4.ª Edição do Mercado da Língua Portuguesa

Cascais recebe a 4.ª Edição do Mercado da Língua Portuguesa

Artesanato, gastronomia, música, literatura e outras atividades vão marcar presença na 4.ª edição do Mercado da Língua Portuguesa, de 27 a 29 de maio, no Mercado da Vila de Cascais. Um evento organizado pela UCCLA, em colaboração com a Câmara Municipal de Cascais, que promete homenagear a língua portuguesa e a união das várias culturas pelo mundo. Não falte!


Programa

Programa Mercado Lingua Portuguesa 2022

 

 

Programa (pdf)

 

4.ª Edição do Mercado da Língua Portuguesa - Artesanato

 

Angola

 

Artesanato da Tété

Artesanato inspirado em África. Peças de artesanato feitas em biscuit (massa de modelar), como bonecas africanas. Marcadores de livros e pintura angolana.

MLP _artesanato da tete

Contatos: naterciaalmeida52@hotmail.com / +351 966 454 106
Páginas: https://www.facebook.com/artesanatonatercia / https://www.instagram.com/artesanato_da_tete_/

 

Atelier da Gégé

Toalhas, vestidos e casacos feitos com tecidos angolanos, marcadores e tabuleiros com imagens angolanas. Bolsas feitas a partir de cápsulas de latas de refrigerantes.
 

Atelier da gege_MLP

Contato: eugeniaroldao@yahoo.com.br / +351 914880849
Páginas: https://www.facebook.com/Atelier-DA-G%C3%89G%C3%89-817938411915781/
 

 

Dila Moniz

Nasceu no Huambo, Angola, é Luso-Angolana e reside em Portugal. Formada em Artes Plásticas - Pintura pela ESAD (Escola Superior de Arte e Design) das Caldas da Rainha, desde então já participou em várias exposições nacionais e internacionais, tendo obras em coleções particulares em vários países do mundo. Desde cedo percebeu que as artes plásticas seriam a forma de se expressar por excelência e para o fazer utiliza diferentes técnicas e materiais, criando com eles um novo universo criativo. Para além da pintura dedica-se também à criação de peças únicas e originais de joalharia artesanal, tendo sempre a sua mistura intercultural, (africana e europeia) como inspiração.
 

Dila_moniz_MLP

Contatos: dilamoniz@gmail.com
Páginas: https://www.facebook.com/dilamoniz / https://www.instagram.com/dila.art.design/ / http://dilamoniz.tumblr.com/

 

Ginguba Artesanato

Artesanato feito à mão com criatividade e fazendo apelo à valorização dos tradicionais panos africanos. De Angola vêm os panos e a arte africana, as famosas Galinhas do Kikolo. Artesanato com número de série da República de Angola, património Cultural.

 MLP_ginguba


Contatos: ginguba.artesanato@gmail.com / +351 913 745 502
Páginas: https://www.facebook.com/Ginguba-Artesanato-2097653997017007/ / https://www.instagram.com/ginguba.artesanato/

 


Kakixibydjelfa

A marca KAKIXIBYDJELFA já tem quase 4 anos de existência. A sua criadora, Libânia Costa, é empreendedora desde os seus 12/13 anos. Nessa altura comprava peças de roupa em saldos e enviava para Angola para revender. A veia empreendedora é de família. Já experimentou algumas atividades, desde decorações de festas, maquilhagem, cozinha típica de Angola, enfim empreender é arriscar até encontrar o porto seguro para ancorar e nós mulheres somos mestres em arriscar. Libânia gosta de brincar com os panos, começou com as capulanas, mas o objetivo não é ficar por aqui. Por agora costura peças de roupa e acessórios (não todas ainda) ao seu jeito. Já se intitula como fashion designer. Criou uma loja digital https://www.instagram.com/kakixibydjelfaatelier/ que é mais uma montra até criar o site .

kakixibydjelfa_MLP

Páginas: https://www.instagram.com/kakixibydjelfa/

 


One Diva

A loja online one-diva.com nasce do sonho da sua fundadora Domiana que, no tempo que gosta de estar com família e amigos, mantém acesa a necessidade de partilhar com o mundo o seu estilo, muito próprio, predominante pela cultura, o design e a partilha global de conteúdos. Nascemos para surpreender, transformar e empoderar mulheres à volta do mundo através dos nossos turbantes, brincos e agora os batons by One Diva cuidadosamente pensados e desenvolvidos para serem confortáveis e fáceis de usar e amigos dos animais com relação à nossa linha cosmética.

one_diva_mlp

Contatos: domianaruivo@gmail.com / +351 911 129 582
Páginas: https://www.facebook.com/onediva.pt / https://www.instagram.com/domianaruivo / https://www.instagram.com/onediva

 

 

Pretyles

Tecidos africanos e artesanato de Angola, como balaios e leques, malas e caixas.
 

pretyles_mlp

Páginas: https://www.facebook.com/Pretyles-101309965571604 / https://www.instagram.com/pretyles/


 

Trulyafro

Marca de vestuário pronto-a-vestir produzido com tecidos de padrões africanos, que lhe oferece a possibilidade de adquirir uma peça de vestuário de forma prática, de qualidade superior, sem passar pelo tempo de espera que um atelier demoraria a executar um artigo à sua medida. Juntam a originalidade e qualidade dos tecidos de padrões africanos à qualidade da confeção e variedade de escolha, tudo a preços acessíveis, tendo como finalidade a criação de peças-base que possam ser combinadas com outras que já possua no seu guarda-roupa. A TrulyAfro consegue unir a elegância, a originalidade e o rigor do atelier à facilidade do pronto-a-vestir.

trulyafro_MLP

Contatos: trulyafro@gmail.com / +351 939 905 109
Páginas: http://www.trulyafro.ecwid.com/https://www.facebook.com/trulyafro/https://www.instagram.com/trulyafro/

 

 

 

Brasil

 

Filigrana Biológica

Acessórios femininos feitos a partir de folhas naturais e produtos orgânicos, banhados em diversos metais, conhecido como filigrana biológico pela semelhança com a tradicional arte de ourivesaria portuguesa.

FILIGRANA BIOLOGICA_MLP

Contatos: geral@filigranabiologica.pt / +351 917 998 800
Páginas: http://www.filigranabiologica.pt/ / https://www.facebook.com/filigranabiologica/ https://www.instagram.com/filigranabiologica/


 

Mica Lilac Lisboa

Peças feitas à mão com material de alta qualidade (couro, fio de seda, zircônia, cristais e metal ródio). Feitas pela autora e pela sua mãe, que são apaixonadas por pulseiras, e por isso todas as peças são feitas com todo o amor.

MLP_Logo_filigrana biologica_brasil


Contatos: michellesrocha@hotmail.com / +351 967674958
Páginas: https://micalilac.com/ / https://www.facebook.com/micalilacoficial / https://www.instagram.com/micalilac


 

Seja Arte

Somos uma loja, que atua em Portugal, com acessórios de moda, no segmento de produtos ecológicos e sustentáveis, divulgando e privilegiando artesãos e designers, que utilizam a transformação de materiais passíveis de descarte (upcycling), materiais oriundos da natureza, para a criação de peças de arte. Com um alto valor agregado para a sociedade e para o meio ambiente, as peças produzidas através do processo de upcycling são consideradas ecológicas, uma vez que aumentam a vida útil dos materiais utilizados. Através da curadoria feita por Ana Lucia Campos, brasileira, vivendo em Lisboa, são selecionados artesãos, designers e marcas exclusivas que atuam nesse segmento da arte sustentável. A linha de produtos, atualmente, conta com as seguintes peças oriundas do Brasil:
- Ecobijoux da designer Fátima Araújo (Rio de Janeiro), produzidas com a reutilização de cápsulas de café de alumínio; 
- Biojóias produzidas com madeira de reaproveitamento e biojóias/acessórios em capim dourado, selecionadas através da parceria com a marca Shodo Braziliam Crafts (Lisboa).

MLP_LOGO SEJA ARTE

Contatos: contacto@sejaarte.pt / Ana Lucia Campos +351 91 999 1747
Páginas: https://www.facebook.com/sejaarte.artesanatos / https://www.instagram.com/sejaarte.pt/

 

 

Santo Sol

Venda de biquínis e kimonos.

Santo Sol

Contato: Márcia Damasceno - marciadamasceno7@gmail.com

 

 

Cabo Verde

 

Dez grãozinhos di terra

Trabalho que surge da tecitura de caminhos distintos e de saberes diversos, que convergem na paixão pela autenticidade. A terra matéria, terra afável mãos que amassam, carícias que moldam impulso do fazer, do criar e do conceber como força motriz, essência deste trabalho, sob a forma de objetos únicos, intemporais, saberes da terra, de terra feitos, que nos ligam à génese e aos elementos criadores - água, fogo, terra, ar, natureza. Grãos na palma da mão, energia em cada peça, tocar o ancestral, ver o hoje. “Dez grãozinhos di terra” é um poema de Jorge Fernandes Monteiro (Jmont), poeta do Mindelo nascido em 1913.

MLP_logo_Dez Grãozinhos

Contatos: dezgraozinhos@gmail.com / +238 957 58 24
Páginas: https://dezgraozinhosditerra.com / https://www.facebook.com/olariadeautor / https://www.instagram.com/a.marta_clemente/



Plataforma Voador

Criada em 2020 através do Diversidade (Projecto PROCULTURA), com o financiamento da União Europeia, o cofinanciamento do Instituto Camões, I.P. e da Fundação Calouste Gulbenkian, sob a gestão do Instituto Camões, I.P., a Plataforma Voador, foi desenhada para ligar profissionais de diferentes áreas artísticas, mostrando ao público internacional o trabalho de um conjunto selecionado de criadores, conectando-os entre si e com outros mercados. A plataforma apresenta obras de criadores locais, criteriosamente escolhidas, para levar até si o que de melhor se faz em Cabo Verde nos domínios das artes plásticas, ilustração, fotografia, artesanato e design, criando um espaço online de cultura partilhada.

MLP_logotipo_Voador

Contatos: admin@voador.org
Páginas: www.voador.org / https://www.facebook.com/voador.org/ / https://www.instagram.com/voador_org/

 

Steve Espírito Santo - Artempalha

Nasceu e cresceu na ilha de Santiago, em Cabo Verde. Saiu de Cabo Verde em 2010 após o convite para várias exposições na Europa e em alguns países da América, Brasil, e Ásia. Com um estilo único, a ideia de arte em palha surgiu porque vive numa zona agrícola e lá existem muitos materiais que a natureza oferece, principalmente palha de milho e fibra de bananeira seca que não servia nem para o pasto. Assim surgiu Artempalha, matérias que dão vida à imaginação do autor. Um projeto 100% de Cabo Verde, Steve Espírito Santo criou a marca Artempalha, peças decorativas e esculturas que retratam vivências e profissões de Cabo Verde.

MLP _ArtePalha_logotipo

Contatos: artempalha870@gmail.com / +238 593 80 02
Páginas: https://www.facebook.com/artempalha / https://www.instagram.com/art.empalha/


 

Galiza
 


Secretaria Xeral de Política Lingüística da Xunta de Galicia

Promover a língua e a cultura galega com sabores, livros, música e artesanato.

xunta galicia MLP

Páginas: https://www.lingua.gal/a-secretaria-xeral/saudohttps://www.facebook.com/LinguaGalegahttps://www.instagram.com/xuntagalicia/

 

 

Goa

 

Kaladeep

Representamos a Índia, trajes com muitas cores e diferentes modelos, acessórios e bijutaria típica vinda diretamente da Índia. Empresa fundada em 2008 por Deepa Kapil, de origem indiana.

Kaladep_MLP em cascais 2022

Contatos: deepakapil29@gmail.com
Páginas: https://www.facebook.com/bollywoodcbollywoodclothes/ / https://www.instagram.com/kaladeep/

 

Guiné-Bissau

 

Pinti di Pó

Marca lançada no final do ano de 2019, de inspiração africana e com enfoque na Guiné-Bissau. Especializados em artesanato e acessórios. Tecidos e panos africanos. A Pinti di Pó aposta na criatividade, inovação e acima de tudo a originalidade, criando peças únicas e exclusivas. O compromisso da marca é ser “Eco friendly”, com utilização de materiais reciclados e recicláveis essencialmente.

MLP_LOGO Pinti di Pó

Contatos: Pintidipo@gmail.com / +351 969414605
Páginas: https://www.etsy.com/shop/pintidipo/ / https://www.facebook.com/PintidiPo / https://instagram.com/pintidipo_bycc

 

 

 

Macau

 

Fundação Casa de Macau

A Fundação Casa de Macau é uma organização sem fins lucrativos que promove e apoia o estudo, conhecimento e divulgação de Macau, do seu passado, presente e futuro, através da cooperação e do desenvolvimento de atividades de caráter cultural, social, educativo, artístico e de benemerência. Dispõe de um Centro de Documentação com uma biblioteca dedicada a títulos de Macau e espaço asiático em geral.

presente no MLP_fundacao macau

Contatos: fundacaocasamacau@fcmacau.pt 
Páginas: www.fundacaocasamacau.pt / https://www.facebook.com/fcmacau / https://instagram.com/fundacaocasamacau


 

Malaca



Coração em Malaca

Fundada em 12 de junho de 2008, a Associação Cultural Coração em Malaca é uma entidade civil, sem fins lucrativos, de interesse público, histórico, cultural, científico, educativo e turístico, que tem por objetivo manter o “legado português e luso descendente” e a promoção da relação histórica, cultural e turística com todas as comunidades de raiz portuguesa no Mundo.

coração malaka_logotipo

Contatos: korsangdimelaka@gmail.com / korsangpadresachang@gmail.com (delegação de Malaca) / +351 261 331 271 / +351 962 628 172
Páginas: http://www.coracaomalaca.org/https://www.facebook.com/korsangdimelaka/

 


 

Moçambique

 

 

JAUA

Há cerca de 7 anos, a gestora Ana Teresa Lima resolveu dedicar-se à costura - aprofundando os seus conhecimentos na Lisbon School of Design, Modatex e Escola de Moda de Lisboa - e nasceu a marca JAUA, uma marca moçambicana que trabalha com as famosas capulanas (pano tradicional). JAUA é o nome dos membros da tribo, no norte de Moçambique (Niassa), a que pertencia a avó paterna de Ana Lima. A tribo Jaua era matriarcal, a Mulher que era responsável pela comunidade sendo um dos fatores inspiradores para a marca: valorizar o papel da mulher. A marca JAUA pretende valorizar a silhueta de todas as mulheres que desejem ter um visual único, com peças de roupa produzidas a partir das suas medidas, valorizando a sua imagem. Com a pandemia surgiu um novo desafio e um novo rumo, a Jaua Baby. Durante estes 2 últimos anos, Ana Lima tem investido em conhecimento e aperfeiçoamento - Noivas e lingerie por medida são os novos produtos que vamos disponibilizar às nossas clientes.

MLP_JAUA


Contatos: geral@jaua.online / +351 211 956 376 / +351 914 081 850
Páginas: https://www.jaua.online/ / https://www.facebook.com/profile.php?id=100012517479774https://www.instagram.com/jaua_atelier/

 

Padrinhos do Mundo

É uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), constituída formal e autonomamente, caraterizada por ações de solidariedade e pelo exercício de atividades em proveito de populações excluídas. Opera desde 2017, dando sorrisos a crianças carenciadas, bem como às suas famílias e comunidades, em Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Tem como missão prestar apoio a comunidades vulneráveis. Querendo chegar ao maior número possível de crianças e de famílias, independentemente do país, raça ou religião. A organização tem por base três pilares de atividade: Programa de apadrinhamento, SOS famílias em Portugal e campanhas extraordinárias. Toda a atividade é financiada através de quotas, donativos regulares e casuais e por apoios de entidades/empresas nacionais e internacionais.

MLP_PADRINHOS DO MUNDO

Contatos: geral@padrinhosdomundo.pt / +351 914 681 416 / +351 917 195 490 / +351 914 029 718
Páginas: http://padrinhosdomundo.pt/ / https://www.facebook.com/orgpadrinhosdomundohttps://www.instagram.com/padrinhosdomundo/

 

 

Portugal

 

 

Cerâmicas Catarina Lourenço

Dar forma às ideias. O trabalho de originais é fruto de uma necessidade de exteriorizar a combinação da FORMA e da COR. Esta última está associada à força da matéria-prima; os óxidos (ferro vermelho, ferro amarelo e óxido de cobre), como também os corantes. O grés chamotado é a pasta perfeita, suporta altas temperaturas e permite trabalhar de diversas formas e obter diferentes resultados. Os trabalhos de Catarina Lourenço são executados artesanalmente nas técnicas da olaria de roda, lastra e modelação. Esta combinação de técnicas, matérias-primas, forma e cores, permite exprimir com mais intensidade aquilo que pretendo transmitir.

catarina lourenco_mlp

 

Chicken Chic - Arts & Crafts

Chicken Chic nasceu de uma enorme paixão pelo artesanato e pelo prazer de criar peças únicas, feitas com amor, de pessoas para pessoas.
 

Chicken

Contatos: chickenchicarts@gmail.com / +351 965 324 162
Páginas: https://www.facebook.com/chickenchicartsandcraftshttps://www.instagram.com/chicken.chic.arts.crafts/

 

 

MRS - Cerâmica contemporânea

Pelas mãos de Maria do Rosário de Victoria Pereira Santos, pertencente a uma família de azulejistas e ceramistas, nascem verdadeiras peças de cerâmica, muito personalizadas. Fez diversas formações e aprendeu a conhecer e a manusear estes materiais delicados. Iniciou a sua atividade de ceramista em 2002, participando em pequenas exposições e em feiras de artesanato. O seu conceito de cerâmica e de azulejaria é a originalidade, a cor e a reinterpretação cultural, tornando as peças divertidas e aproximando-as das pessoas, estimulando-as e desenvolvendo o interesse para a sua utilização, como adorno e procurando que sintam a ironia que está subjacente em cada uma das suas peças.

 MLP em cascais 2022

Contatos: rosariosantos@netcabo.pt
Páginas: https://www.facebook.com/mariadorosario.santos.581 / https://www.instagram.com/mrs_ceramicacontemporanea/

 


NandDolls - handmade with love

Marca portuguesa de bonecas representativas, inclusivas e personalizadas, criadas por Fernanda Varela Gameiro, em 2017, com a missão de trazer maior diversidade ao mundo dos brinquedos, promovendo a autoestima e atitudes de respeito pelas diferenças. Acredita que todas as crianças devem ver-se a si mesmas e aos outros, representados nos brinquedos. Sob o lema "porque a diversidade existe e a representatividade importa" a NandDolls ® Handmade With Love surge da necessidade de ajudar as mães de crianças negras a encontrarem no mercado português, bonecas de pano artesanais, únicas e exclusivas, que promovem a autoestima e beleza negra, trazendo representatividade e identidade para os seus filhos. Todos os bonecos são criados especialmente para brincar, na sua maioria vêm com vestuário removível e são feitos à mão com fibras naturais como o algodão e linho e com tecidos africanos de modo a promover a cultura africana com os seus padrões de cores alegres e vibrantes.

MLP em cascais 2022

Contatos: nanddolls.handmade@gmail.com / +351 928 072 730
Páginas: https://nanddollshandmade.com/https://www.facebook.com/nanddolls.handmade / https://www.instagram.com/nanddolls.handmade

 

Natur Incensos

Incensos artesanais totalmente naturais.

natur incensos MLP em cascais 2022

Contatos: +351 912 353 295
Páginas: https://www.facebook.com/Natur-Incensos-109541663746839/


 

Patucha

A Patucha nasceu da necessidade de encontrar coisas diferentes para a filha de Sónia Alves, como ganchos, colares e pulseiras, uma vez que tudo parecia igual e com as mesmas cores. Começou como uma brincadeira caseira e foi crescendo como um filho que acompanha todos os dias.

Patucha_MLP

Páginas: https://www.facebook.com/Patucha.2 / https://www.instagram.com/patucha_2/


 

Varela Land - Handmade accessories

Ana Varela - nascida em Cascais e descendente de mãe santomense e de pai cabo-verdiano - junta todas as suas paixões, desde a moda, fotografia e trabalhos manuais e avança, em plena pandemia, com o seu próprio projeto, em 2020. Aprendendo diversos ofícios de construção de acessórios, descobre a cerâmica plástica. Nasce então a marca "VARELA LAND| handmade accessories" o conceito de acessórios únicos e fora da caixa, feitos à mão em cerâmica plástica. Muitas das suas peças tem um cariz étnico devido às suas raízes e também um toque de modernidade provenientes das suas vivências. O seu maior objetivo é poder inspirar e motivar outras mulheres a seguirem sonhos, concretizar ideias e o mais importante não desistirem de si mesmas.

 MLP em cascais 2022

Contato: varelaland2021@gmail.com / +351 969651615
Páginas: https://www.facebook.com/varela.landd / https://www.instagram.com/varela.land/

 

 

Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa



Nimba Edições

A Nimba Edições é uma chancela editorial com marca registada e que tem vindo a produzir muita literatura de autores já conhecidos, como também novos talentos que têm surgido no seio da comunidade lusófona, mais concretamente em países de língua oficial portuguesa. Este é um projeto de desenvolvimento de literatura e cultura, pensado para fortalecer o trabalho dos autores e escritores lusófonos, africanos, sul e latino-americanos. Tem por objetivo contribuir para o fomento da escrita criativa através de processos inovadores, mobilização e dinamização do mercado de distribuição focado em edições com forte componente cultural, inclusiva e diversificada. A Nimba Edições foi criada no final de 2019 e já editou duas dezenas de obras literárias de autores lusófonos e dos palops. Catálogo

MLP_nimba

Contatos: nimba.edicoes@gmail.com / +351 968 469 223 
Páginas: www.enimba.com / www.nimbartgallery.com / facebook.com/nimba.edicoes / https://www.instagram.com/nimba_edicoes/

 

 

 

Gastronomia

 


Angola

 

Batata Doce

Isabel Jacinto, responsável pelas delícias do Batata Doce, veio de África na época da Guerra Colonial. Ela conta que quando pequenina a chamavam de batata doce... porque tinha bochechas grandes e por estar sempre a sorrir. Sempre disse que aos cinquenta anos gostaria de ter um espaço... o Batata Doce é esse espaço! Isabel diz que cozinhar é uma arte, como a música e como o teatro... "para mim é uma coisa que vem da alma".

BATATA DOCE_MLP

Contatos: isabelsabetaobem62@gmail.com | +351 964 717 152
Páginas: https://www.facebook.com/batatadocelisboa / https://www.instagram.com/isabelbatatadoce/

 

 

Delícias da Carolina

“Uma pitada de carinho em cada delícia”. Bolos, doces e kitutes caseiros.

MLP _delicias da carolina

Contatos: carolydpaula86@gmail.com / +351 920363824
Páginas: https://www.facebook.com/carollydpereira / https://instagram.com/delicias_da_carolina

 

O Calúlu da Raquel

Comida angolana em Portugal.

MLP_calulu da raquel

Contatos: euriraquel@hotmail.com
Páginas: https://www.instagram.com/o_calulu_da_raquel/

 

 

Brasil

 

Bhars Food

A Bhars nasceu como resultado do quebra-cabeças da vida dos criadores da marca. Empresa de alimentos saudáveis criada, em abril de 2015, por jovens corajosos que acreditam que as pessoas podem ter uma vida mais plena e uma velhice mais ativa comendo alimentos melhores. Por meio de novas abordagens e técnicas, desenvolvem novos produtos para ajudar as pessoas a ter uma vida mais equilibrada. Conheça aqui melhor a sua história.

Bhars_MLP

Contatos: bhars@bhars.co / +351 918 403 207
Páginas: https://pt.bhars.co/https://www.facebook.com/bharsfoodshttps://www.instagram.com/bharsfoods/

 

Sabores de Minas

Marca criada desde 2019, Fernanda Silva dá a conhecer a cozinha típica do Brasil, com uma pitada de comida portuguesa, como as bifanas e os pregos. Nos Sabores de Minas será possível degustar o pastel de feira, a batata no cone, os salgados brasileiros (coxinhas e empadas), churrasquinho (grelhados), sopas diversas (caldo de feijão, mandioca, entre outros) e as famosas caipirinhas brasileiras.

Sabores de Minas

Contatos: Fernanda Silva - fernanda1983silva@yahoo.com.br / +351 926 651 696
Páginas: https://www.instagram.com/Saboresdeminasemportugal

 


Sweet Mulata /Maria Caipirinha

A Sweet Mulata brigadeiros/Maria Caipirinha são criadas por Leninha Pessoa, confeiteira e chocolatier. Representante da gastronomia brasileira em Portugal desde 2012. O diferencial da Sweet Mulata são os produtos exclusivos e artesanais, que transmitem amor e felicidade. Os brigadeiros gourmet tem mais de 120 sabores, bolos diversos e linha de chocolates especiais. Foi premiada em 2018 e 2019 como embaixadora de brigadeiros gourmet em Lisboa pelos prémios embaixadores. Leninha oferece workshop de confeitaria.

swet mulata_mlp

Contatos: leninhasweetmulata@gmail.com / +351 965 592 692
Páginas: www.sweetmulata.com / https://www.facebook.com/sweetmulata2010 /  / https://www.instagram.com/sweetmulatabrigadeiros/
 



Via Creperia

Movidas pela vontade de levar às pessoas os sabores irresistíveis dos crepes, através de produtos diferenciados, com qualidade, práticos e saborosos, em 2015, foi criado o Via Creperia Street Food. Do Brasil vieram os originais crepes no palito, uma variação do crepe tradicional, feita com massa mais consistente e servidos de forma prática e divertida. Com versões doces e salgadas e recheios saborosos, os crepes no palito conquistaram muitas pessoas.

MLP_via creperie

Contatos: viacreperia@gmail.com / +351 915 581 354
Páginas: https://www.facebook.com/viacreperiahttps://www.instagram.com/viacreperia/

 

 

Cabo Verde
 

 

By Milocas

O By Milocas é um projeto gastronómico inserido no Espaço Gastronómico do CCCV - Centro Cultural de Cabo Verde. O projeto tem o selo da conhecida chef Milocas, cujo propósito é a promoção da gastronomia cabo-verdiana e africana. A gastronomia é um dos pilares da cultura cabo-verdiana e pelas mãos da Milocas partimos à descoberta do melhor que a culinária cabo-verdiana tem para oferecer, para que todos possamos "viver Cabo Verde em São Bento", como ela própria o diz com orgulho. Milocas nasceu em Cabo Verde, mas Lisboa tem sido a sua base desde meados dos anos 80. Formou-se no curso de cozinha no Hotel Praia Mar na cidade da Praia. No seu percurso profissional constam nomes tão conhecidos como o Ritz Club, o restaurante do Castelo ou o canal de televisão SIC, onde foi responsável pela cozinha. Em 2017 abriu o seu próprio restaurante, o Centenarivm no Rato, em Lisboa, que esteve aberto até 2020, mas encerrou devido à pandemia da Covid-19. Após fechar o Centenarivm, em setembro de 2020, começou a trabalhar no CCCV, onde permanece como responsável pelo By Milocas, projeto que iniciou em junho de 2021 e que hoje é a sua marca registada.

By_milocas_MLP

Contatos: bymilocas@gmail.com / +351 912 148 473 / +351 919 811 199
Páginas: https://www.facebook.com/bymilocas.cccvhttps://www.instagram.com/bymilocas/


 

Fada dos Donetes

Guanela Neves nasceu em Cabo Verde e cresceu em Portugal, país para onde emigrou ainda em criança. Aprendeu a fazer os donetes Guanela com a mãe que os fazia para venda. “Sempre fiz donetes para amigos e familiares. Mas nunca pensei que as pessoas fossem valorizar e comprar os nossos donetes de Cabo Verde”. Primeiramente, começou a divulgar os donetes junto de amigos, colegas de trabalho e familiares, entretanto após a divulgação nas redes sociais, os doces tornaram-se virais e várias pessoas começaram a entrar em contacto para comprar.

Fada dos Donetes_MLP

Contatos: fadadosdonetes@gmail.com / +351 925806888
Páginas: https://www.facebook.com/Fada-dos-Donetes-111072980613404/photos/?ref=page_internalhttps://www.instagram.com/fadadosdonetes/

 

 

Goa



Comida Goesa by Tessa

A Comida Goesa by Tessa orgulha-se das suas raízes familiares. Família de Margão, Goa e Índia. Honra a memória do avô, que escreveu um livro de cozinha. Honra a avó Cacilda, a yia Eugenia e o seu pai. Privilegia a autenticidade, a qualidade dos ingredientes, a seriedade no trabalho e a proximidade com o cliente. Nos seus best-sellers, reconhecidos e com notoriedade, as chamuças de carne e vegetarianas, o caril de camarão de Goa e a bebinca artesanal de 7 "folhas".

comida goesa by tesa_mlp

Contatos: Teresa Rebelo - teresarebelo8@gmail.com / +351 914950157
Páginas: http://www.comidagoesa.pt/ / https://www.facebook.com/comidagoesabytessa

 

 

Moçambique

 

GULI - Achares & Picantes

De uma tradição milenar oriunda de Gujarat, na Índia, emanam os aromas e picantes da Guli. A pedido de amigos e familiares nasceu a ideia de confecionar os picantes e achares, tradição que passou de geração em geração. Os achares sendo confecionados com frutas exóticas são muito apreciados. O piripiri é o ingrediente comum a todos eles, entre outras especiarias. Achar de manga e achar de limão. Os picantes e achares são servidos a acompanhar os mais diversos pratos, estimulando o paladar, diversificando os sabores e contribuindo para o colorido da mesa.

sheila_nori_MLP

Contatos: gulindiaky@gmail.com / +351 962 442 234
Páginas: https://www.facebook.com/GuliPicantes / https://www.instagram.com/guli_picantes

 



World Masala - Comida com (C)Alma

Conhece um (só) sítio com diversas comidas do mundo exótico?! Agora já conhece! São mais de 12 regiões do mundo exótico, desde Índia, Paquistão, Nepal e Goa, passando por Brasil, África subsariana, Indonésia, entre outras. Para o Mercado, o chef Edgar Bragança vai levar iguarias moçambicanas de influência indo-goesa com especial incidência para chamuças diversas (vegetais ou frango; vitela: encomende sem picante ou usufrua das médio picante. Mas poderá pedir as extra picantes. Achares (manga, limão, mix e vegetais), chutney de manga, aperitivos crocantes, doçaria diversa, bebidas tropicais… e muito mais!!!

 MLP_worl masala

Contatos: encomendas@worldmasala.pt | +351 936 810 690
Páginas: https://www.worldmasala.pt/ / https://facebook.com/Comida.com.C.alma / https://facebook.com/World.Masala

 

 

Portugal

 

Fumeiro do Nordeste

A genuinidade da matéria-prima é o garante da excelência da qualidade dos enchidos do "Fumeiro do Nordeste" que refletem os sabores da boa mesa transmontana.

FUMEIRO DO NORDESTE_MLP

Contatos: encomendas@fumeirodonordeste.pt / +351 278263415 / +351 969859124 / +351 936248336
Páginas: https://www.fumeirodonordeste.pt/https://www.facebook.com/Fumeiro-do-Nordeste-937358276313982


 

Mercado das Ilhas

Produtos regionais dos Açores. Comercialização, distribuição e representação, importação e exportação, incluindo comércio a retalho, grosso e vendas online, de produtos alimentares.

MERCADO DAS ILHAS_MLP


Contatos: geral@mercadodasilhas.pt / +351 21 160 1047
Páginas: https://mercadodasilhas.com/ / https://www.facebook.com/mercadodasilhashttps://www.instagram.com/mercado_das_ilhas/


 

Sr. Mel Cavalheiro

É a marca de mel regional do apicultor António Cavalheiro, que vende vários produtos provenientes da colmeia tais como mel, pólen (superior ao mel), geleia real (produto impar da colmeia, pois é o alimento permanente da rainha) e própolis (cicatrizante e analgésico). “Andamos sempre atrás das flores, para termos vários tipos de mel, que dá a cor e paladar diferente” refere António. Atualmente, já se produz cosmética, essencialmente à base da geleia real, sabonetes, ceras e velas.

MLP_mel

Contatos: melcavalheiro@gmail.com / +351 966 068 724
Páginas: www.facebook.com/srmelcavalheiro / https://www.instagram.com/sr.melcavalheiro/

 

 

 

São Tomé e Príncipe




Ana Paula Trindade

Ana Paula Trindade nasceu em São Tomé e Príncipe, em 1969, e imigrou para Portugal em 1989. Ingressou na Escola de Hotelaria e Turismo de Estoril no ano da sua abertura, em 1992, conclui o curso de formação profissional de cozinha/pastelaria em 1995. Em 2001 imigrou para Angola, licenciou-se em Gestão de Recursos Humanos na Universidade Lusíada de Angola. Em 20016 regressa a Portugal e começa a trabalhar por conta própria no seu atelier restaurante na Marina de Cascais, durante três anos. Em março de 2022 publicou o livro “Memórias Soltas”. Atualmente é gerente do Lar Cibedy em Lisboa.

ANA PAULA TRINDADE_MLP

Contatos: apcctrindade@gmail.com
Páginas: https://www.facebook.com/anapaula.trindade.50https://www.instagram.com/anapaula.trindade.50/

 

 

 

separadores site UCCLA_geral_mercado lingua portuguesa_20213

 

 

Angola

 

 

A Banda “Da Banda”

Composta por 4 elementos, todos de Angola - 2 de Benguela e 2 de Luanda -, os “Da Banda” residem, atualmente, em Portugal. É uma banda virada essencialmente para a kizomba e semba, mas que explora diversos estilos musicais angolanos, africanos e antilhanos. Alguns dos elementos já tocavam juntos em Benguela e foi mais fácil a integração no mercado musical de Portugal. Tocam em restaurantes e bares.

Post_musica_MLP2


Páginas: https://www.facebook.com/ze.comandohttps://www.instagram.com/zecomando/https://www.youtube.com/channel/UChTi6C5IJS-VST3nFq9mrbA

 

 

Dino de Vidas

Nasceu no dia 6 de junho de 1965, na província da Huíla-Lubango, em Angola. Começou a cantar aos 11 anos de idade em Portugal. Em 1978, com 14 anos de idade, abraçou a bateria como o seu instrumento musical de eleição. Em 1979, formou os Tropical Band na Buraca com Zé Estrela na viola a solo, voz de Emanuel Malaquias (Candjila), viola baixo com Carlos (Calipe) e no teclado Afonso. Depois de formar o grupo, os Tropical Band passaram a ser uma banda de baile com um reportório preenchido por músicas de Angola, Cabo Verde, Tangos, Boleros, Zouk e Rock. Em setembro de 2020, lançou para o mercado discográfico o single "Kizomba Amada", letra de Carlos Pedro e Waldir Araújo, com produção musical e arranjos de Tony Sa.

Post_musica_MLP9

Contatos: dinovidas2211@gmail.com / +351 910301160
Páginas: https://www.instagram.com/dinovidas/

 

 

Té Macedo e as marimbas de boas vindas

Com participação especial de Betinho Feijó. A cantora Té Macedo estará acompanhada pelo músico Montblanc.

Benuína Macedo, Té Macedo, nasceu em Luanda, Angola, a 5 de junho de 1970. Iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Luanda, auferindo em 1988 de uma bolsa da cooperação Portuguesa, ingressando no Conservatório de Música de Lisboa, onde estudou piano e canto paralelamente. Foi reforço dos coros da Ópera do Teatro Nacional São Carlos e do coro Gulbenkian. Seu belíssimo timbre e excelentes qualidades vocais têm-lhe valido cartas elogiosas de mestres, maestros e jornalistas, sendo já considerada pela imprensa como a "voz Lírica de Angola, ou Angola na voz de um Anjo! Té Macedo é a primeira cantora lírica angola e também a primeira mulher que toca marimbas.

Post_musica_MLP

Contatos: te_macedo@hotmail.com
Páginas: https://www.facebook.com/te.macedo / https://www.instagram.com/te.macedo_/https://www.youtube.com/user/Temacedo1/videoshttps://www.facebook.com/watch/?v=2336625429972817

Alberto Cardoso de Andrade Feijó ou “Betinho Feijó”, nasceu em Luanda, Angola, a 26 de Outubro de 1960. Começou a desenvolver uma grande apetência pela música aos 5 anos. Começou por construir guitarras feitas com latas de azeite doce, braço de madeira e cordas de fio de pesca e passava os dias a tocar na sua guitarra de lata – o seu brinquedo preferido. Aos 10 anos formou o primeiro grupo denominado Tópicos do Ritmo, onde tentava executar as melhores músicas da época e é por essa altura que o irmão Palão lhe oferece a primeira guitarra semiprofissional. Em 1975, fez parte do grupo musical da OPA e um ano depois integrou o agrupamento “Os Dipandas”, onde ganhou experiencia e começou a entrar no mundo do profissionalismo musical. Desde 1976 fez parte dos seguintes grupos: Juventude Revolucionária, África Njonze, Seleção de Luanda, Diamantes Negros, Experimental 1º de Maio e Banda Dionísio Rocha entre outras. Em Portugal, a partir de 1993, trabalhou com os Mabucos, Afro Sound Star, Kussondolola, Katió 2000,Semba 7,Dizoma,Justino Delgado, Cacaio, Netos de Gumbé e Carlos Có (Guiné), Fortinho, Lura, Os Melodee e Vaiss (Cabo Verde), Tonito, Milá Melo, Emitério Varelo, Duali Jair, Aiaia, Nani, Dom Caetano, Dom Kikas, Maya Cool, Eduardo Paim, Tropical Band, As Gingas, Banda Maravilha, Ral Ouro Negro, Filipe Mukenga, Semba Masters e Bonga.

Páginas: https://www.facebook.com/betinhofeijohttps://www.instagram.com/betinhofeijo/

 

 

Brasil

 

 

Carla Visi

Carla Virginia começou a cantar em bares e restaurantes de Salvador em 1987. No ano seguinte teve a sua primeira experiência no Carnaval de Salvador como backing vocal de Cid Guerreiro e no ano seguinte no trio elétrico Armandinho Dodo e Osmar. Em 1990 foi convidada para cantar na banda Cia Clic após a saída de Daniela Mercury, onde gravou dois discos e em 1995 foi convidada para cantar na Banda Cheiro de Amor substituindo Marcia Freire. Nesse período a banda teve grande projeção mediática, vendas expressivas de discos e sucessos nas rádios de todo o Brasil. Carla Visi, nome artístico adotado nesta fase, na liderança vocal da banda viajou por todas os estados do país e ultrapassou as fronteiras do Brasil, tocando na Europa, Estados Unidos e América Latina. Samba & Axé é o show de Carla Visi que melhor une canções de sucesso do movimento Axé que embalam até hoje carnavais do Brasil, e o samba, património cultural brasileiro e base rítmica de diversos estilos da nossa música. Nessa versão acústica, a proximidade entre a voz da cantora e do público é a maior magia dessa experiência. Toda a musicalidade de Carla Visi está acompanhada de vasto conhecimento cultural e responsabilidade socio ambiental, o que torna as apresentações e palestras-show um momento de grande riqueza de conteúdo e emoção oferecendo novas referências e propondo reflexões.

Post_musica_MLP17

Contatos: carlavisi@uol.com.br / fernandes.carla@gmail.com
Páginas: www.carlavisi.com.br / https://www.facebook.com/carlavisi / https://twitter.com/CarlaVisi / https://www.instagram.com/carlavisi/ / https://www.linkedin.com/in/carla-visi-voz/




Inah Samba Modificado

Cantora nascida em São Paulo, Brasil, mas desde muito criança radicada em Portugal. Inah vem mostrando que afirmar a diversidade de interesses artísticos é mais que necessário. Florescendo com o samba - que descobriu numa estadia na cidade do Rio de Janeiro, e fazendo dele uma das suas maiores referências, Inah é versatilidade pura. Na fusão do jazz e do soul, passeando pela complexidade da música brasileira e desaguando na expressividade do fado, a cantora é, também, atriz e fotógrafa, faz da expressão de sua voz o canal de encontro entre o que lhe chega e lhe afeta.

Inah
 


Contatos: sambamodificado@gmail.com /  +351 964043282
Páginas: https://www.instagram.com/inah_oficial_/ / https://www.youtube.com/channel/UCiW_0EkCtkPtqeJUpdi1hVw

 

 

Cabo Verde

 

Dadá di Bia e as Freirianas Guerreiras

Felicidade Silva, com o nome artístico de Dàda de Bia, nasceu em Monte Negro, concelho de Santa Cruz, ilha de Santiago, Cabo Verde. Começou a cantar batuque no final do ano 2000, na campanha eleitoral, e em 2002 participou no Festival da Areia Grande em Santa Cruz. Em 2005 fundou o grupo de batuque SONHO REAL, participando em algumas atividades no centro da juventude local. Emigrou em 2012 e desligou-se da música durante alguns anos. A 21 de junho de 2021 lançou o primeiro single SODADE. Em 25 de outubro de 2021 lançou o meu segundo single NHA MAI e recentemente lançou SAKUTAN GUERERA com a participação das batucadeiras Freireanas Guerreiras no vídeo.
As Freireanas Guerreiras são um grupo recém criado na Amadora, Portugal, por Ana Mileida - que também já teve experiência no batuque em alguns grupos bem conhecidos em Cabo Verde, nomeadamente BATUKINHAS, VOZ DE ESPERANÇA entre outros. Ana Mileida gravou recentemente o seu primeiro single que vai sair em breve.
 

Post_musica_MLP7

Contato: dadadebia2021@gmail.com
Páginas: https://www.facebook.com/felicidade.silva.5876
Freirianas Guerreiras:
Contato: +351 967 608 418
Páginas: https://www.facebook.com/Batukaderas-Freirianas-Guerreiras-109127298400678


 

Fattú Djakité

Fattú Djakité tem 32 anos, nasceu na Guiné-Bissau e reside em Cabo-Verde. A sua música tem caraterísticas world music, misturadas com melodias e sons africanos. Com uma carreira em ascensão neste momento, Fattú é multifacetada, pois para além de cantora, é artista plástica, designer de moda e de joalharia, ativista e influencer. Passa pelo nosso país para promover o seu álbum “Praia-Bissau”, com lançamento previsto para junho de 2022.

Post_musica_MLP3


Contatos: marlenemaia.mmcontents@gmail.com / +351 919189988
Páginas: https://www.facebook.com/fattudjakite/https://instagram.com/djakitefattu?igshid=YTM0ZjI4ZDI=https://youtube.com/c/Fatt%C3%BADjakit%C3%A9

 

 

Galiza

 

 

Xavier Mugardos

Músico e poeta. Artista na sombra. Sete discos da própria autoria só em galego e guaraní. Há muito que tenta introduzir músicos e músicas lusófonas na Galiza, a terra mais ao Norte no mar da Lusofonia, para que assim se perceba que embora haja diferença de sotaque, não há quaisquer diferenças de afetos.

Xavier Murgados


Páginas: https://soundcloud.com/xaviermugardoshttps://open.spotify.com/artist/0BVMWQqzEFHA6b4TIUZZxz

 

 

Macau

 


Duo A Outra Banda

Duo composto por Carlos Piteira e Jaime Mota, que explora sonoridades revivalistas com o sentido de perpetuar algumas das músicas do passado (portuguesas e estrangeiras) em versões adaptadas ao som das teclas (órgão) e das cordas (viola) buscando as harmonias vocais em dueto. O Duo procura também reagrupar canções sobre a temática de Macau (algumas delas originais) dada a identificação afetiva que ambos nutrem pela terra e pelas vivências da Ásia.

Post_musica_MLP14

 

 

 

Moçambique

 

Mingo Rangel

Carlos Alberto Rangel de Andrade, mais conhecido por Mingo Rangel, nasceu na Beira, em Moçambique. É músico, cantor, compositor e escritor moçambicano. Fez parte do grupo Trio Odemira enquanto guitarrista. Fez parceria com Lura, a nova revelação da música de Cabo Verde. São da sua autoria alguns sucessos gravados e interpretados por nomes sonantes do panorama musical lusófono tais como: Paulo de Carvalho, Dany Silva, Maria João Silveira, Tito Paris, João Afonso, entre outros. Também obteve a colaboração da conceituada cantora galega Uxía Senlle, num poema por ele musicado de Federico García Lorca. Escreveu a peça de teatro “Só nós dois” onde contou com a especial interpretação da atriz Eugénia Bettencourt. Atualmente também se dedica à prática do ensino de guitarra clássica.

Post_musica_MLP15

 

Contatos: geral@codigassertivo.com
Páginas: https://www.facebook.com/rangelmingo/

 

 

Portugal

 


Blues & Outros Tons

Para os Blues & Outros Tons fazer música é quase tão vital quanto respirar. E quando a partilham com o público então é pulsar na mesma sintonia, no mesmo tom, na mesma harmonia. Procuram repartir com quem os ouve a arte de combinar notas, vozes, sons e ritmos. A música do grupo procura abertamente a diversidade, as cores, os géneros. E cria emoção. Uma arte que transcende a linguagem direta: entra no ouvido, vai para o coração e manifesta-se na alma. A pele arrepia-se. O coração acelera. Composição do grupo: Inês Martins (voz), João Olias (teclas e voz), Mariana Amaro (voz), Paulo Amaro (baixo), Paulo Carreira (guitarra e voz), Rui Moreira de Sá (bateria) e Tomás Aragão (voz).

Post_musica_MLP12

 

Contatos: Mó Manso Pinheiro - mo.mansopinheiro@blueseoutrostons.pt / + 351 966 026 301
Páginas: https://www.facebook.com/blueseoutrostons/ / https://www.instagram.com/bluesoutros/ / https://www.youtube.com/channel/UCOkaK6KG-KMVR2W3BvNgLCg / https://www.tiktok.com/@blueseoutrostons

 

Maria Mirra


Nascida em Alcácer, Portugal, embalada pela calmaria da planície alentejana e pelo cante alentejano, muito cedo sentiu que a música fazia parte da sua vida. Aos 9 anos começou a estudar música na Sociedade Filarmónica Progresso Matos Galamba, onde para além de estudar teoria da música aprendeu também a tocar saxofone. Mais tarde começa a tocar viola e nessa altura começam as primeiras experiências ao vivo, cantando em festas e bares, tanto a solo como integrando bandas. O fado aparece aos 24 anos no Alentejo, primeiro quase por brincadeira entre familiares e amigos e, depois, mais a sério, em restaurantes e em eventos públicos. É nesse momento que percebe que é o Fado que a faz sentir-se completa, que tem que dar seguimento à sua vocação e que tem que rumar a Lisboa porque é lá que o fado reside e o local exato para aprender e crescer com fadista. Em Lisboa, além de começar a sua busca sobre as origens, letras, histórias e tudo o mais que importa para fundamentar o seu conhecimento, começam também as suas atuações em casas tradicionais e emblemáticas do fado alfacinha. Canta nas casas mais emblemáticas de Lisboa tais como “A Bela - Vinhos e Petiscos”, “Tasca do Chico”, “Esquina de Alfama”, “Mesa de Frades”, “Sr. Vinho” entre outros. Em 2021 prepara-se para lançar o seu primeiro cd intitulado “Fado Antigo”, que não é mais que um agradecimento aos antigos fadistas, letristas e compositores que pelas suas vozes e composições deixaram um espólio de valor incalculável.

Post_musica_MLP16

Contatos: mariamirra29@gmail.com / +351 913 546 614
Páginas: https://www.facebook.com/mariamirrafado/

 

 

 

 

separadores site UCCLA_geral_mercado lingua portuguesa_20214

 

 

Vai decorrer, dia 29 de maio, uma Tertúlia Literária subordinada ao tema “Comunicar em português, uma forma de união”
Moderador: Nicolau Santos

 

1.º Painel - 14h30

Brais Fernández - Galiza
Carlos Piteira - Macau
Conceição Queiroz - Moçambique
Edgar Valles - Goa
Jacinto Lucas Pires - Portugal
Rui Calisto - Brasil
Víctor Hugo Mendes - Angola


2.ª Painel - 17h00

Abdelaziz Vera Cruz - Guiné-Bissau
Carlota de Barros - Cabo Verde
Henrique Borges (Ponte Pedrinha) - Timor-Leste
José Figueira - Malaca
Júlio Meirinhos (mirandês) - Portugal
Olinda Beja - São Tomé e Príncipe

 

 

 

separadores site UCCLA_geral_mercado lingua portuguesa_20215

 

 

A árvore da festa da Língua Portuguesa


A árvore está em festa. Mostra-se. Conta histórias, segredos, revela sombras e pedacinhos de luz. Estendeu um mar de ramos, raízes, ninhos, folhas, bichos. Tanta palavra–flor–fala–fruta–cheiro–conversa–sabor a experimentar. Escuta como a árvore canta, o que te tem a dizer.

A árvore da festa da Língua Portuguesa


Instalação em movimento:
Dia 27 de maio - Poesia, música e canção
Dia 28 de maio - Oficinas e experiências
Dia 29 de maio - Contos e ateliers de escrita

 

 

Aula de Fado Bailado


No passado o Fado também foi dançado, mas não há muitos registos que elucidem de forma clara como era a dança. Por outro lado, isso também permite liberdade criativa. A bailarina e coreógrafa Raquel Oliveira inspirou-se no Flamenco para coreografar o Fado, uma vez que estas duas culturas têm muitas afinidades e pontos em comum. Concluindo a sua Licenciatura em Dança, em 1995, na Faculdade de Motricidade Humana, iniciou a sua vida profissional como bailarina e professora de Dança, em 1996, e como coreógrafa, em 1998. Em 2007 abriu a sua própria Escola de Dança e, em 2008, criou e dirigiu a Companhia de Dança Raquel Oliveira, apresentando-se a solo e aprofundando o seu estilo pessoal dentro das Danças Espanholas, que pratica desde 1995. É, no entanto, através do Yoga, que pratica com a professora Judite Duarte desde 2008, que atinge outro patamar de entendimento de si própria e da sua relação com o corpo. Com nova motivação, concluiu o Mestrado em Dança (2011-2013) e o primeiro Doutoramento prático em dança do país (2013-2017) na Faculdade de Motricidade Humana. A partir de 2016 divulga também a sua pesquisa coreográfica na vertente da Dança Extemporânea, que desenvolveu no âmbito do seu doutoramento em Dança. Em 2020 começou a preparar coreografias de Fado Bailado para apresentar em diferentes tipos de eventos, procurando desenvolver um trabalho que tem vindo a evoluir desde 2009, altura em que dançou a "Gaivota" no Festival de Flamenco de Lisboa.

Post_musica_MLP8   Post_musica_MLP10


Contatos: edro@raquel-oliveira.pt / cdro@raquel-oliveira.pt / +351 926521707
Páginas: https://www.raquel-oliveira.pt/escola-danca.htmlhttps://www.raquel-oliveira.pt/companhia-danca.htmlhttps://www.facebook.com/CompanhiaRaquelOliveira/https://www.youtube.com/user/raqueloliveira7https://www.instagram.com/escola_danca_raquel_oliveira/

 

 

Aula de Yoga - Goa


A milenar ciência psicossomática da Yoga potencializa a autorregeneração, o reequilíbrio e a harmonia do ser a nível físico, psíquico e emocional. O corpo precisa de tempo para se autorregular e harmonizar e só unidos à nossa natureza física e mental temos a possibilidade de conhecer o corpo e a saúde e reforçar a autoestima! A prática da Yoga estabiliza a saúde e o bem-estar físico e psíquico. Numa abordagem somática/psíquica, a força e a flexibilidade do corpo são trabalhadas, da musculatura interna para a superficial, estimulando todos os sistemas e aparelhos que constituem o organismo humano. Com a Yoga o corpo revela a sua natureza psicossomática e espiritual na harmonia e bem-estar que nos fazem estar mais aptos para as soluções do dia-a-dia e mais conscientes dos nossos padrões de saúde a vários níveis. Nesta aula de Yoga serão praticados movimentos que permitam ao praticante aprofundar a sua consciência corporal, postural e respiratória e aprender algumas técnicas de rejuvenescimento facial. Judite Duarte é praticante de Yoga há 42 anos e professora há mais de 37. Defende, no seu trabalho, a integridade e o respeito que cada praticante desenvolve pela prevenção e bem-estar do seu universo físico e psíquico, independentemente da idade ou da condição física. Assim, incentiva o praticante a conhecer o seu corpo na sua natural consciência postural e a usufruir das qualidades inatas e adquiridas que o “ser” e o corpo contêm e que a Yoga, como técnica, ajuda a respeitar e a consciencializar.

Post_musica_MLP13

Contatos: centrodeyoga@netcabo.pt / +351 912694266

 

 

Aula de Zumba


Carla Ribeiro sempre foi apaixonada por exercício físico. Tem o curso de instrutora de fitness, foi praticante de Karaté e dar aulas, para ela, é sinónimo de energia e felicidade. A Zumba é uma modalidade de fitness que combina coreografias de vários tipos de dança com exercícios básicos de treino cardiovascular. O importante é mesmo divertir-se ao ritmo de passos de salsa, merengue, hip hop e dança do ventre. Está a queimar calorias e, ao mesmo tempo, a tonificar e a ser feliz!

Zumba

Contatos: lupcarla1@gmail.com / +351 967064252

 

 

Publicado em 05-05-2022