Assembleia Geral da UCCLA na cidade de Luanda

Assembleia Geral da UCCLA na cidade de Luanda

Decorreu no dia 19 de abril, no Salão Nobre do Governo da Província de Luanda, Angola, a reunião da XXXIII Assembleia Geral da UCCLA, presidida pelo General Higino Carneiro, presidente da mesa da Assembleia Geral da UCCLA e tendo como vice-presidente o Governador da Região Autónoma do Príncipe, José Cassandra.
 
A cerimónia de abertura contou com a participação do Ministro da Administração do Território da República de Angola, Bornito de Sousa, do presidente da Mesa da Assembleia Geral da UCCLA e presidente da Comissão Administrativa de Luanda, General Higino Carneiro, e do presidente da Comissão Executiva da UCCLA e presidente do Conselho Municipal de Maputo, David Simango.
 
    
 
O presidente da Assembleia Geral, General Higino Carneiro, saudando todos os presentes, em especial agradecendo a presença do Ministro da Administração do Território, referiu que Luanda é membro fundador da União e enalteceu as figuras do ex-Governador Luís Gonzaga Wawuti e do ex-presidente da Câmara de Lisboa, Nuno Kruz Abecasis, pelo papel que desempenharam nesta instituição, irmanados por uma língua comum. Referiu que Luanda tem procurado assumir, dentro das suas competências, as responsabilidades que lhe estão inerentes e enumerou as vantagens que a União tem permitido proporcionar em diversos domínios, ajudando a resolver problemas que afetam o dia-a-dia das populações. Leia aqui a intervenção
 
David Simango agradeceu a presença do Ministro da Administração do Território da República de Angola, Bornito de Sousa. Enalteceu o trabalho da UCCLA como a mais antiga organização internacional do espaço lusófono que consegue manter uma ligação frutuosa entre todos os seus membros. Atendendo a que é o final do seu mandato como presidente da Comissão Executiva da UCCLA destacou duas iniciativas que a UCCLA promoveu: a exaltação da memória dos que frequentaram a Casa dos Estudantes do Império e a inauguração da nova sede da UCCLA.
 
O Ministro da Administração do Território da República de Angola, saudando todos os presentes, relembrou a constituição da UCCLA a 28 de junho de 1985, uma organização nascida para a cooperação em vários domínios e interagindo entre todos os seus associados, sendo mais do que uma organização unida pela língua mas aprofundando a relação entre as suas cidades e os seus cidadãos. O aumento da população a habitar as cidades foi uma das preocupações que manifestou e os desafios que daí advém, nomeadamente em países com necessidades básicas por resolver. Adiantou que as autarquias locais são as que estão em melhor posição para dar resposta a estes problemas e, nesse sentido, reforçou que o mandato legislativo que se iniciará este ano terá como um dos seus objetivos principais a concretização da criação do poder local, nas suas diversas componentes. Leia aqui a intervenção
 
    
 
 
A Assembleia Geral contou com a representação das seguintes autarquias: 
Angola - Belas, Cazenga, Luanda e M`Banza Congo; 
Cabo Verde – Praia; 
Guiné-Bissau - Bissau; 
Macau; 
Moçambique - Maputo e Nampula; 
Portugal - Almada, Cascais e Lisboa;  
São Tomé e Príncipe - Água Grande e Governo Regional do Príncipe. 
 
Estiveram, igualmente, presentes os representantes das seguintes empresas: 
- Africonsult; 
- Banco BIC; 
- Bardaji Honrado e Pinhel - Sociedade de Advogados; 
- BDO; 
- Caixa Geral de Depósitos; 
- EMEL - Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa; 
- EMEP - Empresa de Mobilidade e Estacionamento da Praia; 
- Grupo Entreposto; 
- Lusa; 
- SRS Advogados; 
- Visabeira Global.
 
Estiveram presentes, também, o presidente da Associação Empresarial de Luanda, Francisco Viana, e o presidente da GEBALIS, Pedro Pinto de Jesus, candidatos a membros apoiantes.
 
    
 
Na Assembleia Geral foram abordados diversos temas o trabalho desenvolvido pela instituição, Relatório e Contas, Programa de Atividades para 2017, eleição dos Órgãos Sociais para o biénio 2017-2019, novas adesões e apresentação de moções.
 
Os novos Órgãos Sociais da UCCLA para o biénio 2017-2019 tem como presidentes:
- Assembleia Geral - Luanda, representada pelo General Francisco Higino Lopes Carneiro;
- Comissão Executiva - Santo António do Príncipe representado pelo Governo Regional do Príncipe, José Cassandra;
- Conselho Fiscal – Caixa Geral de Depósitos.
 
Conheça aqui toda a composição dos Órgãos Sociais da UCCLA 
 
 
Foram admitidos como novos membros da UCCLA: Santiago de Compostela (Membro Observador), as empresas portuguesas Gebalis e Ordem dos Engenheiros Técnicos de Portugal (Membros Apoiantes), e a Associação Empresarial de Luanda (Membro Apoiante). Mais informações  
 
 
Foram aprovadas cinco moções, a saber:
 
 
 
 
 
- Reconhecimento da Assembleia Geral da UCCLA pela eleição do Eng. António Guterres como Secretário-Geral da ONU, uma justa eleição de uma personalidade de língua portuguesa com uma experiência governamental e internacional desenvolvidas com grande solidariedade e humanismo, sendo de aguardar o melhor dos contributos para a paz e o desenvolvimento.
 
 
Ficou acordado que a realização da próxima reunião da Assembleia Geral terá lugar em Cascais, Portugal, em 2018. 
 
 
 
 
Publicado em 19-04-2017