municipal da Praia (CMP), em parceria com a Empresa de Mobilidade e Estacionamento da Praia (EMEP), a Academia Cabo-verdiana de Letras (ACL) e a Sociedade Cabo-verdiana de Autores (SOCA).

Leia a notícia desta edição através do link https://www.uccla.pt/noticias/cidade-da-praia-acolheu-x-encontro-de-escritores-de-lingua-portuguesa


Programa do X Encontro de Escritores de Língua Portuguesa

 

 

IX Encontro de Escritores de Língua Portuguesa
 
20 a 22 de Junho de 2019
Cidade da Praia, Cabo Verde
 
IX EELP
 
 
 
A Biblioteca Nacional de Cabo Verde (Várzea, cidade da Praia) acolheu, de 20 a 22 de junho, a 9.ª edição do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa - evento em torno da língua portuguesa que contribuiu para o diálogo e a aproximação entre os escritores dos diferentes continentes - organizado pela UCCLA e pela Câmara Municipal da Praia.
 
Este encontro teve como tema principal “A Literatura Infantojuvenil” e 3 subtemas: “Pôr imagens e sons nas palavras, pôr palavras nas imagens”, “A Literatura Infantojuvenil, lugar de afeto e da emoção” e “Escrever o mundo, escrever-se a si”.
 
A sessão de abertura desta edição do Encontro de Escritores decorreu no dia 20 de junho, às 16 horas, no Parque 5 de Julho, e contou com as intervenções do Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia da Silva, do presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos, do Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho, e do presidente da EMEP - Empresa de Mobilidade e Estacionamento da Praia, Victor Coutinho.
 
Uma homenagem ao escritor cabo-verdiano Germano Almeida - Prémio Camões 2018 - deu um enriquecimento ainda maior a este IX Encontro de Escritores de Língua Portuguesa.
 
Presenças dos seguintes escritores:
- Angola: A. Pedro Correia e Cremilda Lima;
- Brasil: Andréa Zamorano;
- Cabo Verde: Ana Cordeiro, Augusta Teixeira (Mana Guta), Daniel Medina, Germano Almeida, Hermínia Curado Ferreira, João Lopes Filho, Natacha Magalhães e Odair Varela; 
- Galiza: Adela Figueroa Panisse;
- Guiné-Bissau: Kátia Casimiro;
- Moçambique: Conceição Queiroz; 
- Portugal: André Letria, Avelina Ferraz, Daniel Completo, José Fanha e Sílvia Alves;
- São Tome e Príncipe: Olinda Beja.
 
 
No âmbito do programa do encontro houve, também, visita a escolas – para ouvir os alunos falarem sobre literatura -, assim como à Assomada, Tarrafal e Cidade Velha.
 
De salientar que as anteriores edições do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa decorreram na cidade de Natal (Brasil - 4), em Luanda (Angola - 1) e na cidade da Praia (Cabo Verde - 3). 
 
Já participaram mais de 100 escritores, entre os quais escritores consagrados pelos principais prémios literários das literaturas escritas em Língua Portuguesa - incluindo 6 prémios Camões: Arménio Vieira, Eduardo Lourenço, João Ubaldo Ribeiro, Pepetela, Mia Couto e Germano Almeida -, mas também escritoras e escritores de diferentes gerações e tradições literárias.
 
 


Leia a notícia desta edição através do link https://www.uccla.pt/noticias/cidade-da-praia-acolheu-9a-edicao-do-encontro-de-escritores-de-lingua-portuguesa

 

 

VIII Encontro de Escritores de Língua Portuguesa
 
19 a 21 de Abril de 2018
Cidade da Praia, Cabo Verde
 
Logotipo VII EELP
 
A cidade da Praia, em Cabo Verde acolheu, de 19 a 21 de abril, a 8.ª edição do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, num evento organizado pela UCCLA e pela Câmara Municipal da Praia.
 
Este encontro - cujo tema desta edição é “A Cidade e a Literatura: Conexões entre Cidadania, Criatividade e Juventude” -, em torno da língua portuguesa, contribuiu para o diálogo e enriquecimento recíproco entre os escritores dos diferentes continentes. 
 
Já participaram mais de 100 escritores, entre os quais escritores consagrados pelos principais prémios literários das literaturas escritas em Língua Portuguesa - incluindo 5 prémios Camões: Arménio Vieira, Eduardo Lourenço, João Ubaldo Ribeiro, Pepetela e Mia Couto -, mas também escritoras e escritores de diferentes gerações e tradições literárias.
 
 
 
 
VII Encontro de Escritores de Língua Portuguesa
 
26 a 29 de Outubro de 2017
Cidade da Praia, Cabo Verde
 
Logotipo VII EELP
 
 
Com o tema “À Margem da Literatura”, decorreu na cidade da Praia, de 26 a 29 de outubro, o VII Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, num evento que reuniu escritores, poetas, jornalistas e realizadores.
 
A abertura do evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos, do vereador da cultura da Câmara da Praia, António Lopes da Silva, do presidente da EMEP (Empresa de Mobilidade e Estacionamento da Praia), Mário Fernandes, e do Secretário-Geral da UCCLA, Vítor Ramalho.
 
 
 
 
VI Encontro de Escritores de Língua Portuguesa
 
1 a 3 de Fevereiro de 2016
Cidade da Praia, Cabo Verde
 
Logotipo do VI EELP
 
 
A cidade de Praia, em Cabo Verde, acolheu a VI edição do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, de 1 a 3 de fevereiro. Organizado pela UCCLA e pela Câmara Municipal da Praia, o evento reuniu 30 autores de oito países lusófonos e de Macau, região administrativa da China onde se fala o português.
 
A abertura do encontro contou com as intervenções do presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos, do Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, e do representante dos escritores, João de Melo. 
 
Com os temas “A Literatura e a Diáspora”, “A Literatura e a Insularidade” e “A Poesia e a Música”, durante 3 dias viveu-se a diáspora e a lusofonia, numa convergência de culturas.
 
Leia a notícia do VI Encontro de Escritores através do link http://www.uccla.pt/noticias/encontro-de-escritores-de-lingua-portuguesa-em-cabo-verde
 
 
 
V Encontro de Escritores de Língua Portuguesa
 
21 a 23 de Janeiro de 2015
Luanda, Angola
 
LOgotipo V EELP
 
 
Pela primeira vez o Encontro de Escritores de Língua Portuguesa teve lugar na capital angolana, Luanda - após 4 edições na capital potiguar do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil – num evento organizado pela Comissão Administrativa da cidade de Luanda e pela UCCLA.
 
Esta V edição desenrolou-se à volta do tema central ”As Cidades na Literatura” no qual foram analisados três subtemas “As Migrações e as Cidades”, “Dinâmicas, Transformações e Ambiente Social” e “A Infância nas Cidades”, que foram debatidos de 21 a 23 de janeiro, no Hotel Diamante.
 
Leia a notícia do V Encontro de Escritores através do link http://www.uccla.pt/noticias/encontro-de-escritores-de-lingua-portuguesa-0
 
 
 
IV Encontro de Escritores de Língua Portuguesa
 
6 a 9 de Novembro de 2013
Natal, Brasil
 
Logotipo do IV EELP
 
 
Os "Prazeres da Vida" foi o mote do IV Encontro de Escritores de Língua Portuguesa (EELP), promovido pela UCCLA, numa edição integrada no Festival Literário de Natal (organizado pela Prefeitura de Natal, Brasil), e que decorreu de 6 a 9 de novembro de 2013 – contribuindo, deste modo, para o diálogo e enriquecimento reciproco entre escritores do Rio Grande do Norte, com os do Brasil e com as diferentes literaturas de expressão em Língua Portuguesa.
 
O IV EELP, que decorreu dias 7 e 8 de novembro, teve como subtemas “A Literatura e o Humor”, “A Literatura e a Gastronomia” e “A Literatura e o Erotismo”.
 
O Prefeito de Natal, Carlos Eduardo, e o Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho, marcaram presença no arranque deste grande evento cultural, numa tenda improvisada localizada em frente ao Teatro Alberto Maranhão. 
 
 
 
 

 

III Encontro de Escritores de Língua Portuguesa
 
15 a 17 de outubro de 2012
Natal, Brasil
 
Logotipo III EELP
 
Decorreu de 15 a 17 de outubro, o III Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, na cidade de Natal, no Brasil. Este evento, organizado pela UCCLA, Prefeitura de Natal e com o apoio da Associação LisNatal, representou um sucesso nas palavras dos diferentes intervenientes, desde oradores, palestrantes e público em geral. 
 
Para este encontro os autores convidados, debruçaram-se sobre os seguintes temas: “Literatura Infanto Juvenil”, “Literatura e Futebol” e “Literatura Oral e Tradicional”, em textos inéditos, muito aplaudidos pelos participantes nas sessões.
 
 
 
 
II Encontro de Escritores de Língua Portuguesa
 
23 a 25 de Novembro de 2011
Natal, Brasil
 
Logotipo II EELP
 
Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Natal e a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), com o apoio da Associação Lisboa/Natal (LisNatal), organizaram o Encontro de Escritores de Língua Portuguesa (EELP), em Natal, que teve lugar nos dias 23, 24 e 25 de novembro, em que mais de 1 500 participantes, entre escritores, professores, estudantes e público em geral, animaram os debates e contribuíram para o enriquecimento da nossa língua comum.
 
O II Encontro teve a debate 3 temas, a saber: Literatura de Viagens, O Estado e a Evolução da Língua Portuguesa e Poesia Escrita para a Música.
 

 

I Encontro de Escritores de Língua Portuguesa
 
28 a 30 de abril de 2010
Natal, Brasil
 
Logotipo I EELP
 
 
Decorreu no Teatro Alberto Maranhão, a primeira edição do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, numa iniciativa organizada pela UCCLA e prefeitura de Natal.
 
Os temas em debate foram: “Literatura Lusófona: elo entre continentes e culturas”; “Cosmopolitismo: expressões populares e globalização”; “Os desafios das novas tecnologias na literatura”.

 

Publicado em 05-02-2018