Plano de Valorização e Reabilitação das Linhas de Água do Município do Porto/PVRLA.
Em 2020, a Águas e Energia do Porto, EM, em parceria com o Município do Porto, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a Agência Portuguesa do Ambiente, apresentou uma candidatura ao programa de financiamento EEA Grants 2014-2021 com o objetivo de desenvolver o Plano de Valorização e Reabilitação das Linhas de Água do Município do Porto (PVRLA).
Assim, sob a supervisão do operador do Programa, a Secretaria Geral do Ambiente e da Ação Climática (SGMAAC), foram selecionados um conjunto de projetos que visam contribuir para a execução do objetivo n.º 3 do referido Programa: “Aumentar a resiliência e a capacidade de resposta às alterações climáticas em áreas específicas.” e para o Output 3.1 do Programa, “Adaptação às alterações climáticas a nível local reforçada”. O PVRLA foi um dos projetos selecionados entre as várias candidaturas.
O PVRLA tem como objetivo principal promover a proteção e valorização dos rios e ribeiras da cidade do Porto com vista a uma melhor adaptação aos efeitos das alterações climáticas e à diminuição da vulnerabilidade do território, constituindo uma medida de adaptação local alinhada com a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC) do Município do Porto.
O PVRLA tem um papel fundamental na procura do equilíbrio entre as soluções "verdes" (fornecidas pela natureza) e as "cinza", bem como no envolvimento da população na proteção e valorização destes recursos. A elaboração deste Plano reveste-se, assim, da maior importância para a identificação e priorização de medidas e investimentos que minimizem a vulnerabilidade do Município do Porto, e dos seus recursos hídricos em particular, às alterações climáticas.
Um dos projetos concretizados no âmbito do PVRLA foi o Parque Central da Asprela, com seis hectares de paisagem cuidadosamente arquitetada, com espelhos de água, 900 elementos arbóreos plantados, mais de 700 elementos arbóreos preservados, ribeiras e mais de dois quilómetros de percursos pedonais e cicláveis acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida.
ODS 11, 13 e 14
Mais informações:
https://pvrla.aguasdoporto.pt/pt/
https://pvrla.aguasdoporto.pt/pt/noticias/parque-central-da-asprela-abre-se-a-cidade-com-mais-seis-hectares-de-espaco-verde-2022-03-22/
Contatos:
Joana Teixeira
Coordenadora da Unidade de Gestão de Recursos Hídricos e Ambientais
Águas e Energia do Porto, EM
Joana.teixeira@aguasdoporto.pt
Isabel Mesquita
Responsável Área Praias
Águas e Energia do Porto, EM
Isabel.mesquita@aguasdoporto.pt