Talatona
Talatona
Angola
Imagem
Angola
Breve história

Talatona é um município na província de Luanda, Angola, conhecido pelo seu desenvolvimento e urbanização. Com uma área de cerca de 40 km², Talatona tem-se destacado após o fim da guerra civil. O município é composto pela comuna-sede, Talatona, e pela comuna de Benfica, dividindo-se nos distritos urbanos de Camama (ou Cidade Universitária), Futungo de Belas e Quificas. A região é banhada pela baía do Mussulo e inclui o ilhéu dos Pássaros e a ilha do Desterro. Situado a aproximadamente 17 km do centro de Luanda, Talatona possui torres residenciais e comerciais, além de condomínios. A construção de importantes vias de acesso foi realizada pela Odebrecht, melhorando a conexão com Luanda.
A área de Talatona começou a ser desenvolvida na década de 1990, servindo inicialmente como área de cultivo para camponeses. Após 2002, com o fim da guerra, começou a urbanização da região. Em 2011, com a criação do município de Belas, Talatona tornou-se parte integrante dele. Em 2016, Talatona foi estabelecida como um município independente, conforme o plano diretor da Região Metropolitana de Luanda.
Economicamente, Talatona é notável pelo centro de compras “Belas”, inaugurado em 2008. No setor educacional, destacam-se instituições como a Cidade Universitária da Universidade Agostinho Neto em Camama e a Universidade Privada de Angola. O Estádio Nacional 11 de Novembro, situado no distrito urbano de Camama, é um local importante para eventos desportivos no município.

Descrição
Área
Cerca de 40 km2
População
Cerca de 200.000 habitantes (estimativa de 2021)
Elementos Institucionais
Adesão à UCCLA
20 de novembro de 2023
Aniversário
18 de outubro
Presidente da Câmara Municipal
Administradora Municipal de Talatona - Sandra Caetano Batalha
Morada

Condomínio Smart Business Park 
Rua Ekwikwi II, Torre B 
Município de Talatona 
Província de Luanda, Angola

Iniciativa para combater o lixo marinho arranca em Talatona

Foi lançada, no dia 12 de setembro, a “Iniciativa de Gestão de Resíduos - Por Oceanos Limpos e contra o Lixo Marinho”, um projeto-piloto que pretende reduzir a poluição plástica e promover uma economia circular no município de Talatona (Membro Associado da UCCLA), em Angola.

Resultado de uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Angola, a Embaixada Real da Noruega, a Administração de Talatona e a Agência Nacional de Resíduos (ANR), a iniciativa surge como resposta ao desafio crescente da poluição plástica e da gestão de resíduos sólidos, fatores que têm impacto direto na saúde pública, na economia local e na preservação dos ecossistemas marinhos.

Com potencial de replicação noutras zonas do país, o projeto no município do Talatona será um laboratório de soluções integradas, incluindo o mapeamento das fontes e rotas de resíduos plásticos, a implementação de sistemas de recolha multi-contentores e a criação de centros de depósito com incentivos para a população.

Focada na ação da comunidade, a iniciativa contempla ainda o desenvolvimento de oficinas de reciclagem voltadas para a geração de emprego verde e programas de sensibilização ambiental e capacitação, com destaque para a participação de jovens e mulheres.

O lançamento contou com a participação de representantes do Governo, parceiros de desenvolvimento, agências das Nações Unidas, sector privado, sociedade civil, organizações comunitárias e meios de comunicação.


Mais informações sobre Iniciativa para combater o lixo marinho arranca em Talatona
 

 

 

Imagem
Iniciativa para combater o lixo marinho arranca em Talatona

Inauguração de Centro de Saúde em Talatona

Os moradores do bairro Casas Azuis, no Distrito Urbano da Cidade Universitária, no município de Talatona (Membro Associado da UCCLA), em Angola, ganharam uma nova unidade de hospitalar de referência, inaugurada no dia 20 de dezembro, numa cerimónia que reuniu autoridades municipais e locais.

A cerimónia de inauguração foi feita pelo Administrador Municipal de Talatona, José de Oliveira Bastos, acompanhado dos Administradores municipais Adjuntos e de várias entidades locais.

O Centro de Referência das Casas Azuis vai oferecer todos os serviços de saúde pública essenciais para a população local. Entre as principais facilidades disponibilizadas, destacam-se os serviços de consultas pré-natais, serviços de puericultura, medicina, pediatria, vacinação alargada, tisiologia, HIV, saúde sexual reprodutiva e planeamento familiar.

A nova unidade, construída no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), é uma infraestrutura de raiz, projetada para fortalecer os serviços de saúde local e melhorar a qualidade de vida da população da região.


Mais informações sobre a Inauguração de Centro de Saúde em Talatona


 

Imagem
Inauguração de Centro de Saúde em Talatona