Benguela
Benguela
Angola
Imagem
Angola
Breve história

A 17 de maio de 1617, Manuel Cerveira Pereira desembarcou na Baía das Vacas, onde fundou o Forte de S. Filipe de Benguela, futura capital do Reino de Benguela, administrativamente separado, em 1615, do reino do Congo, feudatário da Coroa Portuguesa, e do reino de Angola. Em 1641, Benguela foi conquistada pelos holandeses e só em 1648 forças portuguesas, comandadas por Salvador Correia, libertaram a cidade e expulsaram o invasor. A região tornou-se mais tarde numa das mais importantes «testas-de-ponte» para a migração e penetração dos portugueses no interior, conhecendo então uma fase de grande progresso. Quase totalmente destruída por uma esquadra francesa, em 1705, Benguela foi reconstruída entre 1710 e 1733 e crê-se que a Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, aberta ao culto em 1 de Novembro de 1748, e classificada monumento nacional, terá sido a primeira construção de pedra e cal de Benguela. O Caminho de Ferro de Benguela, que liga o Lobito à cidade da Beira, em Moçambique, através dos sistemas ferroviários da República Democrática do Congo e da Zâmbia, continua a ser um elemento essencial para o desenvolvimento económico da Província e do País. De igual forma, o Porto do Lobito, o 2º porto de carga de Angola, permite a exportação da produção da região e o escoamento para os mercados internacionais de produção mineira da R.D.Congo (cobalto e cobre) e da Zâmbia, transportados pelo C.F.Benguela. A Corrente Fria de Benguela, com origem no Oceano Glacial Antárctico, alarga-se no seu percurso para Norte, chegando a atingir cerca de 300 km de largura ao largo de Benguela. As suas águas, ricas em plâncton, fazem do litoral um vasto ecossistema marinho e uma zona especialmente propícia às actividades relacionadas com a pesca. Benguela, hoje um importante pólo de desenvolvimento, é um dos mais ativos centros culturais angolanos e uma das províncias mais mestiças de Angola, tanto do ponto de vista étnico como do cultural. Embelezada por acácias rubras, a cidade é famosa pelas suas praias, como as da Baia Azul e da Baía. Benguela tem acordos de geminação com os municípios de Cascais, Oeiras e Oliveira do Bairro (Portugal).

Descrição
Área
39 826 km2 (Província)
População
2 231 000 habitantes (censo 2014 segundo site benguela.gov.ao)
Coordenadas
12º 30' S, 18º 30' E
Clima
Tropical árido, temperatura média anual de 24ºC
Recursos Económicos
Agricultura: bananas, sisal, açucar, algodão, milho, café; pecuária / Indústria: pesca e indústrias derivadas; extração de minérios / Serviços: ferroviários, rodoviários e portuários
Elementos Institucionais
Adesão à UCCLA
10 de maio 2011
Aniversário
17 de maio
Presidente da Câmara Municipal
Administração Municipal de Benguela: Armando Vieira
Morada

Governo Provincial Rua 10 de Dezembro - Benguela, Angola

Benguela apoia população com dificuldades especiais

Com vista a ajudar pessoas com albinismo e pessoas com mobilidade reduzida, a Administração Municipal de Benguela (Membro Efetivo da UCCLA), em Angola, procedeu no dia 30 de julho, à entrega de 37 kits compostos por cremes e protetores solares para os albinos e 15 cadeiras de rodas para facilitar a locomoção de quem está nessa situação.

A iniciativa, coordenada pelo administrador municipal, Armando Vieira, decorreu no no jardim 11 de Novembro. O administrador destacou a importância destas ações para a prevenção contra problemas dermatológicos, causados pela exposição aos raios solares e a dificuldade na locomoção existente no seio dos cadeirantes do município.
 

Mais informações sobre Benguela apoia população com dificuldades especiais

 

 

Imagem
Benguela apoia população com dificuldades especiais

Reinaugurado Posto de Saúde em Benguela

A Administração Municipal de Benguela (Membro Efetivo da UCCLA), em Angola, reinaugurou, no dia 5 de abril, o Posto de Saúde da Povoação do Kapilongo na Zona F.

O Administrador Municipal de Benguela, Armando Vieira, apelou à conservação e segurança daquele bem público que serve para o bem de toda comunidade.

O Posto de Saúde conta com vários departamentos e serviços desde consultórios, laboratório e sala de parto, fazendo com que esta povoação tenha todos os serviços, encurtando desta forma longas distâncias para a procura dos serviços básicos de saúde.

A reabilitação do Posto de Saúde foi financiada pela ANPG - Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis e Parceiros, implementado pela ADPP Angola no quadro do Projeto de Desenvolvimento Integrado.


Fonte da notícia “Reinaugurado Posto de Saúde em Benguela”

 

Imagem
Reinaugurado Posto de Saúde em Benguela