Angoche
Angoche
Moçambique
Imagem
Moçambique
Breve história
Angoche é uma cidade na Província de Nampula, em Moçambique. Até 1976 esta cidade era designada por António Enes, por este ter sido Comissário Régio para Moçambique.
 
Angoche foi um dos centros socioeconómicos mais importante da região, localizada a 185 Km da capital provincial. Em 1863, a terra foi conquistada aos Portugueses pelo Sultão Mussa, apoiado pelos traficantes de escravos, na apelidada guerra santa Jihad.
 
Com a proclamação da Independência Nacional, em fevereiro de 1976, a cidade de António Enes passa a ter a sua designação atual, de Angoche. Em 1997 a cidade é elevada à categoria de Município de Cidade, ao abrigo da Lei 10/97 de 31 de maio.
 
A principal actividade de Angoche é a agricultura. A população é maioritariamente muçulmana e o seu idioma é o Emakuwa. A grande atracção da cidade é a Praia Nova, que possui uma extensão de areal de 40km. Outros atractivos locais, a mencionar, são o Cemitério Municipal, o Campo do Sultão Hassane Yossufo, o Edifício da Cadeia Civil, o farol de Sangaje e a Igreja Luís de Gonzaga de Malatane.
Descrição
Área
2986 km2
População
103.769 habitantes
Clima
A temperatura varia entre os 21 °C e 32 °C
Elementos Institucionais
Adesão à UCCLA
4 de maio de 2018
Presidente da Câmara Municipal
Dalila Abdul Raimo Ussene

Angoche ajuda população com necessidades especiais

O Conselho Municipal da Cidade de Angoche (Membro Associado da UCCLA), em Moçambique, em parceria com a Associação Visão Islâmica de Moçambique, procedeu, nos dias 4 e 5 de agosto, à distribuição de 28 meios de locomoção para pessoas com mobilidade reduzida e mais de 1000 kits de produtos alimentares e vestuário, para apoio humanitário nos 5 postos administrativos municipais de Angoche.

A doação enquadra-se no cumprimento das atividades de responsabilidade social e representa um gesto de solidariedade com os munícipes que necessitam de melhorar as suas condições de vida.

Feizal Sidate, representante da Associação Visão Islâmica de Moçambique, referiu que o gesto deve ser encarado como o início de um novo ciclo para os beneficiários, devendo para o efeito, valorizar o esforço empreendido sem ter em conta as quantidades.

Dalila Abdul Raimo Ussene, presidente do Conselho Municipal de Angoche, adiantou que as parcerias são necessárias para o desenvolvimento de cada autarquia, contudo pediu aos beneficiários o bom uso dos meios agora entregues de modo a resolver a situação de vulnerabilidade imposta pelas necessidades especiais.

 

Mais informações sobre Angoche ajuda população com necessidades especiais
 

 

 

Imagem
Angoche ajuda população com necessidades especiais