Ulisses Correia e Silva
Presidente da Comissão Executiva (2013-2015)

Ulisses Correia e Silva

José Ulisses de Pina Correia e Silva nasceu a 4 de Junho de 1962 na Cidade da Praia. É casado e pai de dois filhos. Estudou no histórico Liceu Domingos Ramos da Praia e é licenciado em Organização e Gestão de Empresas, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, em 1988.
Ulisses Correia e Silva tem uma vasta experiência no sector bancário onde desempenhou cargos importantes entre 1989 e 1994. A sua grande capacidade técnica e de gestão rigorosa levou-o a desempenhar, com sucesso funções, de chefia como Diretor do Departamento de Administração do Banco de Cabo Verde.
Ulisses Correia e Silva tem também uma significativa experiência em funções governativas nas áreas de finanças públicas e de reformas económicas e financeiras. Foi secretário de Estado das Finanças entre 1995 e 1998 e Ministro das Finanças entre 1999 e 200. Foi no período em que esteve como Ministro das Finanças que o escudo cabo-verdiano passou a estar ligado ao euro, acontecimento marcante e estruturante da economia cabo-verdiana. Foi no período em que esteve no Governo que Cabo Verde realizou importantes reformas económicas com fortes impactos no crescimento económico e na criação de emprego.
Ulisses Correia e Silva foi eleito Deputado Nacional e posteriormente Líder do Grupo Parlamentar do MpD, função que exerceu por dois anos de Março 2006 a Março 2008 ao mesmo tempo que assumia também a função de Vice-Presidente do MpD.
A par da intensa participação política, Ulisses Correia e Silva exerceu atividades de docência na Universidade Jean Piaget na Cidade da Praia entre 2002 e 2007 lecionando disciplinas de Gestão Orçamental, Estratégia Empresarial e Economia de Empresa.
Foi eleito por duas vezes ao mandato como Presidente da Câmara Municipal da Praia, de Junho de 2008 a Janeiro de 2016.
É o Presidente do MpD – Movimento para a Democracia desde Junho de 2013, foi Presidente da Comissão Executiva da UCCLA e é Presidente da IDC – África desde Novembro de 2014.