Fortaleza
Fortaleza
Brasil
Imagem
Brasil
Breve história

A prefeitura de Fortaleza está localizada na região nordeste do Brasil e faz fronteira a noroeste com o município de Caucaia, a oeste com Aquiraz, Maracanáu e Pacatuba, a sul com Eusébio e Itaitinga e, a leste é banhado pelo oceano Atlântico. Integrado e capital do estado do Ceará, o município está dividido administrativamente em 12 Secretarias Executivas Regionais e é composto por 121 bairros que, historicamente, eram vilas que foram incorporados à capital devido à expansão dos limites do município. Fortaleza possui uma área de 312.441 km2, com cerca de 2.703,391 habitantes, segundo estimativas de 2021. Demograficamente corresponde ao município mais populoso do estado de Ceará e à quinta do país.
A origem do nome do município provém do latim Fortitudine, que significa força, coragem e valentia. Os marcos históricos de povoação da região remontam há cerca de 2000 anos, tendo a região sido povoada por índios tapuias e, posteriormente, por índios tupis até à colonização portuguesa. Para além dos portugueses, também os espanhóis passaram na região, sendo a reconhecida a posse, pelos portugueses, da região com o Tratado de Tordesilhas, em 1949, ainda que a ocupação seja datada de 1957/1958. A região foi, igualmente, ocupada pelos holandeses, de 1637 a 1644 e posteriormente de 1649 a 1954.
A 13 de abril de 1726, a região foi elevada à condição de vila, por efeito da Resolução Régia de 9 de março de 1725, tornando-se a segunda do estado, correspondendo ao centro político deste. A categoria de cidade foi conferida posteriormente, pela Resolução de 2 de janeiro, Decreto de 24 de fevereiro e Carta de 17 de março de 1823, passando a ser denominada de Fortaleza da Nova Bragança.
Atualmente, Fortaleza ocupa o lugar 9.º município com maior PIB - Produto Interno Bruto do Brasil, com base no setor terciário, um comércio diversificado em torno da produção de calçado, têxtil, alimentos, bem como pela extração de minerais. Para além disso, em termos de serviços, é sede financeira de bancos e é ainda cimentada pelo turismo, sendo o 5.º destino turístico do Brasil, segundo os dados lançados, em 3020, pelo Mtur - Ministério do Turismo, em grande parte devido aos seus 34 km de praias.
Em termos de cooperação descentralizada, Fortaleza possui geminação com vários municípios, nomeadamente Caracas (Venezuela), Libertador (Venezuela), Miami (EUA), Montese (Itália), Natal (Brasil), Praia (Cabo Verde), Racine (EUA), Sal (Cabo Verde), São Filipe (Cabo Verde) e São Luís (Senegal).

Apresentação da cidade disponível no link https://www.fortaleza.ce.gov.br/images/0001/Apresentacao_Fortaleza_1.pdf

Descrição
Área
312.441 km2
População
2.428,678 habitantes (estimativa IBGE, 2022)
Clima
Tropical
Elementos Institucionais
Adesão à UCCLA
28 de outubro de 2022
Aniversário
13 de abril
Presidente da Câmara Municipal
Prefeito Evandro Leitão
Morada

Rua São José, 01 - Centro, CEP: 60.060-170, Fortaleza Ceará, Brasil

Novo cardápio escolar da rede municipal de Fortaleza

Com vista a proporcionar melhorias nutricionais nas escolas municipais de Fortaleza (Membro Associado da UCCLA), no Brasil, será implementada, a partir do dia 1 de agosto, a reformulação do cardápio das escolas. Com proteínas todos os dias, a merenda escolar passa a ter o tradicional pratinho junino todas as sextas-feiras, proporcionando mais sabor e identificação regional às refeições das crianças.

A medida foi apresentada pelo prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, juntamente com o secretário da Educação, Idilvan Alencar.

Outra novidade anunciada pelo prefeito contempla professores e servidores (incluindo terceirizados) que atuam nas unidades escolares, sem perder o direito ao vale alimentação. Eles também terão acesso à alimentação oferecida nas escolas municipais. Embora o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) seja voltado exclusivamente para os estudantes, a gestão municipal realizará um complemento de recursos próprios, o que possibilita essa expansão de forma responsável e planeada.

“Além do pratinho, o novo cardápio terá outros elementos da gastronomia regional, como baião de dois, farofa de ovos e cuscuz com carne. É um importante ganho para a nutrição das nossas crianças e tudo com base nas recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar”, destacou Evandro Leitão.


Mais informação sobre Novo cardápio escolar da rede municipal de Fortaleza

 

 

Imagem
Novo cardápio escolar da rede municipal de Fortaleza