Inhambane
Inhambane
Moçambique
Imagem
Moçambique
Breve história
Inhambane está localizada na costa ocidental da baía de Inhambane, em frente, na margem oeste desta baía encontra-se Maxixe. Inhambane foi fundada por mercadores suaíles, em 1498, Vasco da Gama aporta, a sua aramada portuguesa, para se abastecer e devido à hospitalidade da população, chamou-lhe “Terra da Boa Gente”. Em 1731 Portugal ocupada Inhambane. O nome da povoação é Ceuine, gerada como porto de escala dos navios portugueses que estavam os intermediários do ouro, marfim e escravos provenientes do Estado de Muenemutapa.
 
Em 1763, ao proceder à construção do Forte de Nossa da Conceição, Inhambane recebe o estatuto de vila e sede de concelho. No entanto, em 1796, a vila foi conquistada pelos franceses. Foi elevada à categoria de cidade a 12 de agosto de 1956. Inhambane constitui, administrativamente, um município com um governo local eleito. Inhambane é a Capital Provincial. 
 
Em homenagem à passagem de Samora Moisés Machel, Presidente da Frente de Libertação da Moçambique (FRELIMO) no ano de 1975, o dia 16 de junho foi, temporariamente, considerado o dia da Cidade de Inhambane. Atualmente, na sequência da deliberação da Assembleia Municipal da Cidade de Inhambane, o dia da cidade é comemorado a 12 de agosto ao invés de 16 de junho.
 
Descrição
Área
192 km2
População
63.867 habitantes
Clima
Tropical, com temperatura média de 24° C
Elementos Institucionais
Adesão à UCCLA
4 de maio de 2018
Aniversário
12 de agosto
Presidente da Câmara Municipal
Benedito Eduardo Guimino
Morada

Bairro Balane 2, Avenida de Liberdade Cidade de Inhambane Moçambique

Telefone
Plataforma Digital

Mais um passo importante para o Albinismo em Moçambique

Com o objetivo de melhorar a visão, aumentar a autonomia, promover a inclusão e elevar a qualidade de vida, uma delegação da associação Kanimambo entregou, em Inhambane, 28 óculos a pessoas com albinismo.

Esta iniciativa surgiu pelo apoio da Polo Lentes e à parceria iniciada em 2021 entre o Rotary Club de Coimbra, o Rotary Club de Montemor-o-Velho e a Kanimambo, e só assim foi possível tornar este sonho realidade.


A Kanimambo - Associação de Apoio ao Albinismo é uma organização não-governamental que apoia a integração social e a qualidade de vida de pessoas com albinismo, especialmente em Moçambique. A associação atua na proteção, educação e angariação de fundos para promover a inserção social e proteger as pessoas com albinismo, com a meta de erradicar o problema.


De realçar que, desde a sua criação, a UCCLA tem apoiado as atividades da Kanimambo.

 

Mais informações sobre Mais um passo importante para o Albinismo em Moçambique


 

Imagem
Mais um passo importante para o Albinismo em Moçambique