

Foi lançada, no dia 12 de setembro, a “Iniciativa de Gestão de Resíduos - Por Oceanos Limpos e contra o Lixo Marinho”, um projeto-piloto que pretende reduzir a poluição plástica e promover uma economia circular no município de Talatona (Membro Associado da UCCLA), em Angola.
Resultado de uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Angola, a Embaixada Real da Noruega, a Administração de Talatona e a Agência Nacional de Resíduos (ANR), a iniciativa surge como resposta ao desafio crescente da poluição plástica e da gestão de resíduos sólidos, fatores que têm impacto direto na saúde pública, na economia local e na preservação dos ecossistemas marinhos.
Com potencial de replicação noutras zonas do país, o projeto no município do Talatona será um laboratório de soluções integradas, incluindo o mapeamento das fontes e rotas de resíduos plásticos, a implementação de sistemas de recolha multi-contentores e a criação de centros de depósito com incentivos para a população.
Focada na ação da comunidade, a iniciativa contempla ainda o desenvolvimento de oficinas de reciclagem voltadas para a geração de emprego verde e programas de sensibilização ambiental e capacitação, com destaque para a participação de jovens e mulheres.
O lançamento contou com a participação de representantes do Governo, parceiros de desenvolvimento, agências das Nações Unidas, sector privado, sociedade civil, organizações comunitárias e meios de comunicação.
Mais informações sobre Iniciativa para combater o lixo marinho arranca em Talatona