Porto
Porto
Portugal
Imagem
Portugal
Breve história
O Porto está localizado no norte de Portugal e possui sete freguesias a saber: União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde; Bonfim; Campanhã; União das Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória; União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos; Paranhos e Ramalde. O seu nome está associado ao nome do país, Portugal, remontando a 200 aC, quando se designava de PortuCale, que se veio a tornar a capital do Condado Portucalense, onde se formou Portugal.
Na época medieval, em 1330, o Porto era considerada uma cidade importante ligada à atividade mercantil, que prosperava graça ao comércio com os países do Norte. No séc. XIV e XV verificou-se um enorme crescimento da cidade, com o desenvolvimento das feiras e das vias rodoviárias. Atualmente, no Porto, estão localizadas duas grandes estruturas fulcrais para a sua competitividade, nomeadamente o Porto de Leixões, que representa 25% do comércio internacional português e o Aeroporto Francisco Sá Carneiro.
A origem da cidade do Porto é remota, verificando-se vestígios pré-históricos como antas, castros e citânias. Em 1725, o arquitecto italiano Nicolau Nasoni, chega ao Porto. Deixando alguns legados como são a Torre dos Clérigos, o Palácio do Freixo e a fachada da Igreja da Misericórdia. Importantes pontos turísticos da cidade, assim como a Fundação Serralves e a Sé Catedral. Em 1996, perante a irrefutável riqueza histórica da cidade, a Unesco conferiu ao Porto o estatuto de «Cidade Património Mundial». Ao nível cultural são de mencionar a Casa da Música, o Pavilhão Rosa Mota e o Museu do Vinho do Porto. Em 2001, juntamente com Roterdão, foi Capital Europeia da Cultura. 
Descrição
Área
41,42 km²
População
214.349 habitantes
Clima
Mediterrâneo, a temperatura anual média no Porto é de 15,2 ° C
Elementos Institucionais
Adesão à UCCLA
31 de maio de 2016
Aniversário
24 de junho
Presidente da Câmara Municipal
Rui Moreira
Morada

Câmara Municipal do Porto
Praça General Humberto Delgado 
4049-001 Porto, Portugal

Visita a São Vicente

Nos dias 21 e 22 de setembro, o município de São Vicente (Membro Associado da UCCLA) recebeu a visita do presidente da Câmara Municipal do Porto (Membro Efetivo da UCCLA), Rui Moreira, do Secretário-Geral da UCCLA, Luís Álvaro Campos Ferreira, e do Embaixador de Portugal em Cabo Verde, João Luís Queirós, com vista a acompanharem o os trabalhos de recuperação, após as chuvas intensas ocorridas em agosto passado..

A comitiva foi recebida pelo presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, nos Paços do Concelho, numa visita que reforça os laços de cooperação e amizade, mas que tem também um forte carácter solidário, após os graves danos causados pela tempestade Erin, no dia 11 de agosto.

Durante o encontro, Rui Moreira anunciou que “aquilo que nós conseguimos imediatamente foi um consenso entre todas as forças políticas da cidade do Porto para um auxílio extraordinário que se reflete de duas formas: um apoio monetário que será encaminhado pela Cruz Vermelha Internacional, no valor de 100 mil euros, e outra necessidade apontada pelo presidente da Câmara de São Vicente, um carro de recolha de resíduos”.

A visita incluiu deslocações às zonas mais afetadas - Avenida 12 de Setembro, Praça Estrela, Chã de Alecrim, Alto de Brava, Cruz Papa e Bela Vista - onde a comitiva testemunhou de perto os impactos da tragédia e dialogou sobre as formas de apoio à recuperação.

O Secretário-Geral da UCCLA destacou ainda a possibilidade de intervenção no setor cultural, enquanto o Embaixador de Portugal reforçou a disponibilidade para uma cooperação transversal, nomeadamente no apoio à recuperação de arquivos afetados.

Esta visita simboliza não só a solidariedade entre cidades irmãs, mas também o compromisso conjunto de colaborar para que São Vicente se reerga mais forte e resiliente.

O Governo de Cabo Verde apresentou, no dia 19 de setembro, um plano de intervenções que inclui trabalhos de emergência e de recuperação de infraestruturas orçados em 3,8 mil milhões de escudos (34 milhões de euros).

As cheias de 11 de agosto atingiram bairros, destruíram estradas, pontes e estabelecimentos comerciais, afetaram o abastecimento de energia e provocaram nove mortos, na ilha de São Vicente, havendo ainda duas pessoas desaparecidas.

Nas ilhas de Santo Antão e São Nicolau, a tempestade também provocou inundações, derrocadas e destruição de infraestruturas.

O Governo cabo-verdiano declarou situação de calamidade por seis meses em São Vicente, Porto Novo (Santo Antão) e nos dois concelhos de São Nicolau, aprovando apoios às famílias e às atividades económicas, através de linhas de crédito bonificado e verbas a fundo perdido, financiadas pelo Fundo Nacional de Emergência e pelo Fundo Soberano de Emergência.

 

Fotos: Câmara Municipal de São Vicente 

 

Notícia relacionada:

Presidente da Câmara do Porto acompanha trabalhos de recuperação em Cabo Verde

 


 

Imagem
Visita a São Vicente

Feira do Livro do Porto acolheu apresentação do livro vencedor do Prémio Revelação Literária UCCLA-CMLisboa

Teve lugar, no dia 1 de setembro, a apresentação do livro “Boi” de Cláudio da Silva - vencedor do Prémio Revelação Literária UCCLA-CMLisboa - na Feira do Livro do Porto.

O evento contou com a participação do presidente da Câmara Municipal do Porto de Rui Moreira, do Secretário-Geral da UCCLA, Luís Álvaro Campos Ferreira, do coordenador cultural da UCCLA, Rui Lourido, e em representação da editora Guerra e Paz, Inês Figueiras.


Fotos: Guerra e Paz Editores

 

 

Imagem
Feira do Livro do Porto acolheu apresentação do livro vencedor do Prémio Revelação Literária UCCLA-CMLisboa

Apresentação do livro vencedor do Prémio Revelação Literária UCCLA-CMLisboa no Porto

Terá lugar, no dia 1 de setembro, às 17 horas, o lançamento do livro “Boi” de Cláudio da Silva, vencedor da décima edição do Prémio Revelação Literária UCCLA-CMLisboa: Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa. O evento decorrerá nos jardins do Palácio de Cristal, na Feira do Livro do Porto.

O livro será apresentado por José Luís Pires Laranjeira e contará com a presença do autor Cláudio da Silva.

 

Mais informações sobre a 10.ª edição do prémio no link https://www.uccla.pt/noticias/claudio-da-silva-vence-premio-de-revelacao-literaria 

 

 

Imagem
Apresentação do livro vencedor do Prémio Revelação Literária UCCLA-CMLisboa no Porto