Livro do VIII Encontro de Escritores de Língua Portuguesa

Livro do VIII Encontro de Escritores de Língua Portuguesa

Uma das atividades culturais da UCCLA tem sido a realização do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa. Após a finalização de cada encontro, a UCCLA elabora um livro com todas as intervenções, e respetivas imagens, para ser distribuído não só pelos intervenientes do encontro, mas também para constituir como informação útil para todas as pessoas. A UCCLA acaba de apresentar o livro do VIII Encontro de Escritores de Língua Portuguesa.

Para o Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, “Desde o I Encontro que foi preocupação da UCCLA, em colaboração com cada uma das cidades em que teve lugar, realizá-lo sob um tema que mobilize os escritores convidados para que as suas intervenções tenham em atenção o tema em causa. No que respeita ao VIII Encontro, o qual temos o prazer de divulgar por este meio, o tema escolhido foi "A Cidade e a Literatura: Conexões entre Cidadania, Criatividade e Juventude".

De acordo com Vitor Ramalho “Em todos os Encontros e também neste VIII, participaram, como convidados, escritores de todos os países de língua oficial portuguesa, sem exceção, de regiões onde a nossa língua também é a oficial como é o caso da R.A.E.M. - Região Administrativa Especial de Macau, também das cidades onde ela ainda tem expressão significativa, como é o caso de Olivenza, ou, ainda, de uma outra em que o português teve a sua origem. Falamos da Galiza com o galaico-português.”

Veja o livro do VIII Encontro de Escritores de Língua Portuguesa  na ligação https://issuu.com/uccla/docs/livro_online_viii_encontro_de_escritores_2018_fina

Livro do VIII EELP

 

Os Encontros de Escritores de Língua Portuguesa (EELP) têm como principais objetivos a valorização da cultura, a difusão e promoção das literaturas dos países que falam Português, o diálogo e a troca de experiências entre os escritores das literaturas dos diferentes países e a sua partilha com a população, sempre em coordenação e parceria com as Câmaras Municipais locais.


Nestes EELP já participaram mais de 100 escritores, entre os quais, importantes escritores, consagrados pelos principais prémios literários das literaturas escritas em Língua Portuguesa (incluindo 5 prémios Camões: Arménio Vieira, Eduardo Lourenço, João Ubaldo Ribeiro, Pepetela, Mia Couto), mas também escritoras e escritores de diferentes gerações e tradições literárias, que nos enriqueceram com as suas intervenções sobre temas que refletiram as preocupações do mundo de hoje.

A realização de cada Encontro de Escritores de Língua Portuguesa poderá ser conhecida através do link https://www.uccla.pt/noticias/encontro-de-escritores-de-lingua-portuguesa-1

De referir que os primeiros quatro encontros decorreram na cidade brasileira de Natal. O quinto encontro teve lugar na capital de Angola, Luanda. Os últimos quatro encontros decorreram na cidade da Praia, em Cabo Verde.

 

 

Publicado em 01-03-2021