Governo Civil da Região de Oio
Governo Civil da Região de Oio
Guiné-Bissau
Imagem
Guiné-Bissau
Breve história
A região do Oio é uma das oito regiões da Guiné-Bissau, com uma superfície de 5 403,4 km2 do território e 215.259 habitantes, o que corresponde a cerca de 14,9% da população do país. 
 
A região é constituída por 803 tabancas (aldeias) e 5 sectores administrativos, nomeadamente: Farim, Mansabá, Mansôa, Bissorã e Nhacra, sendo a primeira a sua capital. Está situada no norte da Guiné-Bissau, limitada a norte pela República do Senegal, a este com Bafatá e a oeste Cacheu. A capital da região fica a 150 km de Bissau, ou seja, a cerca de duas horas de viagem. 
 
É habitada, maioritariamente, por Mandingas e Balantas, na zona norte e na zona oeste respectivamente. No entanto, existem outras etnias, como por exemplo a Fula, essencialmente nos sectores administrativos de Farim, Mansabá e Mansoa. 
 
Relativamente à caracterização da sua população, a região de Oio, a mediana da idade é os 17 anos, mais de 50% da população tem menos de 30 anos. Estes valores justificam-se pelo aumento da densidade de habitantes por km2, que em 1991 registava 28,7 e em 2009 39,8. 84,7% da população de Oio habita no meio rural, sendo que a população residente em centros urbanos registou um decréscimo de 21% em 1991, para 15,3% no ano de 2009.
 
Descrição
Área
5 403,4 Km2
População
215.259 habitantes (2009)
Clima
O clima da região é do tipo sudano-guineense e a precipitação média anual varia entre 1 100 mm e 1 450 mm. De novembro a maio, considera-se estação seca, em que as temperaturas tendem a variar entre 28º C e 40º C. Nos restantes meses do ano, isto é, de junho a outubro, observa-se a estação chuvosa, em que as temperaturas variam entre 28º C e 34º C.
Elementos Institucionais
Adesão à UCCLA
27 de Maio de 2019
Morada

Palácio da Região
Avenida Titina Silva
Farim-Oio
República da Guiné-Bissau

Construção de pavilhão na Escola de Ensino Básico

A primeira pedra para a construção de um pavilhão da Escola do Ensino Básico Unificado do sector de Mansabá, região de Oio (Membro Associado da UCCLA), no norte da Guiné-Bissau, foi lançada no dia 9 de janeiro.

A iniciativa decorre no quadro da criação de mais infraestruturas escolares para as crianças daquela comunidade.

Abu Cissé, administrador do sector de Mansabá manifestou, na ocasião, a sua satisfação quanto a esta iniciativa, solicitando que toda a população esteja unida em torno deste projeto para que o mesmo seja concretizado.

A construção do pavilhão, que deverá acrescentar mais quatro salas de aula, na Escola do Ensino Básico Unificado de Mansabá, tornou-se possível graças à iniciativa dos pais e encarregados da educação dos alunos, em colaboração com a direção da escola e a juventude de diferentes bairros de Mansabá, que contribuíram com oito sacos de cimento.


Mais informações sobre “Construção de pavilhão na Escola de Ensino Básico“ 

 

Imagem
Construção de pavilhão na Escola de Ensino Básico