Quelimane
Quelimane
Moçambique
Imagem
Moçambique
Breve história
Quelimane é a maior cidade e capital da Província da Zambézia, em Moçambique. Está situada junto ao rio dos Bons Sinais, a cerca de 20 km do Oceano Índico. É limitada geograficamente pelo distrito de Nicoadala, a noroeste e Inhassunge a Sul. Dada esta localização geográfica, na zona costeira, a comercialização marítima e a pesca é uma das suas principais atividades económicas.
 
Aquando da chegada dos portugueses, em 1498, já Quelimane desempenhava um importante papel comercial suaíle, mas somente em 1530 é que esta é ocupada pelos portugueses.
 
Em 1763 foi criada como Vila, sendo elevada à categoria de Cidade a 21 de agosto de 1942 (sob o Diploma Ministerial n.º1/42). Após a independência nacional, foi denominada com a categoria de Cidade de nível C (resolução n.º 7/78 de 25 de abril). Possui, atualmente, 5 postos administrativos e 59 bairros. Quelimane é administrativamente um município com um governo local eleito.
 
A pesca continua a ser uma das principais atividades económicas de Quelimane, somando a agricultura (plantação de coqueiros, cultivo de arroz e hortaliça). Dada a sua situação topográfica e hidrográfica, assim como a expansão da população em áreas de risco, as inundações são propícias na cidade.  
Descrição
Área
117 km2
População
400.000 habitantes
Clima
Tropical, com temperatura varia entre os 16.5 °C e os 34.3 °C
Elementos Institucionais
Adesão à UCCLA
4 de maio de 2018
Aniversário
21 de agosto
Presidente da Câmara Municipal
Manuel de Araújo
Morada

Conselho Municipal de Quelimane
Avenida Josina Machel 1.018 
Quelimane, Moçambique

Quelimane inaugura três infraestruturas essenciais para a população

No âmbito da reconstrução pós-ciclone Freddy, o presidente do Conselho Autárquico de Quelimane (Membro Associado da UCCLA), Manuel de Araújo, inaugurou, no dia 30 de dezembro, três importantes pontes que restabelecem a ligação entre o centro da cidade e os bairros urbanos. As novas infraestruturas incluem as pontes sobre os rios Muarua, Ilalane e Namuinho, que haviam sido severamente danificadas pelo ciclone.

Durante o evento, Manuel de Araújo destacou que essas obras são parte de um amplo programa de reconstrução, que também abrange melhoria nas estradas e a recuperação de outras duas pontes localizadas em Inhangome e Ivagalane.

A cerimónia de inauguração foi marcada por uma marcha de saudação aos munícipes, percorrendo várias artérias da cidade e celebrando mais um passo rumo à recuperação total de Quelimane.
 


Mais informações sobre Quelimane inaugura três infraestruturas essenciais para a população

 

Imagem
Quelimane inaugura três infraestruturas essenciais para a população